SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DESENVOLVE IMPORTANTE TRABALHO EM PROL DA CONSERVAÇÃO DO BIOMA CAATINGA

A Trilha Ecológica Canto do Sabiá (TECS), compreende uma vereda  de aproximadamente 500 metros em meio à Caatinga, outrora usada por antigos moradores, localizada numa área de preservação situada nas terras hoje pertencentes aos assentados do Assentamento Seridó.

Oficialmente a trilha foi criada em junho de 2009, numa parceria entre a prefeitura municipal de São José do Seridó e a Associação dos Assentados. Idealizada pelo Professor MestreJosimar Araújo de Medeiros,  entre os objetivos do projeto, está a realização de aulas de Educação Ambiental, com vistas contribuir na compreensão das propriedades socioambientais e socioeconômicas do bioma Caatinga, principalmente por parte da população do Semiárido, além da criação no entorno da trilha de um refúgio com plantas desse bioma que já são pouco conhecidas em função da própria ação humana, contribuindo com a formação um banco vivo de sementes da caatinga que possa ser difundido para outras áreas.

O local, ao longo de oito anos de criação, tem recebido a visita de centenas de estudantes do ensino fundamental e médio. Também vem sendo usado para realização de pesquisas por parte de estudantes de graduação. Ao longo do trajeto a trilha atravessa uma área com o processo de desertificação a vista, com áreas já sem cobertura vegetal permanente e outra com vegetação bastante fechada. Jurema preta, pereiro, catingueira, xiquexique, coroa-de-frade, palmatória, umburana, velame, marmeleiro, estão entre as plantas encontradas no local. A faveleira e o pau d’arco foram introduzidas através de plantio.

Nas imagens podemos observar alunos do ensino médio, plantando mudas e crianças visitando o local nesse 31 de maio de 2017.

Na próxima semana, quando se comemora o dia mundial do meio ambiente, dia 05 de junho, o Professor Josimar Araújo, que também é responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estará realizando juntamente com outras pastas, ações para lembrar a data.

O município de São José do Seridó de Seridó, sempre tendo um bom exemplo para outros municípios da região. Parabéns Professor Josimar Araújo e todos que apoiam seus projetos.