CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E RECURSOS HÍDRICOS - SEMAPE GESTÃO MUNICIPAL ADQUIRE DOIS POÇOS EM PARCERIA COM A SEMARH PARA APRIMORAR O ABASTECIMENTO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A escassez de água devido à falta de chuvas tem sido uma preocupação constante para os gestores, destacando-se especialmente na região semiárida do Seridó Potiguar. A cidade de São José do Seridó é um desses municípios que enfrenta a precariedade no abastecimento.

A gestão municipal, sob a liderança do prefeito Jackson Dantas, em resposta às dificuldades enfrentadas, apresentou uma reivindicação à SEMARH/RN (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), solicitando a locação, perfuração e instalação de dois poços para reforçar o abastecimento do município.

Os trabalhos de instalação dos poços foram iniciados na manhã desta quarta-feira, 6, e estão a cargo da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN). Os poços em questão serão implantados no Sítio Mesquita, próximo a um poço já existente, nas margens da RN-288. O segundo será instalado nas proximidades do ginásio de esportes, também às margens da RN-288.

Ambos os poços terão uma vazão de 5 mil litros por hora. A previsão é que a conclusão da obra, que incluirá a instalação de tubulações, serviços elétricos, bem como a construção de abrigos, ocorra em até quatro semanas.

#MeioAmbiente 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DEBATERÁ A “POLUIÇÃO PLÁSTICA” DURANTE SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O município de São José do Seridó realizará, entre os dias 12 e 16 de junho, sua Semana do Meio Ambiente. O evento é uma realização das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMURB), e de Educação e Cultura (SEMEC).

"Nosso objetivo é que o público alcançado por nossas ações reflita sobre a importância de se ter uma vida em harmonia com a natureza", destacou Dirceu Soares, secretário titular da SEMURB, apontando que este ano o tema central da Semana do Meio Ambiente é a poluição plástica, um problema que afeta o meio ambiente em todo o mundo.

Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, a programação ao longo da semana contará com audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, plantio de árvores, apresentação de projetos de pesquisa, gincana, visita ao Centro de Produção de Mudas Xique-xique, atividades lúdicas e exposição de brinquedos produzidos com materiais recicláveis.

PROGRAMAÇÃO

•DATA: 12/06 (SEGUNDA-FEIRA)

ATIVIDADE: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

TURNO: NOTURNO

PUBLICO-ALVO: COMUNIDADE EM GERAL

•DIA 13/06 (TERCA-FEIRA)

ATIVIDADE: PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS NO ESPAÇO DO ESTACIONAMENTO INTERNO DO CEMEI

TURNO: MATUTINO

PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO CEMEI

ATIVIDADE: APRESENTACÃO DE PROJETOS DE PESQUISA APLICADA NA ESCOLA RAIMUNDO SILVINO DA COSTA

TURNO: MATUTINO

PUBLICO-ALVO: COMUNIDADE EM GERAL

ATIVIDADE: APRESENTACÃO DE PROJETOS DE PESQUISA APLICADA NA ESCOLA JESUÍNO AZEVEDO

TURNO: NOTURNO

PÚBLICO-ALVO: COMUNIDADE EM GERAL

•DIA 14/06 (QUARTA-FEIRA›

ATIVIDADE: GINCANA COM ALUNOS DO 6° AO 9° ANOS DA ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS

TURNO: MATUTINO

PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DA ESCOLA RAUL

•DIA 15/06 (QUINTA-FEIRA)

ATIVIDADE: VISITA AO CENTRO DE PRODUCÃO DE MUDAS XIQUE-XIQUE

TURNO: MATUTINO

PUBLICO-ALVO: ALUNOS DA UNIDADE DE ENSINO JOSE CIRILO ALVES

•DIA 16/06 (SEXTA-FEIRA)

ATIVIDADE: ATIVIDADE LÚDICA E EXPOSIÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECICLADOS

TURNO: MATUTINO E VESPERTINO

PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DA ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS

#MeioAmbiente 12/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB GINCANA “RN + LIMPO” RECOLHE 550 KG DE LIXO ELETRÔNICO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Em parceria com as escolas das redes municipal e estadual de São José do Seridó, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) recolheu, na última sexta-feira (9), dentro da Gincana "RN+ Limpo", 550 KG de resíduos eletrônicos.

De acordo com o titular da SEMURB, Dirceu Soares, a Gincana foi uma iniciativa realizada através de parceria com o IDEMA, Natal Reciclagem e Circular Brain. Ainda de acordo com o secretário, a ideia é que a partir de 2023 sejam implantados pontos de coletas de resíduos eletrônicos e pilhas em São José do Seridó.

"Conseguimos mobilizar escolas, incentivar nossos alunos a participarem da Gincana "RN+ Limpo" e conscientizar a importância de se destinar o lixo eletrônico para o local adequado", pontuou o secretário municipal de meio ambiente e urbanismo.

#MeioAmbiente 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZARÁ SEMANA LIXO ZERO

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), realizará, na próxima quinta (10) e sexta-feira (11), ações na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas e na Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa voltadas à preservação do meio ambiente. A ação, intitulada Semana Lixo Zero, é um convite à sociedade refletir sobre o consumo e a responsabilidade pelo descarte adequado de resíduos sólidos.

Para o titular da SEMURB, Dirceu Soares, a Semana Lixo Zero tem o objetivo de mobilizar, provocar novas atitudes e promover a diminuição de resíduos nos diversos segmentos da sociedade. "O lixo precisa ser descartado de uma forma correta e é preciso que o poder público trabalhe para conscientizar a população. A partir do momento em que houver um comprometimento geral, vamos conseguir viver em harmonia com o meio ambiente", disse.

Ainda de acordo com o secretário, a Semana Lixo Zero é realizada desde 2017 e já acontece em mais de 100 cidades simultaneamente, criando uma semana nacional de discussão, mobilização e empoderamento do meio ambiente. "Na ocasião, também daremos início às nossas atividades referentes a Gincana do RN + Limpo e lançaremos nosso projeto Adote uma Árvore", destacou.

PROGRAMAÇÃO

10/11

•07h30 e 16h - Coleta de resíduos eletroeletrônicos na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas;

•09h40 e 14h - Coleta de resíduos eletroeletrônicos na Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa;

OBS: Realização da Gincana do RN + Limpo durante as ações nas Escolas;

11/11

•09h - Roda de conversa no Sindicato dos Trabalhadores Rurais;

•12h - Lançamento do projeto Adote uma Árvore na rádio Bonita FM;

#MeioAmbiente 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB REPRESENTANTES DA GESTÃO MUNICIPAL PARTICIPAM DE CONFERÊNCIA QUE DISCUTIU A COLETA SELETIVA

O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do Município de São José do Seridó- RN, o Engenheiro Dirceu Soares e as advogadas Tanise de Medeiros e Bruna Lucena (Assessoras Jurídicas do Município), estiveram na última quinta-feira (1), no Centro Pastoral Dom Wagner em Caicó participando da Conferência Regional da parceria Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Cáritas.

Diversos prefeitos das cidades que fazem parte do consórcio e equipe técnicas de seus referidos municípios estiveram participando para discutir temas relacionados a implantação da coleta seletiva.

Representando a Cáritas esteve o geógrafo Inácio Libânio e representando o consórcio de resíduos, a assessora jurídica Tatiana Dantas.

Um ponto alto da Conferência foi a exposição feita pelos representantes dos municípios que já executam a atividade de Coleta Seletiva.

"Dar início a Coleta Seletiva em nosso município é um desejo da atual da gestão. Estamos sempre atentos a esses debates e nos atualizando para, em breve, implementar o projeto em nosso município." Disse Dirceu Soares, Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente.

''A Cáritas e o Consórcio já fazem um trabalho junto aos municípios para ver a realidade de cada um: aterro, catadores, galpão. Ao final do encontro foi entregue um relatório da situação dos municípios e o Projeto para implementar a Coleta Seletiva. 'Informou Dirceu Soares.

#MeioAmbiente 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB SÃO JOSÉ DO SERIDÓ VIVENCIARÁ SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A cidade de São José do Seridó realizará, entre 6 e 10, sua Semana do Meio Ambiente. O evento é uma realização das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMURB), e de Educação e Cultura (SEMEC).

"Nosso objetivo é fazer com que o público alcançado por nossas ações, nessa semana, reflitam sobre a importância de cada um fazer a sua parte para ter uma vida em harmonia com a natureza", destacou Dirceu Soares, secretário titular da SEMURB.

Ainda de acordo com o secretário, as ações desenvolvidas nessa semana serão o ponta pé inicial para o processo de Educação Ambiental que será desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, e de Educação e Cultura.

PROGRAMAÇÃO

06/06:

Atividade: Participação no Jornal 87 - Abertura oficial da Semana de Meio Ambiente (Rádio Bonita FM)

Turno: vespertino

Público envolvido: SEMURB e SEMEC

Atividade: Palestra (A Coleta Seletiva do Lixo)

Turno: matutino/ vespertino

Público envolvido: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

Atividade: Concurso fotográfico "Meio ambiente sob o seu olhar" (ação extensiva a toda a semana)

Turno: noturno

Público envolvido: alunos da Escola Estadual Jesuíno Azevedo

Atividade: Exibição de documentário sobre o meio ambiente durante o intervalo das aulas (ação extensiva a toda a semana)

Turno: noturno

Público envolvido: alunos da Escola Estadual Jesuíno Azevedo

07/06:

Atividade: Visita ao aterro controlado

Turno: matutino/vespertino

Público envolvido: 9ºs anos da Escola Raul

Atividade: Visita à Trilha Ecológica Canto do Sabiá

Turno: matutino

Público envolvido: alunos da Escola Estadual Prof. Raimundo Silvino da Costa

08/06:

Atividade: Cultivo de hortaliças

Turno: matutino

Público envolvido: Unidade de Ensino José Cirilo Alves

Atividade: Visita à Trilha Ecológica Canto do Sabiá

Turno: matutino

Público envolvido: 7º ano 1 da Escola Raul

Atividade: Distribuição de Mudas, Ecoponto de descarte de pilhas e material reciclável, em frente ao Mercado Público

Turno: matutino

Público envolvido: IDEMA, SEMURB, alunos dos 9ºs anos da Escola Raul

09/06:

Atividade: Visita à Trilha Ecológica Canto do Sabiá

Turno: matutino

Público envolvido: 7º ano 2 da Escola Raul

Atividade: visita ao Centro de Produção de Mudas Xique-xique

Turno: matutino/vespertino

Público envolvido: 4ºs anos da Escola Raul

10/06:

Atividade: Palestra (Segurança Alimentar)

Turno: matutino

Público envolvido: Unidade de Ensino José Cirilo Alves

Atividade: Cultivo de hortaliças e jardinagem

Turno: matutino

Público envolvido: alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas

Atividade: Palestra (A Coleta Seletiva do Lixo)

Turno: noturno

Público envolvido: alunos da Escola Estadual Jesuíno Azevedo

#MeioAmbiente 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB COMITÊ MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ EM FORMAÇÃO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Na tarde desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), aconteceu reunião com representantes do Idema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Defesa Civil e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

"Debatemos a formação continuada para tornar nossas escolas mais sustentáveis e a necessidade de viabilização do Comitê Municipal de Educação Ambiental", apontou o titular da SEMURB, Dirceu Soares.

Participaram do encontro Fabiana Josiane, Ana Lygia, Régis Estevam Gentil e Romário Gomes, representando a SEMEC; Joel Dantas e Pércia Cirne, representando a Defesa Civil; e o secretário Dirceu Soares e Edno Silva. Representando o Idema estiveram as pedagogas Lucila Freire e Laudecy Ferreira.

"A formação do Comitê Municipal, através de portaria, será o primeiro passo. Em seguida, serão formados comitês escolares para que sejam desenvolvidas ações de educação ambiental nas escolas", frisou o secretário Dirceu Soares, adiantando que a coordenação do Comitê ficará a cargo de Romário Gomes.

#MeioAmbiente 20/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB CAMPANHA ''DÊ UMA FORÇA PRA GENTE: JOGUE O LIXO NO LIXO!'' É DESTAQUE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
#MeioAmbiente 06/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB Gestão Municipal adquire 50 tambores de polietileno para reforçar coleta de lixo urbano e rural

Atendendo pleitos da população e dos profissionais da limpeza pública, a gestão municipal de São José do Seridó, através da Semurb (Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente) e da Semopit (Secretaria Municipal Obras Públicas, Infraestrutura e Transportes), adquiriu 50 tambores de polietileno para reforçar a coleta do lixo urbano e rural.

"Ao todo a zona urbana do município já possui 349 tambores e a zona rural 33, divididos entre as comunidades Badaruco e Caatinga Grande", frisou Dirceu Soares, titular da Semurb, afirmando que os novos tambores aumentarão a capacidade de armazenamento de lixo em locais onde já existe a necessidade de ampliação.

De acordo com Kleber Costa, gestor da Semopit, a gestão municipal iniciou nesta segunda-feira (5) a distribuição dos tambores e os locais contemplados foram escolhidos em virtude da necessidade comprovada, atendendo pleitos da população e seguindo a orientação dos profissionais de limpeza pública.

Ainda de acordo com os titulares da Semurb e Semopit, além da ampliação do número de tambores a gestão também realizará a substituição dos equipamentos danificados pela ação do tempo e pela população.

#MeioAmbiente 15/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB Governo Municipal lança Projeto Adote Uma Árvore e espera contar com apoio da população local para sucesso da iniciativa

A Prefeitura de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), lançou, nesta quarta-feira (14), durante o Jornal 87, na rádio Bonita FM, o Projeto Adote uma Árvore.

"O Projeto Adote uma Árvore tem o objetivo de expandir a arborização urbana, em São José do Seridó, através de parceria firmada entre população local e Governo Municipal", destacou o titular da Semurb, o engenheiro Dirceu Soares.

Ainda de acordo com o secretário, a medida vem em momento oportuno uma vez que a pauta ambiental é tema prioritário na atual gestão.

"Nosso Projeto busca tornar São José do Seridó uma cidade mais verde e com mais qualidade de vida. Nosso projeto foi bastante debatido com o professor, geógrafo e ambientalista, Josimar Araújo e contará com seu apoio, através do Centro de Produção de Mudas Xique-xique, que nos fornecerá árvores nativas para serem trabalhadas dentro de nossa iniciativa", frisou Dirceu.

PASSO A PASSO

O interessado em participar do Projeto Adote uma Árvore faz seu cadastro na sede SEMURB, localizada na Prefeitura Municipal de São José do Seridó, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 13h. Após a escolha da espécie, a SEMURB realizará o plantio da árvore em até 15 dias.

"O cidadão deve se comprometer em cuidar da árvore, seja na frente de sua residência ou nos canteiros dos logradouros públicos, até que ela tenha condições de sobreviver sozinha", alertou Dirceu Soares.

Ainda de acordo com o titular da SEMURB, o grande desafio do momento é a conscientização socioambiental da população, pois São José do Seridó está localizada em uma região quente e em processo de desertificação.

#MeioAmbiente 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB SEMURB INSERE NOVAS ÁRVORES NA TRAVESSIA URBANA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), em parceria com o professor, geógrafo e ambientalista, Josimar Araújo, realizou, nesta terça-feira (30), o plantio de 18 mudas de caibreiras entre os pórticos da cidade. A ação faz parte da política de arborização pública da atual Gestão Municipal.

"Estamos aproveitando o período chuvoso pra alcançarmos algumas metas que propomos, ano passado, em nosso Plano de Metas, durante o processo eleitoral. Nesse sentido, inserimos hoje, no meio ambiente, novas caibreiras. A SEMURB, na pessoa de seu titular, Dirceu Soares, está fazendo grande trabalho em parceria com Josimar Araújo.

Ainda segundo o prefeito municipal, em um futuro próximo, São José do Seridó terá suas entradas 100% arborizadas.

#MeioAmbiente 25/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB Parceria entre Prefeitura e professor Josimar Araújo restaura áreas em processo de desertificação em São José do Seridó

Buscando restaurar áreas degradadas da zona rural do município, a Prefeitura de São José do Seridó, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e de Obras Públicas, Infraestrutura e Trânsito (SEMOPIT), em parceria com o professor Josimar Araújo, realizaram o plantio de 250 mudas de faveleira nas comunidades Morrinhos, Riacho do Roçado, São Paulo e São Francisco.

As árvores são oriundas do Centro de Produção de Mudas Xique-xique, localizado na Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa, e foram inseridas no meio ambiente através do projeto "Restauração de Áreas Degradadas com o Plantio da Faveleira", de autoria do professor Josimar Araújo, que desde 1.999 desenvolve pesquisas com a espécie.

"Esta ação é de extrema importância para nosso meio ambiente, uma vez que nosso município já apresenta áreas em avançado grau de degradação, que estão em processo de desertificação. A parceria com professor Josimar sempre foi de fundamental importância para a conservação de nossa Caatinga e de nosso meio ambiente", destacou o titular da SEMURB, o engenheiro Dirceu Soares.

XIQUE-XIQUE

O Centro de Produção de Mudas Xique-xique é uma iniciativa do Poder Executivo Municipal de São José do Seridó e foi instalado no ano de 2010. Na época, o professor Josimar Araújo, geógrafo e mestre em engenharia sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respondia pela titularidade da SEMOPIT.

Entre janeiro e março de 2021 já foram produzidas mais de 1.100 mudas no Centro de Produção de Mudas Xique-xique. Sua capacidade anual é de cerca de 4.000 mudas.

#MeioAmbiente 22/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE - SEMURB Titular da SEMURB debate educação ambiental no IDEMA e com profissionais da educação do município

Buscando viabilizar melhorias para o meio ambiente em São José do Seridó, na última sexta-feira (19), o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), Dirceu Soares, participou de audiência no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), em Natal.

Na oportunidade, o gestor da pasta debateu com a titular da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) do Idema, Iracy Wanderley e com a pedagoga, Denise Acioly, sobre o Programa de Educação Ambiental do Instituto. Na ocasião também foi ventilada a construção de uma agenda de trabalho em conjunto, entre Idema e SEMURB, voltada para São José do Seridó.

Outra importante pauta visando a construção de uma agenda de educação ambiental, em São José do Seridó, aconteceu, nesta segunda-feira (22), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).

"Na manhã de hoje repassamos ao corpo técnico da SEMEC e de nossas instituições de ensino, os pontos debatidos na última sexta-feira, no Idema. Algumas ideias surgiram. Vamos realizar outros encontros entre SEMEC e SEMURB para amadurecer algumas ideias e, posteriormente, colocar em prática os frutos desta parceria visando o fortalecimento da causa ambiental em nosso município", destacou Dirceu Soares.

Participaram do encontro conjunto entre SEMEC e SEMURB: a titular, a coordenadora geral da SEMEC e o coordenador de cultura da pasta, respectivamente, Juliana Andréa, Enilma Medeiros e Xaulin Dantas; a diretora e coordenadora escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas, respectivamente, Fabiana Souza e Maciana Araújo; a vice-diretora da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, Perla Meire; o diretor da Escola Estadual Jesuíno Azevedo, José Roberto; e a nutricionista Salma Bulhões.

#MeioAmbiente 25/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS - SEAGEP Conclusão do Curso de Agentes Ambientais Aconteceu sábado 20/12/14, o último modulo do curso de criação e capacitação de agentes comunitários ambientais, o encerramento das atividades práticas teve como objetivo uma aula de campo onde os participantes conheceram "in loco" aspectos históricos, culturais, socioeconômicos e ambientais dessa municipalidade, foram visitados os seguintes lugares:



Centro de produção de mudas xique-xique;

Associação de águas e comunicações;

Aterro Controlado;

Poço da Bonita;

Rio São José;

Sistema Agroflorestal;

Projeto Pais no sítio São Paulo;

Psicultura na Caatinga Grande;

Trilha ecológica canto do sabiá.



Considerando a educação ambiental uma ação multidisciplinar, o curso procura aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos participantes, assim como subsidia-los com fundamentação teórica e prática a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.

Sobre a participação de cada um no curso, ficou claro que o aluno que participou efetivamente de todas as modalidades pôde aprender conceitos básicos de impactos ambientais; definição e estudo de impacto ambiental; A importância de preservar a Água; O lugar à luz de Milton Santos amparado pela fotografia; Impactos Ambientais na Caatinga; Recuperação de áreas degradadas com o uso da faveleira; Consumo e Consumismo; Matas ciliares: Importância de sua conservação; Reciclagem; Resíduos Sólidos; Coleta Seletiva; Educação Ambiental; Meio Ambiente: Sua atitude faz toda a diferença. Aliado a todas essas etapas finalizamos com uma aula de campo onde o aluno aprendeu na prática sobre cada ponto estudado.

Depoimento de uma aluna do curso

O curso AGENTES AMBIENTAIS foi muito proveitoso para mim, creio também ,que para todos os participantes. Esse curso foi um período de aprendizado que vou levar para o resto da vida ,principalmente quando se trata de MEIO AMBIENTE ,uma coisa muito delicada ,e que é a base de tudo que existe ao nosso redor.
Cada professor falava de um tema diferente ,e falava de uma certa maneira ,que fazia qualquer pessoa que não tivesse uma mente ecológica ,se sentir no dever de preservar o meio ambiente .
O tema mais debatido ao longo desse curso ,foi sobre a ÁGUA ,um líquido comum em todas as nossas casas ,e o curso nos mostrou que hoje em dia ela se tornou um bem precioso ,um bem que precisamos cuidar e preservar para sempre termos ele.
Enfim ,conhecemos muitas pessoas ,fizemos várias amizades ,rimos bastante ,e o principal ,aprendemos uma coisa muito importante que em todas as palestras foi citado: PENSAR GLOBALMENTE,AGIR LOCALMENTE. (Maria Eduarda Sousa de Medeiros)

Depoimento do Coordeandor sobre o curso

Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Através da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao meio ambiente, do qual nossa vida e bem-estar dependem. Por outro lado, através do maior conhecimento e de ações mais sábias, podemos conquistar uma vida melhor para nós e para a posteridade, com um meio ambiente em sintonia com as necessidades e esperanças humanas. Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade. (Igsson Rauan)

Como o curso teve um ótimo aproveitamento e superou nossas metas, desde já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica que próximo ano haverá novas turmas. O curso de capacitação de agentes comunitário ambientais é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Seridó e Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa.
www.saojosedoserido.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 09:21:00