CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 28/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REUNIÃO NA SEMEC DISCUTIU PONTOS IMPORTANTES NO INCENTIVO A CULTURA ATRAVÉS DE LEIS FEDERAIS

Com a presença de Giuzélio Lobato, assessor das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, foi realizado um encontro na sede da SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura) com a participação da Secretária de Educação, Juliana Andréa, do presidente da ACCAS (Associação Cultural e Comunitária de São José do Seridó), Fernando Luiz, do coordenador de cultura, Xaulim Dantas, do chefe do setor de comunicação do município de São José do Seridó, Carlos Felipe, e de Melquides Medeiros, coordenador de Juventude. O objetivo do encontro foi discutir pontos importantes relativos ao incentivo à cultura por meio das leis federais Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Entre os temas abordados, destacou-se a prestação de contas da Lei Paulo Gustavo, que foi objeto de debate. Na ocasião, foi informado que a cidade de São José do Seridó já antecipou a prestação de contas, mesmo com o prazo estabelecido para o próximo ano.

O presidente da ACCAS, Maestro Fernando Luiz, ressaltou que o PNAB (Aldir Blanc) é um projeto de alcance para todas as categorias artísticas e culturais, abrangendo música, teatro, dança, artesanato, músicos, escritores, poetas e toda a classe artística.

"Fica o alerta para os artistas beneficiados pela Lei Paulo Gustavo: é importante garantir que sua prestação de contas esteja em ordem para participar deste novo edital", destacou Fernando.

#Educação 22/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC CRIANÇAS DO PRÉ 2 DO CMEI REALIZAM AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DENGUE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

As arboviroses têm sido uma preocupação nos setores da saúde pública, tanto nas esferas federal, estadual quanto municipal. Neste contexto, têm sido desenvolvidas ações voltadas para a educação e prevenção, visando evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika (Aedes aegypti).

No Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) de São José do Seridó, uma ação planejada pelas professoras da pré-escola, turma pré-2, do turno matutino, foi realizada nesta sexta-feira, dia 22, com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados relacionados à dengue.

De acordo com Fabiana Josiane, diretora do CMEI Maria de Medeiros Dantas, foi solicitada a colaboração dos agentes de endemia para acompanhar essa atividade com as crianças pelas ruas da cidade.

Durante o evento, foi feita a distribuição de uma revista ilustrada contendo informações sobre os cuidados, prevenção e as doenças causadas pelo mosquito.

Além disso, os participantes da ação visitaram prédios públicos, como o prédio da prefeitura municipal, onde as crianças puderam conhecer as diferentes repartições instaladas no Centro Administrativo e transmitir sua mensagem de cuidado e prevenção contra a dengue.

#Educação 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL PARABENIZA JOVENS APROVADOS NO SISU

A educação é o ponto base na formação do cidadão,neste contexto a gestão municipal de São José do Seridó tem o orgulho e a alegria de está mais uma vez parabenizando a jovens do municipio, seja de escolas públicas ou de outros seguimentos, o sentimento é de alegria e sobretudo de satisfação em ver nossos jovens estudantes bem sucedidos no empreendimento educação.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular próprio da instituição. O processo seletivo do Sisu é totalmente automatizado e utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos.

Entrar para uma instituição federal de ensino é muito mais que uma conquista, mas o desejo de entrar na luta para ter acesso a uma educação de qualidade, ofertada em todo o Brasil, por meio de grandes investimentos em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Essa conquista, claro, é uma vitória para cada adolescente que finaliza o ensino fundamental, mas coletiva também, pois representa um conjunto de esforços da sua família que são presentes e os apoiaram no dia a dia em seus lares, dos seus mestres desde a infância até estes últimos que foram verdadeiros orientadores em seus caminhos.

Vitória também da educação pública e dos esforços do poder público em melhorar a qualidade dessa política pública essencial para toda comunidade do planeta. A educação é e será para sempre o principal caminho para o sucesso!

A gestão municipal de São José do Seridó parabeniza aos jovens recém classificados em seleção do SISU.Dos nomes citados apenas Felipe Gabriel e Erica Layanne não foram através do SISU, segundo informou o professor Carlos Jorge (Diretor da Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa,mas, todos são alunos de escola pública.

Maria Isabel ( Direito/UFRN)

Vivaldo Silvino (História /UFRN)

Alejandro (História/UFRN)

Èrica Layanne (Pscologia/FCST)

Felipe Gabriel (Fisioterapia /UNIGRANDE)

Mainara Fabricia (Direito/UFRN)

Leilane- (Educação Física/UNIGRANDE)

Ingridy (Pedagogia/UNIGRANDE)

Todos esses alunos são de escola publica. Eles são concluintes da Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa (EERSC) em São José do Seridó-RN.

#Festa 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DIVULGA AS ATRAÇÕES DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ 2024

A população do Bairro Nova Bonita se prepara para vivenciar a maior festa da padroeira, Nossa Senhora da Luz, de todos os tempos. As festividades alusivas acontecerão de 31 de Janeiro de 2024 a 4 de Fevereiro, com shows artísticos gratuitos a partir das 23 horas e diversas programações.

Na sexta-feira (2), as atrações serão Manu Arrocharme e Hugo e Heitor. Já no sábado (3), os shows ficarão por conta de Rodolfo Lopes e Giannini Alencar. Realização da prefeitura municipal de São José do Seridó-RN.

"É uma alegria para nós apresentar a toda comunidade urbana e rural de São José do Seridó e de toda a região a programação oficial das bandas que estarão se apresentando nas festividades alusivas a Nossa Senhora da Luz, padroeira do bairro Nova Bonita", disse Jackson Dantas, acrescentando que "apoiar as festas populares, especialmente dos padroeiros e padroeiras da Nossa Zona Rural e também do bairro Nova Bonita, nos enche de satisfação, pois além de proporcionar diversão e entretenimento, fomenta a economia e mantém viva a chama da fé, devoção e, sobretudo, da alegria e confraternização. Fortalecer valores históricos e espirituais que unem a comunidade local durante os festejos é fundamental."

#Educação 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ PARABENIZA Á 13 JOVENS APROVADOS EM CURSOS TÉCNICOS PARA O IFRN

O início do ano é sempre tempo de recomeços, surpresas, chegadas, êxitos e vitórias. Em muitos lares são-josé-seridoenses, este último domingo foi dia de viver tudo isso, com a intensidade de quem se dedicou os últimos anos de estudo e dedicação.

Entrar para uma instituição federal de ensino é muito mais que uma conquista, mas o desejo de entrar na luta para ter acesso a uma educação de qualidade, ofertada em todo o Brasil, por meio de grandes investimentos em Ensino, Pesquisa e Extensão.

Essa conquista, claro, é uma vitória para cada adolescente que finaliza o ensino fundamental, mas coletiva também, pois representa um conjunto de esforços da sua família que são presentes e os apoiaram no dia a dia em seus lares, dos seus mestres desde a infância até estes últimos que foram verdadeiros orientadores em seus caminhos.

Vitória também da educação pública e dos esforços do poder público em melhorar a qualidade dessa política pública essencial para toda comunidade do planeta. A educação é e será para sempre o principal caminho para o sucesso!

Parabéns para os 13 meninos e meninas que lograram êxito nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFRN, sendo eles os cursos de Informática, Eletrotécnica, Vestuário e Têxtil.

Sucesso em suas trajetórias de estudo de vida e cidadania.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

Gestão Municipal de São José do Seridó - RN.

#Educação 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL PARABENIZA JOVENS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ PELA APROVAÇÃO NO IFRN

A gestão municipal de São José do Seridó parabeniza todos os jovens do município que alcançaram sucesso e foram aprovados no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A Gestão Municipal de São José do Seridó se une aos estudantes São José Seridoenses, seus pais e demais familiares para expressar gratidão pela oportunidade que proporcionou muita alegria, celebração e, sobretudo, orgulho para a educação local, destacando os excelentes alunos que demonstram inteligência e comprometimento com os estudos.

Os seguintes alunos conquistaram aprovação nas provas para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó:

Nicolly Avelino Dantas

Lídia Maria Alves dos Santos

Deyvit Gabriel Oliveira Costa

Maria Clara de Medeiros

Carlos Alberto de Medeiros Alves Júnior

Lauanny Lohanna Medeiros Oliveira

Gleydson Dallyson Pimenta de Brito

Hermano Ferreira de Azevedo Neto

Eduardo Silva Santos

Lisana Niara Medeiros da Silva

Caio Breno de Medeiros

Radija Caliandra Medeiros Oliveira

Jessica Clara Medeiros Oliveira

Parabéns a todos os estudantes pelo merecido êxito. Que essa conquista seja apenas o início de um promissor percurso acadêmico.

#Educação 18/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL PARABENIZA OS JOVENS SÃO-JOSEENSES PELO EXCELENTE DESEMPENHO NO ENEM 2023

A gestão municipal de São José do Seridó parabeniza a todos os jovens do município que obtiveram excelentes notas nas provas de redação do ENEM 2023.

Os alunos da Escola Estadual Raimundo Silvino da Costa destacaram a importância do investimento na educação como a porta de saída para conquistar seus sonhos. Os seguintes alunos foram os destaques na prova de redação:

Maria Isabel (nota 980)

Ingridy Beatriz (849)

Pedro Julio (840)

Érica Layanne (800)

Leilane Santos (780)

Kalliane Késsia (760)

Fátima Alice (760)

Vivaldo Silvino (720)

Alejandro Oliveira (580)

Janefran (660)

Jhon Adson (600)

Felipe Gabriel (560)

Fernanda Gabrielly (520)

Silvino Emanuelle Santos (500)

Cleisiana Oliveira (620)

Ítalo Medeiros (720)

Esses alunos foram os "feras" de 2023 na Escola Raimundo na prova de redação. Além disso, as estudantes Iara Sophia (IFRN), Maria Eduarda (IFRN) e Maria Isabel (EERSC) alcançaram notas próximas a mil, a nota máxima, com 980 pontos em redação.

Mainara Fabrícia, da comunidade Caatinga Grande, zona rural de São José do Seridó, e Ana Julia de Duduca também se aproximaram da nota máxima do ENEM, com 900 pontos em redação.

A maioria dos alunos aprovados em redação são provenientes de escola pública, demonstrando a qualidade da educação na cidade de São José do Seridó. Alguns estudantes estão no IFRN ou em outras unidades técnicas de educação, mas a maioria passou pela escola pública.

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) divulgou, na terça-feira, 16, o resultado das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro passado. O resultado foi anunciado durante uma transmissão ao vivo do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

"A Gestão Municipal de São José do Seridó se solidariza com todos os estudantes das escolas públicas, institutos técnicos e outras unidades educacionais, neste momento de festa e alegria para a educação local."

#Cultura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC TRADICIONAL CONCERTO NATALINO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SERÁ NO PATAMAR DA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

Um dos eventos mais aguardados durante o período natalino em São José do Seridó é o "Concerto Natalino", que mobiliza toda a população que prestigia essa tradição na cidade.

O colaborador Melquides Medeiros visitou o pároco local, Rômulo Azevedo, e confirmou o local do evento deste ano.

O evento está programado para ocorrer no dia 21 de dezembro, no patamar da Igreja Matriz de São José, a partir das 19 horas. Contará com a apresentação da filarmônica Jimmy Brito, do grupo de dança Sonhos de Encanto, do Coral do FIA e de artistas locais.

A coordenação deste evento está a cargo da SEMEC e da primeira-dama Ilca Bezerra

#Festa 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC O RÉVEILLON MAIS BONITO DO BRASIL SERÁ EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, NESTE DIA 31, NO PALCO CULTURAL JOSÉ PIO

A entrada de 2024 em São José do Seridó terá um show na praça, comemorando de maneira única a chegada do novo ano. No próximo dia 31 de dezembro de 2023, a partir das 22 horas, no Palco José Pio, Praça da Matriz, acontecerá o Réveillon da Bonita.

As atrações serão Jhonny Cortez e Natan Vinicius, animando a galera com muito forró e música de qualidade. A comunidade bonita e elegante de São José do Seridó e região vai curtir dois shows, recebendo 2024 com muita paz, amor e esperança.

"Ficamos felizes em apresentar a toda região, especialmente à comunidade de São José do Seridó, as atrações que irão abrilhantar a nossa virada de ano, a despedida de 2023 e a chegada de 2024. A nossa gestão tem o compromisso não apenas com o bem-estar de nosso povo, mas também em proporcionar alegria, diversão e confraternização", destacou o prefeito Jackson Dantas.

O Réveillon 2023/2024 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Seridó e de seus parceiros.

#Educação 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC COM O APOIO DA GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, JOVENS PARTICIPARAM DE PROVA NO IFRN NESTE FINAL DE SEMANA

Assim como ocorreu com os participantes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a administração municipal de São José do Seridó prestou apoio aos jovens que participaram das provas do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) neste domingo, 26, oferecendo transporte, kits e todo o suporte necessário por meio da Secretaria de Educação e seus colaboradores.

Segundo a professora Juliana Andréa Dantas, secretária municipal de Educação e Cultura do município de São José do Seridó-RN, aproximadamente 35 jovens foram fazer as provas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Caicó-RN.

#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GRUPO DE TEATRO ALGODÃO MOCÓ DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ FOI DESTAQUE NO PROJETO ALDEIAS SESC 2023

O Projeto Trapiá Semente tem proporcionado alegria ao mesmo tempo em que conseguiu expor novos talentos existentes em toda a região do Seridó, e esta semente tem germinado excelentes frutos. Durante a Mostra no último dia 22 de novembro de 2023, nas Aldeias SESC Seridó em Caicó, cinco cidades enviaram seus artistas para se apresentarem na concha acústica.

São José do Seridó, Ouro Branco, Ipueira, São Fernando e Santana do Matos estiveram presentes através de seus grupos de teatro.

O grupo de Teatro Algodão Mocó conseguiu emocionar e, de maneira bem regional, contar a história de São José do Seridó, arrancando elogios e aplausos da plateia e de todos os presentes.

A história de São José, desde o Poço da Bonita, passando pelo pioneirismo de Simão José de Medeiros, a menina Joanita, até os dias atuais com os costureiros, atraiu a atenção ao mesmo tempo que fez refletir e, numa viagem do presente até o passado, se envolver na história da cidade, A Mais Bonita do Brasil.

#Educação 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DEMONSTROU COMPROMISSO COM OS ALUNOS PARTICIPANTES DO ENEM

O compromisso e incentivo a uma educação de qualidade têm sido pontos fortes da gestão municipal de São José do Seridó, que, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), oferece todo o suporte necessário para que os jovens que participam das provas do ENEM possam realizá-las com tranquilidade e alcancem o sucesso.

Neste domingo, dia 12, por ocasião da segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, foram disponibilizados transportes para levar os alunos até seus locais de prova em Caicó, contando com a presença da Secretária Municipal de Educação, Juliana Andrea Dantas, no embarque desses jovens, juntamente com outros profissionais e colaboradores.

Repetindo as ações da primeira prova, foram distribuídos Kits ENEM contendo biscoitos, garrafas de água, canetas e chocolates.

#Cultura 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC A FILARMÔNICA JIMMY BRITO REPRESENTOU SÃO JOSÉ DO SERIDÓ NO EVENTO ALDEIAS SESC 2023

No último sábado, dia 11, a Filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó participou do evento Aldeias SESC, promovido pelo Sesc Seridó em Caicó. O evento teve início com um cortejo pelas ruas da cidade de Caicó, culminando na sede do SESC, onde, às 20 horas, ocorreu uma apresentação única com a participação de 6 bandas. Durante essa apresentação, foram executadas três músicas, incluindo a inédita "ALDEIAS SESC 2023".

Segundo o maestro Fernando Luiz, aproximadamente 35 membros da Filarmônica de São José do Seridó se apresentaram no concerto.

A Gestão Municipal de São José do Seridó apoiou os músicos providenciando o transporte até a cidade de Caicó. O maestro destacou que esse apoio tem sido uma constante da gestão, sempre respaldando a ACCAS, órgão que coordena a Filarmônica Jimmy Brito.

"Em mais esta importante apresentação da nossa banda, a gestão municipal nos apoiou, assim como tem apoiado a ACCAS (Associação de Cantores, Compositores e Artistas Semelhantes de São José do Seridó), com um suporte de grandiosa relevância", ressaltou Fernando Luiz, maestro da filarmônica e atual presidente da ACCAS.

#Cultura 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TROPEIROS DO SERIDÓ RECEBE VISITA DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE CRUZETA

O Museu Municipal Tropeiros do Seridó (MUMUTROPS) de São José do Seridó-RN é um equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), coordenado por José Medeiros Sobrinho de Araújo. O MUMUTROPS recebe diariamente visitas de alunos, professores, turistas, veículos de comunicação, e dentre outros.

Recentemente, alunos do 4º Ano da Escola Estadual Otávio Lamartine de Cruzeta-RN estiveram visitando o Museu e adquirindo conhecimento através das informações repassadas por Dedé de Badô. A professora Fábia Goes da Costa ressaltou a importância de proporcionar aos seus alunos uma experiência extracurricular por meio do conhecimento oferecido pelo Museu Municipal Tropeiros do Seridó. Essa visita e participação revelam o reconhecimento e a importância do MUMUTROPS como espaço cultural significativo.

José Medeiros Sobrinho, Dedé de Badô, tem procurado, através de seus trabalhos, manter viva a história de São José e de toda a região do Seridó. O seu empenho tem proporcionado a resposta popular com o reconhecimento da população São José Seridoense e de várias partes do Seridó.

O MUMUTROPS está localizado na Rua Manoel Sabino, próximo à Secretaria de Saúde, no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O museu é coordenado pelo professor José Medeiros Sobrinho, mais conhecido como Dedé de Badô.

#Educação 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DAR APOIO TOTAL AOS JOVENS PARTICIPANTES DO ENEM

A Gestão Municipal de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), demonstrou seu compromisso com os estudantes que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, 5 de novembro. A iniciativa incluiu o fornecimento de transporte gratuito para os locais de prova em Caicó, além da distribuição de kits ENEM contendo biscoitos, garrafas de água, canetas e chocolates. É importante ressaltar que essa mesma prática será repetida no próximo dia do ENEM.

No primeiro dia de prova, a equipe da SEMEC trabalhou incansavelmente para assegurar que todos os estudantes do município fossem levados ao seu destino com tranquilidade e segurança. A busca por uma educação de qualidade é uma das principais prioridades da Gestão, liderada pelo prefeito Jackson Dantas e seu vice, Ricardo Medeiros.

Esse compromisso se reflete no trabalho incansável da secretária de educação, Juliana Andréa, e de toda a equipe de colaboradores.

#Educação 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SERÁ A SEDE DA I MOSTRA PROAD EDUCASUS

No dia 27, sexta-feira, a SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura) e a SESAD (Secretaria Municipal de Saúde) realizarão a I Mostra PROAD EDUCASUS no CEMEI (Centro de Ensino Infantil Maria de Medeiros Dantas) a partir das 8 horas da manhã. O evento contará com ações voltadas para a promoção da saúde e a prevenção na educação dentro do ambiente escolar.

O CEMEI está situado na Rua Cícero Dantas, no bairro Nova Bonita, em São José do Seridó - RN. O horário de funcionamento é das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Essa iniciativa representa o encerramento do Programa Saúde na Escola (PSE). O PSE é uma estratégia de integração contínua entre saúde e educação, com o objetivo de promover o desenvolvimento da cidadania e a melhoria das políticas públicas brasileiras, focando na formação completa dos alunos da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

#Cultura 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC NA SEGUNDA NOITE DO DÉCIMO ENCONTRO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, MAIS TRÊS FILARMÔNICAS SUBIRAM AO PALCO JOSÉ PIO

Com uma tradição de 10 anos em São José do Seridó, o encontro de bandas de música e filarmônicas é um dos momentos culturais mais esperados pela população local. Na noite da terça-feira, 26, três filarmônicas se apresentaram: a Filarmônica Jimmy Brito (anfitriã), a 11 de Dezembro (Carnaúba dos Dantas) e a Manoel Faustino da Costa (São Vicente-RN).

Nesta quarta-feira, 27, foi a vez das bandas Francisco Batista dos Santos Lula (Jucurutu), Honório Marciel (São João do Sabugi) e a Filarmônica 11 de Fevereiro (Parelhas-RN) se apresentarem.

O encontro de bandas de música é realizado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com a Associação de Cantores e Compositores de São José do Seridó-RN (ACCAS).

Para Fernando Luiz, maestro da Filarmônica Jimmy Brito e presidente da ACCAS, o apoio da gestão municipal de São José do Seridó e a parceria com a SEMEC não se restringem apenas às apresentações locais. Em todos os encontros em que a filarmônica é requisitada, a gestão municipal está presente, oferecendo apoio, assim como a secretária Juliana Dantas (Educação).

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC XII CAVALGADA DE SÃO JOSÉ SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS

Um domingo repleto de festividades, descontração e confraternização marcou a 12ª Cavalgada de São José, realizada em São José do Seridó. Cavaleiros e amazonas vindos não apenas de São José do Seridó, mas também de diversas localidades nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, prestigiaram o que se tornou a maior cavalgada de todos os tempos na região.

A concentração teve início já no sábado, quando cavaleiros e amazonas de outras regiões e estados começaram a chegar para pernoitar no Espaço Vale da Benção, na Comunidade Badaruco. O domingo começou com um café da manhã e concentração, seguidos por uma partida às 9 horas em direção a São José do Seridó, passando pelas localidades de Umbuzeiro e Cajazeiras, até cruzarem a passagem molhada pelo Rio São José. Posteriormente, seguiram pelo Bairro Beira Rio e pelas principais ruas da cidade, até alcançarem o patamar da igreja Matriz, onde receberam a benção do padre Rômulo. Logo após a benção, encaminharam-se para o largo do ginásio, onde cuidaram dos animais, e a celebração culminou com o 'Almoço do Vaqueiro', ao som do Forró Meirão, na praça de eventos Edilza Dias.

Viva São José! Parabéns ao Grupo de Cavalgadas Ernesto Macêdo e a todos os cavaleiros e amazonas que prestigiaram este grandioso evento, que faz parte das festividades em homenagem a São José. A XII Cavalgada de São José superou todas as expectativas de seus organizadores.

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC BONITA ROCK SE CONSOLIDA COMO O MAIOR FESTIVAL DE ROCK DO INTERIOR DO RN

Quem compareceu à praça de eventos Edilza Dias na noite deste sábado pôde perceber que o evento está crescendo a cada ano e já faz parte do calendário cultural das festividades de São José em São José do Seridó, atraindo públicos de diversas regiões do RN e até de outros estados.

Tudo começou com um grupo de amigos apaixonados pelo rock 'n' roll nas proximidades do terminal rodoviário. Era o ano de 2010, e o evento gradualmente conquistou a adesão da comunidade local. Com o tempo, caravanas de outras localidades começaram a prestigiar o festival, que continua a crescer a cada edição.

Para Francisco Touchér, um dos coordenadores do evento, a alegria é indescritível ao ver o que aquele modesto show de rock, que teve início com um pequeno grupo de amigos, se tornou. Hoje, ele atrai uma multidão para a praça de eventos Edilza Dias. É um espetáculo que reúne todas as gerações em uma única voz e em uma só celebração.

Este ano, Renato Marinho, CDC, Allan Negão e O SURTO apresentaram quatro shows memoráveis e extraordinários, demonstrando a grandeza deste evento.

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC NOITE DOS CAMPEÕES DO REPENTE MANTÉM A TRADIÇÃO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

O palco José Pio, em São José do Seridó, já é um centro de cultura, onde diversas atividades culturais e educativas são apresentadas.

Na noite de sexta-feira, 22, durante a festa em honra ao padroeiro São José, os poetas Francisco Damião e Carlos Alberto atraíram os amantes da cultura, bem como a população em geral, para mais uma edição da Noite dos Campeões do Repente. Este evento já se tornou parte integrante do calendário cultural das celebrações em honra ao padroeiro.

Admiradores da poesia de São José e de outras localidades vieram prestigiar os poetas repentistas.

Foi uma noite verdadeiramente especial, onde a poesia, o repente e suas tradições estiveram em destaque neste magnífico evento.

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC O PALCO JOSÉ PIO SEDIU A PRIMEIRA NOITE DO DÉCIMO ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS

A Festa de São José, padroeiro de São José do Seridó, reservou um atrativo cultural muito especial para os são-josé-seridoenses, tanto ausentes quanto presentes, e para os turistas nesta terça-feira, na primeira noite do Encontro de Bandas de Música, em sua décima edição.

A segunda noite do encontro será na quarta-feira, 27, como parte da programação do Décimo Encontro de Bandas, no palco cultural José Pio.

Nesta terça-feira, se apresentaram a Filarmônica Jimmy Brito (São José do Seridó), a 11 de Dezembro (Carnaúba dos Dantas) e a Banda de Música Manoel Faustino da Costa (São Vicente - RN).

O prefeito Jackson Dantas acompanhou a apresentação das filarmônicas no palco José Pio e ressaltou a alegria de ver mais um encontro de filarmônicas se realizando.

#Cultura 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GRUPO DE TEATRO ALGODÃO MOCÓ, FORMADO POR JOVENS DO NUCA, EMOCIONA COM PEÇA 'VOCAÇÃO E FÉ DO POVO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ'

A noite deste domingo (17) será eternamente lembrada como um marco na história, redefinindo o verdadeiro significado da cultura em uma cidade modesta, pacífica e, acima de tudo, habitada por um povo laborioso e acolhedor.

A narrativa se desenrola em um lugar que teve seu apogeu com o algodão mocó, mas que enfrentou um declínio devido à peste do bicudo. No entanto, renasceu graças ao agronegócio sertanejo, adotando técnicas inovadoras e ecológicas, fortalecendo assim a economia através das mãos habilidosas de costureiros e costureiras, bem como dos visionários que acreditaram na oportunidade de impulsionar o progresso.

No ápice do Projeto Trapiá Semente em São José do Seridó, o grupo de teatro Algodão Mocó apresentou uma performance que retratou a história da região, com ênfase na devoção e na vocação de seu povo.

O enredo da peça "Vocação e Fé do Povo de São José" nos transportou à história de São José da Bonita, com a lenda do poço inesgotável, a colheita de algodão e a devoção do povo diante da peste do bicudo. A história culmina na São José do Seridó atual, com sua economia impulsionada por costureiros e costureiras que estão escrevendo um novo capítulo na indústria de confecções do município, ao mesmo tempo que a fé no padroeiro continua a se fortalecer.

A história é narrada a partir da perspectiva curiosa de uma jovem chamada "Joanita", que questiona seu avô sobre o passado da região. A criança assume o papel de Joanita sacristã, responsável por tocar o sino, receber padres, músicos e benfeitores da cidade.

Em São José do Seridó, os líderes do projeto incluem Rienz Elias, educador artístico, Xaulim Dantas, educador artístico assistente e coordenador de cultura, e Melquides, da coordenação do NUCA. O grupo de teatro Algodão Mocó, composto por jovens do NUCA, reacendeu a chama da cultura que o Trupica mais Num Cai havia gerado e emocionou profundamente o público naquela noite de domingo, arrebatando-o com uma enxurrada de aplausos e emoções, que levou os habitantes às ruas em apoio a este espetáculo marcante.

O Projeto Trapiá Semente é uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, em parceria com Mapa Realizações Culturais, financiado pela Lei Câmara Cascudo do Governo do RN, por meio do edital Transformando Energia em Cultura, do Instituto Neoenergia. Em São José do Seridó, o projeto conta com o apoio da Gestão Municipal, por meio da SEMEC.

Desde maio, o Projeto Trapiá Semente vem promovendo oficinas em cinco municípios do Seridó, formando grupos de teatro. Neste mês, iniciou-se a fase culminante do projeto, com os grupos semeados e cultivados, florescendo e espalhando a arte em suas respectivas cidades.

#Cultura 15/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU MUMUTROPS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RECEBE A VISITA DA TURMA DO CURSO TÉCNICO DE VESTUÁRIO

Na noite de 11 de setembro de 2023, o Museu Tropeiros do Seridó recebeu a visita da turma do curso técnico em Vestuário do SENAI/CETAB. O objetivo da visita foi conhecer e pesquisar a cultura e tradição de São José do Seridó, no Rio Grande do Norte, e da região, visando à elaboração de um projeto de peça de vestuário conceitual.

A participação da turma demonstra o reconhecimento da importância do MUMUTROPS como um espaço cultural significativo.

O MUMUTROPS está localizado na Rua Manoel Sabino, próximo à Secretaria de Saúde, no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O museu é coordenado pelo professor José Medeiros Sobrinho, mais conhecido como Dedé de Badô.

#Cultura 12/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REPRESENTANTES DA SEMEC E SALA DO EMPREENDEDOR SE REÚNEM COM ARTISTAS E ARTESÃOS LOCAIS

O Coordenador de Cultura do município de São José do Seridó, Xaulim Dantas, e o Agente de Desenvolvimento da SALA DO EMPREENDEDOR, Gustavo Guimarães, realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, às 10 horas, na SEMEC, com artistas e artesãos locais. O principal tópico em discussão foi o chamamento público para a emissão das carteiras de artesão.

Durante a reunião, foi enfatizada a importância da presença dos interessados no próximo dia 19 de setembro, no auditório do sindicato de trabalhadores rurais, onde ocorrerá a impressão e entrega das carteiras de artesão, das 8h às 13h. É fundamental que os beneficiados estejam de posse de seu RG (Carteira de Identidade), uma foto 3x4 e um vídeo que comprove sua atuação na área do artesanato, conforme explicou Xaulim Dantas, coordenador de cultura do município.

#Festa 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DIVULGA ATRAÇÕES DA FESTA DE SÃO JOSÉ 2023

A Gestão Municipal de São José do Seridó realizará, em 2023, a maior festa de setembro de todos os tempos. O evento acontecerá entre os dias 21 de setembro a 1º de outubro, com shows artísticos gratuitos na Praça de Eventos Edilza Dias, dentre outras programações.

"É com muita alegria que apresentamos à nossa São José do Seridó e a toda região a programação oficial das bandas que se apresentarão, na Praça de Eventos Edilza Dias, durante a nossa festa do padroeiro", frisou o prefeito Jackson Dantas, apontando que a festa de 2023 terá como slogan "Fé e Devoção".

Para Jackson Dantas, a ideia é reacender em cada são-josé-seridoense o fervoroso espírito de fé, devoção e celebração que tradicionalmente permeia a festa, além de fortalecer os valores históricos e espirituais que unem a comunidade local durante os festejos.

"Conseguimos viabilizar uma excelente programação, que agradará a todos os públicos", avaliou Jackson, lembrando também que, além das atrações na Praça de Eventos, os festejos também contarão com outros eventos a exemplo da Cavalgada, encontro de Filarmônicas, encontro de Repentistas e Corrida de Jegues, além da parte religiosa.

PROGRAMAÇÃO PRAÇA DE EVENTOS

23/09 (SÁBADO):

BONITA ROCK: O SURTO, RENATO MARINHO, CDC & ALLAN NEGÃO

24/09 (DOMINGO):

CAVALGADA: FORRÓ MEIRÃO

FEIRINHA: A FURIOSA & GRAFITH

28/09 (SEXTA FEIRA):

NALDINHO CUNHA

CIRCUITO MUSICAL

GIULLIAN MONTE

29/09 (SABADO):

BRUNO MARTINS

BANDA FERAS

WALQUÍRIA SANTOS

#Educação 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZOU CAMINHADA EM ALUSÃO À SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

Na responsabilidade das professoras Ana Célia Silva de Azevedo e Julianne Costa Lopes,professoras da Sala de AEE (Sala de Atendimento Educacional Especializado) e uma realização da SEMEC ( secretaria municipal de educação e cultura), foi realizada na manhã desta quarta feira,23, em São José do Seridó a Caminhada em alusão a Semana da Pessoa com deficiência intelectual e mútipla.

O evento teve início as 7 horas e 30 minutos da manhã, saindo da frente da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas , percorrendo as principais ruas da cidade mostrando a importância de celebrar e conscientizar a sociedade da importância e das necessidades deste segmento populacional combatendo o preconceito e a discriminação.

A ação teve a participação de todas as instituições de ensino da rede municipal,além de beneficiários do SCFV e da população.

.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada anualmente entre os dias de 21 ao dia 28 de Agosto. Ela foi instituída pela Lei N° 13.585/2017 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas desse segmento populacional e buscando combater o preconceito e a discriminação.

Para Ana Célia "A construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva requer a desconstrução dos impedimentos sociais que limitam a plena participação das pessoas com deficiência. Por meio de educação inclusiva, acessibilidade, sensibilização e combate ao preconceito, juntamente com políticas públicas efetivas, podemos transformar uma sociedade, onde todas as pessoas sejam valorizadas, respeitadas e tenham igualdade de oportunidades.''Destacou Ana Célia observando que ‘'A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 é um convite a reflexão e ação em prol dessa causa, conectando esforços e somando para um futuro mais inclusivo e justo para todos.''

#Cultura 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC CARTEIRA DO ARTESÃO: UM NOVO CAPÍTULO DE REALIZAÇÕES EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Na manhã desta terça-feira, 22 de agosto, um marco significativo iluminou a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, em São José do Seridó. A notícia que ecoou com entusiasmo é que os habilidosos artesãos da região agora têm a oportunidade de concretizar mais um sonho: a obtenção da tão almejada Carteira do Artesão.

O anúncio, reverberado por importantes figuras locais, revela um passo concreto em direção ao reconhecimento e valorização do talento artesanal dessa comunidade. O Coordenador de Cultura de São José do Seridó, Xaulim Dantas, acompanhado pelo Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Gustavo Breno, e pelo representante do Sebrae, Kaio Santos, compartilharam essa notícia empolgante.

A emissão da Carteira do Artesão será conduzida na própria Sala do Empreendedor, tão logo a equipe da Casa do Artesão do Seridó, situada em Caicó-RN, esteja presente em nosso município. Essa colaboração intermunicipal promete efetivar essa iniciativa aguardada com grande expectativa.

É relevante mencionar que a emissão da carteira do artesão se insere no âmbito do Programa Nacional do Artesanato Brasileiro, e a participação ativa do SEBRAE nesse processo enriquece ainda mais a jornada rumo ao reconhecimento e crescimento. A parceria do SEBRAE destaca-se como um elo vital para o sucesso dessa empreitada em nosso município.

Esse passo à frente não apenas concede uma identidade formal aos artesãos locais, mas também os conecta a uma rede nacional de reconhecimento e oportunidades. São José do Seridó, mais uma vez, trilha um caminho de progresso e valorização cultural, reafirmando sua posição como um polo de talento artístico e criatividade.

Com essa nova conquista, os artesãos da região estão prontos para tecer histórias de sucesso e contribuir para o enriquecimento do panorama artístico e cultural do nosso município e além.

#Cultura 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZOU REUNIÃO PARA LANÇAMENTO OFICIAL DO TEMA DA SEMANA DA PÁTRIA E DA MOSTRA LITERÁRIA

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) promoveu uma reunião oficial para o lançamento do tema da Semana da Pátria e da Mostra Literária. O encontro reuniu diversos segmentos do poder público e da sociedade civil organizada, destacando a importância desses dois eventos.

Durante a reunião, ficou estabelecido que a Semana da Pátria ocorrerá de 1 a 7 de setembro de 2023, enquanto a Mostra Literária está programada para os dias 3 e 4 de novembro. Representantes das escolas da rede municipal e estadual de ensino, ACCAS, SEMTHAS, SEJEL e líderes das igrejas evangélicas locais, representados pelo Pastor John Hebert, participaram do encontro, uma vez que estão envolvidos na organização do desfile cívico.

A Secretária de Educação, Juliana Andrea Dantas, destacou a importância da cultura popular como tema tanto no desfile cívico quanto na Mostra Literária. Ela ressaltou que a cultura popular está intrinsecamente presente em nossa vida social, permeada por elementos simbólicos que se transformam em expressões culturais com as quais nos deparamos diariamente. A literatura, música, dança, arte visual e diferentes mídias veiculam esses elementos, os quais representam nossas identidades com aspectos do passado e do presente. Ao dialogarmos com essa produção cultural, podemos intervir e reinterpretar aquilo que nos constitui enquanto sujeitos de uma determinada época e lugar.

Com o objetivo de abranger as diversas produções culturais já realizadas nas escolas, propõe-se o tema geral "Cultura Popular Brasileira" para ser explorado tanto na Semana da Pátria quanto na Mostra Literária.

Tema do Desfile Cívico: "Cultura Popular Brasileira: Diálogos Contemporâneos"

Tema da Mostra Literária: "Leituras e Releituras da Cultura Popular Brasileira"

Com esses temas abrangentes, busca-se promover uma reflexão e uma valorização das diversas manifestações da cultura popular brasileira, permitindo que a comunidade participe ativamente dos eventos, enriquecendo o conhecimento e fortalecendo a identidade cultural local.

#Cultura 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ADOLESCENTES DO NUCA PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE MONTAGEM CÊNICA E MUSICALIDADE TEATRAL

Na última quarta-feira, dia 12, mais de 40 adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de São José do Seridó-RN receberam a visita dos artistas Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro, renomados na região como integrantes da Cia Teatral Trapiá Sementes.

A visita de Alexandre e Emanuel teve como objetivo realizar oficinas com os adolescentes do NUCA, abordando técnicas de criação de cenas individuais e coletivas de teatro. A oficina teve como foco a montagem cênica e a musicalidade teatral. Essa atividade faz parte da preparação dos adolescentes para estrearem em um espetáculo que está previsto para estrear em setembro, durante as festividades em homenagem ao padroeiro São José.

Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro também estão atualmente em cartaz com o espetáculo "1877" e realizando oficinas em outros municípios contemplados pelo projeto "Trapiá Sementes".

GINCANA

No próximo dia 29 de julho, sábado, será realizada uma gincana com o tema "Meu NUCA é TOPITY". O evento terá início às 16h no Ginásio Poliesportivo Pedro Laurentino de Medeiros e a entrada será mediante a doação de um celular para participar do Desafio Meu NUCA é Topity do Selo UNICEF. A programação incluirá uma caminhada, brincadeiras, lanches e sorteio de brindes, sendo destinada aos adolescentes em geral.

#Educação 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ESCOLA MUNICIPAL RAUL DE MEDEIROS DANTAS, EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ, PROMOVE O I CONCURSO DE REDAÇÃO PARA ALUNOS DO 6º AO 9º

A Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, juntamente com o Centro Escolar de Apoio Multidisciplinar e Educação Inclusiva (CEAME), realizou nesta segunda-feira a cerimônia de premiação dos finalistas do 1º Concurso de Redação do Projeto "Práticas de Prevenção ao Bullying nas Escolas". O concurso envolveu os alunos das turmas de 6º ao 9º ano.

A proposta da redação foi abordar o tema "O Enfrentamento do Bullying nas Escolas", e um total de 6 alunos foram premiados pela sua participação e excelência nas redações.

O projeto foi idealizado e implementado pela psicóloga Maria Hemília e pela assistente social Anne, profissionais responsáveis pelo trabalho multidisciplinar na educação municipal.

"O Bullying é um tema atual que deve ser discutido nos projetos escolares. Essa ação foi planejada para incentivar os alunos a refletirem, buscarem informações e aprofundarem-se no assunto. É uma ação eficaz e estratégica para combater a violência em nossa escola", afirma Anne, assistente social.

"Realizamos atividades com cada turma, do 6º ao 9º ano, discutindo a temática por meio de debates, dinâmicas, filmes e textos. Convidamos também os professores de língua portuguesa para realizar este concurso. Dessa forma, incentivamos o estudo, a leitura e a escrita de nossos alunos", explica a psicóloga Maria Hemília.

Os vencedores do 1º Concurso foram:

Heitor Alves, 7º ano 1.

Ohara Rhavyek, 7º ano 1.

Maria Eduarda Brito, 7º ano 3.

Yarina Lisi, 6º ano 3.

Luna Thaís, 6º ano 2.

Anna Lívia, 6º ano 1.

#Cultura 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC O MINISTÉRIO DA CULTURA APROVOU O PLANO DE AÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE SERIDÓ A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI PAULO GUSTAVO

A elaboração do plano é resultado do trabalho da Coordenação de Cultura. O documento passou por um processo de oitiva com a classe artística do município para que fosse construído um plano que atendesse as demandas do setor cultural.

O Plano de Ação foi submetido à avaliação na plataforma TransfereGOV, e foi aprovado e receberá R$ 63.959,61 para investir em projetos culturais de audiovisual e nas demais áreas culturais como define a Lei Paulo Gustavo - LPG.

‘'Para mim é uma conquista do nosso município, dos nossos artistas, a lei Aldir Blanc a gente não pode executar no município, já a lei Paulo Gustavo pode, graças a Deus deu certo.''Comemorou Fernando Luiz maestro da Filarmônica Jimmy Brito e atual presidente da Associação de Cantores, Compositores e Artistas Semelhantes (ACCAS).

A SEMEC e a ACCAS, juntamente com a Assessoria do Municipio realizou os trâmites necessários e conseguiram que o plano de ação fosse aprovado.

Com isso o recurso entrará no município e logo após o depósito da transferência do governo federal para o municipal, serão lançados editais onde artistas, fazedores da cultura vão poder participar para ganhar suas premiações.

#Cultura 29/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL REALIZA III SÃO PEDRO ITINERANTE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A prefeitura municipal de São José do Seridó, em parceria com a Banda Filarmônica Jimmy Brito, com a Escolinha de Sanfona Raimundo Florentino, os engajados adolescentes do NUCA e o acolhedor Palácio da Sabedoria, juntamente com uma equipe de voluntários, realizou com grande êxito a terceira edição do São Pedro Itinerante.

O São Pedro Itinerante foi concebido no período mais crítico da pandemia, quando a realização de eventos com a presença do público era impossível. A ideia persistiu mesmo após o fim da pandemia, e este ano marcou a terceira edição do evento, reafirmando sua importância para a comunidade.

Após percorrerem as ruas de São José do Seridó, o comboio junino encerrou suas atividades na Praça de Eventos Edilza Dias. Lá, o grupo de Sanfona da Escola Raimundo Florentino encantou o público com sua brilhante apresentação. Além disso, houve ainda apresentação de teatro e uma animada quadrilha matuta, liderada pelo talentoso marcador de quadrilhas Paulo Gorgonio.

O evento trouxe alegria à noite de São Pedro no município e propôs um novo modelo de inclusão social, envolvendo grupos diversos, como os adolescentes do NUCA e os idosos residentes do Palácio da Sabedoria. Essa integração fortaleceu os laços comunitários e promoveu a participação ativa de todos.

A primeira dama, Ilca Bezerra, liderou o evento com maestria, contando com o apoio de sua dedicada equipe de voluntários e dos coordenadores de gestão Melquides Medeiros (Coordenador de Juventudes) e Xaulim Dantas (Coordenador Municipal de Cultura). Sua liderança e empenho foram essenciais para o sucesso do evento.

Com a realização bem-sucedida da terceira edição do São Pedro Itinerante, a expectativa é que este evento tão querido pela comunidade de São José do Seridó continue a crescer e se fortalecer, demonstrando o compromisso da gestão municipal em promover a cultura, a inclusão e a alegria em nosso município.

#Cultura 26/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RECEBE VISITA DE PROFESSORA DE UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA

Na última sexta-feira, dia 23, o Museu Municipal Tropeiros do Seridó (MUMUTROPS) teve a honra de receber a visita de renomados professores universitários, entre eles a Dra. Juliana Filies Claremont, docente da McKenna College, localizada na Califórnia.

O coordenador do MUMUTROPS, equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó-RN (SEMEC), José Medeiros Sobrinho de Araújo, bem como do auxiliar-assistente Ryan Nadson Araújo Silva. Ambos estiveram presentes em uma palestra intitulada "Ezelino da Costa: um fotógrafo artista", ministrada pela Dra. Juliana Filies Claremont, professora da McKenna College (Califórnia).

A visita teve como propósito a troca de conhecimentos e o coordenador do MUMUTROPS destacou a importância da Galeria Zé Ezelino na região. Durante a palestra, José Medeiros Sobrinho discorreu sobre o legado de Zé Ezelino e enfatizou a relevância da galeria fotográfica que leva o seu nome. Durante as conversas, houve uma troca rica de informações e experiências entre os presentes.

O auxiliar-assistente, Ryan Nadson, aproveitou a oportunidade para expressar o desejo de dedicar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao estudo da figura de Zé Ezelino, demonstrando entusiasmo e interesse no tema.

"A visita dos professores do CERES ao MUMUTROPS no mesmo dia da palestra despertou a atenção dos presentes, incluindo a intenção manifestada pelos docentes de trazerem visitantes do corpo discente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada em Caicó-RN (CERES)" afirmou o coordenador do MUMUTROPS, José Medeiros Sobrinho de Araújo.

Em um evento posterior, o coordenador do museu e o auxiliar-assistente participaram de uma palestra proferida pela Dra. Juliana Filies Claremont na UFRN, no campus CERES de Caicó-RN, reforçando ainda mais os laços de colaboração entre as instituições e promovendo a troca de conhecimentos e experiências. Essa visita e participação conjunta demonstram o reconhecimento e a importância do MUMUTROPS como um espaço cultural significativo, além de evidenciar a relevância de Zé Ezelino da Costa na região.

#Cultura 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUMUTROPS RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE JARDIM DO SERIDÓ

Nesta quarta-feira (21), as turmas do 7º ao 9º ano do município de Jardim do Seridó-RN tiveram a oportunidade de realizar uma visita especial ao Museu Municipal Tropeiros Do Seridó - Mumutrops.

O objetivo principal era explorar a cultura e tradição de São José do Seridó e região, a fim de aprenderem mais sobre nossos municípios e sua história.

Os estudantes foram recebidos inicialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e, em seguida, foram encaminhados para uma experiência enriquecedora no Museu Mumutrops.

Durante a visita, os professores e o auxiliar-assistente do Museu, Ryan Nadson, acompanharam os alunos.

#Festa 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC BRUNO MARTINS, NÚZIO E PLACILLIO DINIZ ANIMARÃO A FESTA DOS COSTUREIROS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Gestão Municipal de São José do Seridó, em parceria com empresários locais, realizará, neste sábado (27), a partir das 22 horas, na praça de eventos Edilza Dias, mais uma edição da tradicional Festa dos Costureiros. Este ano o evento contará com as apresentações dos cantores Bruno Martins, Núzio e Placillio Diniz, e movimentará a noite de sábado no município.

"Fizemos todo esforço para a realização de mais uma tradicional Festa dos Costureiros. O momento é de crise, porém não poderíamos deixar de comemorar o empenho e dedicação dos profissionais da costura, que são os grandes motores que impulsionam o desenvolvimento em nossa São José do Seridó", pontuou o prefeito Jackson Dantas.

Ainda de acordo com o gestor municipal, o evento será aberto por Placillio Diniz. Posteriormente, o cantor Bruno Martins se apresentará e o encerramento do evento ficará por conta do artista Núzio, que se apresentará até próximo às 5h.

#Cultura 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZARÁ SELETIVA PARA PROJETO TRAPIÁ SEMENTES

Com o objetivo de resgatar e encontrar novos talentos artísticos em São José do Seridó, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) fará uma seletiva, na próxima quinta-feira (4), às 19 horas, no Espaço da Arte, localizado na rua Abdias Bezerra, bairro Beira Rio.

"A seletiva é uma realização do grupo de teatro Trapiá Semente em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Seridó", pontuou o coordenador de Cultura do município, Xaulin Dantas.

#Segurança 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS PASSA POR VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Atendendo solicitação da Gestão Municipal, agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte estiveram, nesta quinta-feira (23), em São José do Seridó, visitando as dependências da Escola Raul de Medeiros Dantas.

De acordo com Ranieri Trindade, engenheiro civil do Município, a vistoria foi realizada com o objetivo de aprovação de projeto estrutural para construção de novos banheiros e da cobertura da quadra daquela unidade escolar.

"Essa visita foi motivada por solicitação do prefeito Jackson Dantas, pois é prioridade de nossa gestão viabilizar, além das melhorias já citadas, a segurança dos alunos e servidores que trabalham na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas", pontuou o engenheiro.

#Educação 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ DIALOGA COM PROFESSORES SOBRE IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO

O prefeito Jackson Dantas esteve acompanhado, na última quinta-feira (23), do vice- Prefeito Ricardo Medeiros, do contador Felipe Pereira, da secretária municipal de Educação e Cultura (SEMEC) Juliana Dantas e de professores da rede municipal de ensino para debater proposta viável para implantação do reajuste do piso salarial nacional do magistério.

Também estiveram presentes nos debates os vereadores José Carlos (presidente do Poder Legislativo), Daniel Costa, Clayton Sá, Mininin de Chico Gago, Solteiro e Joãozinho da Mercedinha, além de representantes Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE). De aproximadamente 15%, o reajuste foi concedido pelo Governo Federal, em janeiro deste ano, e elevou o piso salarial dos professores para R$ 4.420,55.

"Dialogamos com a categoria onde apresentamos a situação financeira do município, o impacto da implantação do piso nas finanças públicas e uma proposta viável que, ao nosso ver, atende os anseios dos professores e que não compromete a saúde financeira da máquina pública", disse a titular da SEMEC.

PROPOSTA

Ainda segundo a secretária Juliana Dantas, a proposta do executivo foi de aumento gradativo, ao longo de 2023, nos percentuais de 7%, 3%, 3% e 2%, entre os meses de março e outubro. Num primeiro momento, será implantado aumento de 7% em relação ao salário de 2022.

"Em março, será paga a diferença do aumento relativo aos meses de janeiro e fevereiro. Entre abril e junho, a proposta é que seja acrescentado 3% ao salário de 2022, totalizando o reajuste de 10%. Entre julho e setembro, será acrescentado mais 3% ao salário de 2022, totalizando um reajuste de 13%. Por fim, entre outubro e dezembro, será acrescentado mais 2% ao salário de 2022, completando o reajuste de 15%", esclareceu a secretária de Educação e Cultura.

Por fim, Juliana Dantas apontou que o próximo passo será o encaminhamento de projeto de lei pelo Poder Executivo ao Legislativo para que esta demanda seja aprovada e, logo após sancionada, para que entre em vigor.

#Cultura 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PROJETO TRAPIÁ SEMENTE FECHA PARCERIA COM MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Os representantes do Projeto Trapiá Semente, da Companhia Teatral Trapiá, do município de Caicó, estiveram presentes, nesta quarta-feira (8), na sede da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), para discutir a implementação do Projeto em São José do Seridó.

De acordo com a coordenador de cultura da SEMEC, Xaulin Dantas, o Projeto Trapiá Semente objetiva a implementação de grupos de teatro e a produção de espetáculos, e foca adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

"O Projeto prioriza usuários do NUCA e alunos de escolas públicas. O Trapiá Semente está presente em Caicó e outros municípios do Seridó, e nesta etapa escolheu São José do Seridó para desenvolver suas atividades o que é muito bom para nossos jovens", pontuou Xaulin Dantas, esclarecendo que a iniciativa é financiada pela Lei Câmara Cascudo e pelo grupo Neoenergia.

Também estiveram presentes na reunião: a titular da SEMEC, Juliana Dantas, o Mobilizador do NUCA, Melquides Medeiros, a secretária de Governo, Caline Souza, a coordenadora de educação infantil, Enilma Medeiros, a produtora Tatiane Fernandes e o arte-educador, Custódio Jacinto.

#Educação 08/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ANO LETIVO INICIARÁ NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Após a realização dos Encânticos Pedagógicos, que neste ano abordou a temática "Práticas na Educação: Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Significativa", a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó iniciará, na próxima sexta-feira (10), às 19h, o ano letivo da rede municipal de ensino.

De acordo com a titular da SEMEC, Juliana Dantas, a SEMEC realizará programação no Ginásio Poliesportivo Pedro Laurentino de Medeiros onde gestores e corpo docente saudará toda comunidade escolar. Ainda segundo a secretária, no evento também será apresentado os professores e auxiliares aprovados e convocados em processo seletivo.

"Na oportunidade, dialogaremos com toda comunidade escolar sobre como será o início do ano letivo em nosso município", esclareceu Juliana Dantas, pontuando que os alunos matriculados na rede municipal de ensino receberão kit de material escolar ofertado pela Gestão Municipal de São José do Seridó e até o final do mês de fevereiro, fardamento completo.

CONTEÚDO RELACIONADO

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://saojosedoserido.rn.gov.br/informa.php?id=920'></iframe>

#Festa 02/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ VIVENCIARÁ FESTA DE NOSSA SENHORA DA LUZ

Numa parceria com a população local e com a Paróquia de São José, a Gestão Municipal de São José do Seridó apoiará, a partir desta quinta-feira (2), a realização da tradicional festa de Nossa Senhora da Luz, padroeira do bairro Nova Bonita.

Comunicada desde o último dia 20 de janeiro, pelo prefeito Jackson Dantas, em suas redes sociais, a realização dos tradicionais festejos estava prejudicada desde o ano de 2021 em virtude da pandemia de Covid-19.

"Após superamos os problemas causados pela COVID-19, nossa gestão apoiará, este ano, a realização dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Luz. Serão três dias de festa, que acontecerão no largo da igrejinha de Nossa Senhora Luz", frisou o gestor municipal.

PROGRAMAÇÃO

• 02/02 (21h): Forrozão Morena Flor

• 03/02 (22h): Laercio Vaneirão e Vinícius Celestino

• 04/02 (22h): Thiago Martins e Nara Castro

#Educação 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ENCÂNTICOS PEDAGÓGICOS 2023 ABORDARÁ CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó se prepara para a realização dos Encânticos Pedagógicos, evento que abrirá o ano letivo da rede municipal de ensino. Este ano os Encânticos Pedagógicos acontecerão entre os dias 6 e 10 de fevereiro e abordará a temática "Práticas na Educação: Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Significativa".

De acordo com a titular da SEMEC, Juliana Dantas, a escolha do tema em questão se deu pelo atual contexto da educação brasileira, tendo em vista as lacunas de aprendizado deixadas pela pandemia. A secretária também pontua que a escolha do tema se deu pelo fato de que sua gestão à frente da pasta da Educação incentiva a aprendizagem significativa como forma de manter a escola atualizada.

"A Secretaria está preparando, de forma minuciosa, uma programação que contará com palestrantes renomados e temas que atenderão os anseios de todas as etapas de ensino ofertadas pela rede municipal", frisou.

PALESTRAS

Na programação dos Encânticos Pedagógicos 2023 acontecerão palestras sobre: motivação; avaliação significativa; letramento digital; importância do lúdico como recurso pedagógico; intervenção do Proadi SUS; intervenção sobre os roteiros pedagógicos eco culturais do município; educação Inclusiva; e intervenção pedagógica sobre necessidades educacionais especiais.

PARTICIPAÇÃO

A grande atração dos Encânticos Pedagógicos 2023 será a vinda do professor e psicopedagogo clínico, Nery Adamy. Em seu currículo, o professor também se destaca por ser especialista em neuropsicolgoia e autor do livro "Psicopedagogia - Cérebro, Transtornos e Aprendizagem", dentre outros.

#Cultura 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC FILARMÔNICA JIMMY BRITO PARTICIPOU DE FESTIVAL DE MÚSICA EM JUCURUTU

Um grupo formado por 10 músicos da Filarmônica Jimmy Brito participou, entre os dias 17 e 19 de janeiro, do I Festival de Música de Jucurutu. O evento, realizado pela Prefeitura de Jucurutu com apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), aconteceu no Campus do IFRN local e reuniu diversos músicos de cidades das regiões Seridó, Vale do Assú e Médio Oeste.

De acordo com Fernando Luiz, maestro da Filarmônica Jimmy Brito, a Gestão Municipal de São José do Seridó deu total apoio aos músicos que representaram o município no evento. "Foi uma alegria para nossa cidade, para nossa banda e para nossos músicos que participaram de um evento tão enriquecedor", destacou o maestro Fernando Luiz.

Ainda segundo Fernando Luiz, os participantes tiveram oficinas de flauta transversal, flauta doce, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e eufônio, bateria e percussão, teclado e piano, violão, sanfona e canto coral.

#Educação 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC DIVULGA CONOGRAMA DE MATRICULAS NA REDE MUNICPAL DE ENSINO PARA ANO LETIVO DE 2023

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó iniciará, na próxima segunda-feira (16), as matrículas para o ano letivo de 2023. As matrículas deverão ser realizadas in loco nas escolas que compõem a rede municipal de ensino.

"As matrículas seguirão abertas até o próximo dia 18 de janeiro, na Unidade de Ensino José Cirilo Alves e até o próximo dia 20 de janeiro, no CEMEI Maria de Medeiros Dantas e Escola Raul de Medeiros Dantas", esclareceu Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a SEMEC intensificará as práticas na educação como forma de construir caminhos para avançar no processo de ensino-aprendizagem que ainda apresenta reflexos negativos em virtude da pandemia de Covid-19.

‘'Para o ano letivo de 2023, esperamos superar o número de matriculados de 2022, especialmente nas etapas não-obrigatórias da educação infantil", avaliou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

DOCUMENTAÇÃO

RG dos responsáveis;

Comprovante de residência;

Número de telefone;

Certidão de Nascimento;

Cartão do SUS;

Cartão de Vacina;

Foto 3x4;

CRONOGRAMA

Unidade de Ensino José Cirilo Alves:

Datas: 16, 17 e 18/01;

Horário: entre 7h e 11h30.

CEMEI Maria de Medeiros Dantas:

16/01: Matrícula de crianças que estudarão no CEMEI pela primeira vez;

17/01: Renovação de matrículas para crianças do Berçário 2 (Idade de 1 ano até 1 ano e 11 meses);

18/01: Renovação de matrículas para crianças da Creche (Idade entre 2 e 3 anos);

19/01: Renovação de matrículas para crianças da Pré-escola (Idade entre 4 e 5 anos);

20/01: Renovação de matriculas para retardatários;

Horário: entre 7h e 11h30.

Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

16/01: matrículas para alunos que cursarão o 1º ano;

17/01: matrículas para alunos que cursarão o 2º e 3º anos;

18/01: matrículas para alunos que cursarão o 4º e 5º anos;

19/01: matrículas para alunos que cursarão o 6º e 7º anos;

20/01: matrículas para alunos que cursarão o 8º e 9º anos;

Horário: entre 7h e 11h30.

#Cultura 20/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL REALIZARÁ CONCERTO NATALINO

A Gestão Municipal de São José do Seridó realizará, nesta quarta-feira (21), Concerto Natalino para comemorar as festas de final do ano. O evento acontecerá a partir das 19h, no palco Cultural José Pio, na praça Justino Dantas.

De acordo com Fernando Luiz, maestro da Filarmônica Jimmy Brito e organizador do Concerto, o evento contará com uma rica programação cultural voltada aos são-josé-seridoenses. "Estendemos o convite para que a população de São José do Seridó possa se fazer presente ao evento, que foi pensando e organizado com todo carinho", destacou.

Ainda segundo Fernando Luiz, o Concerto Natalino contará com a apresentação não só da Filarmônica Jimmy Brito, mas também com o Grupo de Dança Sonhos e Encantos, com o Coral do Projeto Fia, com a Escolinha de Sanfona Raimundo Florentino e com a apresentação de Luana Carcará

Este evento é realização da SEMEC (secretaria municipal de educação e cultura),SEMTHAS (secretaria municipal de Trabalho, habilitação e Assistência social) e primeira dama Ilca Bezerra.

#Educação 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC CONCLUI ANO LETIVO DE 2022 COM TEMAS PAUTADOS NA SEMANA DE ARTE MODERNA

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) concluiu, nesta quinta-feira (8), o ano letivo da rede municipal de ensino. A programação, realizada no Ginásio de Esportes Pedro Laurentino de Medeiros, foi uma extensão do segundo dia da Mostra Literária 2022, onde foram realizadas apresentações voltadas à Semana de Arte Moderna.

O evento contou com a participação de representantes de todo corpo técnico das escolas do município, da população local, do prefeito Jackson Dantas e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mininim de Chico Gago, dentre outros.

De acordo com a titular da SEMEC, Juliana Dantas, 2022 foi um ano complicado para a Educação em função dos impactos de aprendizagem deixados pela pandemia, contudo foi um ano de alinhamento de ideias e de avanços para a educação local.

"Estamos trabalhando na elaboração do calendário letivo 2023 bem como dando andamento ao fardamento escolar e ao kit de material que será distribuído aos nossos alunos. No âmbito pedagógico, estamos organizando os Encânticos Pedagógicos 2023 e a realização de investimentos em formação para nossos professores", informou Juliana Dantas.

#Cultura 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Filarmônica Jimmy Brito representa São José do Seridó em festivais na região Seridó

Sob a regência do maestro Fernando Luiz, a Filarmônica Jimmy Brito representou o município de São José do Seridó em dois grandes eventos culturais, nos municípios de Currais Novos e Jardim do Seridó, ao longo destas duas últimas semanas.

Em Currais Novos, a Filarmônica participou, no último dia 1º/12, do Festival Fé e Cultura da Imaculada Conceição, que ocorreu no Teatro Municipal Ubirajara Galvão. Já na última segunda-feira (5), a Jimmy Brito tocou no 5º Encontro de Bandas, em Jardim do Seridó.

"É motivo de grande alegria está à frente desta Filarmônica, que tanto tem dado orgulho à nossa cidade e proporcionado momentos inesquecíveis", destacou o maestro Fernando Luiz, mostrando sua gratidão ao prefeito Jackson Dantas, ao vice Ricardo Medeiros, a primeira dama Ilca Bezerra e titular da Secretaria de Educação e Cultura, Juliana Dantas, que são grandes incentivadores da Jimmy Brito.

#Educação 06/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO OFERECE SUPORTE A JOVENS QUE REALIZARAM PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO IFRN

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), prestou apoio a 30 jovens que realizaram, neste domingo (4), as provas de ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Caicó.

"Além do apoio logístico no transporte destes estudantes, a SEMEC também disponibilizou biscoito, água e caneta, bem como apoio moral dado por nossa equipe", lembrou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Juliana Dantas, pontuando que o ingresso no IFRN proporciona não só a evolução destes jovens como estudantes, mas também como seres humanos.

Ainda de acordo com a secretária de educação e cultura, as oportunidades oferecidas dentro do IFRN, através de uma infraestrutura adequada e de profissionais super capacitados, são fatores decisivos que favorecem o ingresso de seus alunos ao mercado de trabalho.

#AssistênciaSocial 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC INSCRIÇÕES PARA MULTIRÃO DE OPORTUNIDADES ESTÃO ABERTAS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Por meio do Mutirão de Oportunidades, uma iniciativa do Selo Unicef, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de São José do Seridó está mobilizando jovens com idade entre 14 e 24 anos para capacitá-los para o mercado de trabalho. As inscrições para o Mutirão de Oportunidades estão abertas e só serão concluídas quando todas as vagas forem preenchidas.

De acordo com Francisco Ezequiel, assistente social e articulador do Selo Unicef em São José do Seridó, esta iniciativa busca o protagonismo juvenil, a erradicação do trabalho infantil, a inclusão digital e a introdução do jovem no mercado de trabalho como aprendiz, estagiário ou empregado.

"Ao todo temos 100 vagas disponíveis. São 50 vagas para a Trilha Formativa em Tecnologia e Desenvolvimento, e mais 50 vagas na Trilha Formativa para Mulheres Empreendedoras", destacou Francisco Ezequiel.

DÚVIDAS

As inscrições para o Mutirão de Oportunidades estão sendo realizadas na sede da SEMTHAS. No caso de dúvidas, contatar a Secretaria através do 3478-2316.

#Educação 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ VIVENCIARÁ MOSTRA LITERÁRIA 2022

Com o tema "Cem anos depois: leituras e artes de um Brasil profundo", a Mostra Literária de São José do Seridó, realizada pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), acontecerá nesta sexta-feira (11) e sábado (12), no Palco Cultural José Pio, na Praça Justino Dantas, no Centro do município.

"Nossa expectativa para a Mostra Literária 2022 é de que possamos aprofundar os elementos do movimento modernista, caracterizando as regiões brasileiras. Esse evento concentra a grande produção literária da Educação do município de São José do Seridó em todas as modalidades de ensino", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda segundo secretária, durante os dois dias da Mostra Literária 2022 ocorrerão diversas exposições e apresentações que irão retratar os cem anos de um Brasil profundo, possibilitando que a população possa verificar a produção dos alunos da rede municipal de ensino.

PROGRAMAÇÃO

11/11 (SEXTA-FEIRA):

Apresentações:

? Fala de abertura da Secretária Municipal de Educação e Cultura;

? Canção "O Sopro do Fole";

? Execução da peça musical Bachianas Brasileiras nº 2;

? Grupo de dança "Sonhos e Encantos";

? Apresentação do livro "Prata da Casa", pelo professor Francisco Pereira de Santana;

? Apresentação do Circo Luar da Raul (nascimento de Macunaíma);

? Grupo de capoeira;

? Dança das Caboclas;

Exposições:

? Fazenda Seridó: infância do passado

? "Brincadeiras de Criança" - releitura de obras de Ivan Cruz

? Releitura da obra "Abaporu"

? Aspectos sociais, políticos, religiosos e econômicos do povo nordestino

? Meio Ambiente em imagens e versos

? Pinturas Modernistas

? Detalhes da vida e obra de artistas percussores da Semana de Arte Moderna

? Livro "Prata da Casa" (professor Francisco Pereira de Santana)

12/11 (SÁBADO)

Apresentações:

? O poder da arte e transformação (releitura do poema "Os sapos");

? Brincadeiras antigas, com base na obra de Ivan Cruz;

? Releitura do clássico "O trenzinho do caipira", de Heitor Villa-Lobos;

? Resgatando Poema Brincando (interpretação teatral do poema "A casa", de Vinícius de Moraes);

? Poesia "Da cultura ao paladar";

? Figuras folclóricas de São José do Seridó;

? Poema "O poço da Bonita";

? O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação;

? Circo Luar da Raul;

? A dança do Sol e da Lua;

#Educação 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TEM A MELHOR EDUCAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS COM ATÉ 30 MIL HABITANTES DO RN

Nesta segunda-feira (7), na FIERN, em Natal, durante a edição 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes, evento promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, o prefeito Jackson Dantas recebeu duas premiações pelos avanços conquistados em sua administração à frente da Gestão Municipal de São José do Seridó. Apenas 32 municípios do Rio Grande do Norte estavam aptos a participarem do evento.

"Estes foram frutos do trabalho de nossa gestão à frente da pasta da Educação na Prefeitura de São José do Seridó", frisou Jackson Dantas, destacando também que o município alcançou o segundo lugar geral na avaliação dos seis pilares que compõem o Prêmio Band Cidades Excelentes: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.

O gestor lembra que São José do Seridó também recebeu premiação na edição 2021 do Prêmio Band Cidades Excelentes. Na ocasião, o município ficou em segundo lugar no pilar Educação, em primeiro lugar no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e em primeiro lugar geral na avaliação de todos os pilares que compõem o Prêmio.

EXCELENTES

Esta iniciativa tem o objetivo de reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Mais informações sobre o Prêmio Band Cidades Excelentes.

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://premiocidadesexcelentes.com.br/'></iframe>

#Educação 07/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ENEM: SEMEC SOLICITA CONFIRMAÇÃO DOS CANDIDATOS QUE DESEJAREM UTILIZAR TRANSPORTES

A Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó solicita aos interessados em utilizar os transportes que serão disponibilizados pela Gestão Municipal, para a prova do Exame Nacional de Ensino Médio 2022 (ENEM) 2022, que estes apresentem o cartão de confirmação na sede da referida Secretaria até a próxima quarta-feira (9).

"Os cartões de confirmação podem ser entregues pelo candidato na SEMEC ou serem encaminhados à Secretaria pelo e-mail semecsaojosedoserido@gmail.com", pontuou a titular da pasta da Educação e Cultura, Juliana Dantas, lembrando que a Secretaria funciona entre 7h e 13h.

Ainda segundo Juliana Dantas, a SEMEC divulgará horários e rotas para os dias de prova, que acontecerão nos próximos dois domingos, 13 e 20 de novembro, respectivamente, após quarta-feira, quando a Secretaria já terá em mãos a quantidade de candidatos que desejam utilizar os transportes ofertados pela Gestão municipal para a realização do ENEM.

#Cultura 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RECEBE VISITA DE ESCOLAS DA REGIÃO SERIDÓ

Nesta quinta-feira (20), o Museu Municipal Tropeiros do Seridó (MUMUTROPS) recebeu a visita de alunos da Escola Municipal Padre Joaquim Félix, do município de São João do Sabugi e da Escola Estadual Manoel Patrício de Figueiredo, do Distrito Palma, município de Caicó, que participaram de Intercâmbio com as turmas dos 7° anos da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas de São José do Seridó.

"O MUMUTROPS está na rota de visitas de unidades de ensino de nossa região Seridó. Somos procurados pelas instituições escolares para que seus alunos possam explorar nosso museu, seus objetos e suas especificidades", frisou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Juliana Dantas.

O Museu Municipal Tropeiros do Seridó é aberto ao público entre segunda e sexta-feira, das 7 às 13 horas, sob coordenação do professor José Medeiros Sobrinho, popularmente conhecido como Dedé de Badô.

#Educação 11/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL REALIZARÁ PROGRAMAÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA CRIANÇA

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da SEMEC (Secretaria de Educação e Cultura) e da SEMTHAS (Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social), está preparando um dia para lá de especial para as crianças da comunidade. Em 2022, as comemorações pelo dia das crianças acontecerão no Circo Irmãos Dragneel, nesta quarta-feira (12) e contemplará crianças com até 12 anos.

''É com muita alegria que realizaremos mais uma Festa da Criança. Esse ano vamos fazer algo mais lúdico, criativo e divertido. A nossa comemoração terá o encanto e a magia do circo. Tudo foi pensado com muito amor e carinho para proporcionarmos um dia mais que especial para as nossas crianças", frisou a secretária municipal de educação e cultura, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com Juliana Dantas, toda programação em homenagem ao dia da criança acontecerá no Circo Irmãos Dragneel. As sessões especiais para a criançada acontecerão às 18h e 20h, onde ocorrerá a distribuição de lancheiras, pipoca, algodão doce e picolé.

#Educação 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU TROPEIROS DO SERIDÓ RECEBE VISITA DE GRUPO DE ALUNOS DE CRUZETA

O MUMUTROPS (Museu Municipal Tropeiros do Seridó) com sede no município de São José do Seridó, tem recebido constantes visitas de alunos de escolas públicas de São José e de outras cidades de região, a exemplo da Escola Estadual Otávio Lamartine de Cruzeta -RN.

O grupo de 20 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental era formado por alunos entre 9 e 10 anos. Estas crianças estavam sendo supervisionadas pela professora Jane Góes.

De acordo com a solicitação feita pela escola cruzetense ao Museu de São José do Seridó, o objetivo da visita era o de explorar o conhecimento acerca do museu, seus objetos e suas especificidades, proporcionando aos estudantes lúdico e formativo desenvolvendo princípios de educação patrimonial além da noção de consciência histórica e geográfica.

O MUMUTROPS é coordenado pelo professor José Medeiros Sobrinho (Dedé de Badô) que tem buscado manter viva a história do município através das peças do museu e também com seu acervo foto/histórico.

#Cultura 20/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MUSEU TROPEIROS DO SERIDÓ RECEBE VISITA DE ALUNOS DE ESCOLA DE CRUZETA-RN

O Museu Municipal Tropeiros do Seridó, com sede na Rua Manoel Sabino/ Centro de São José do Seridó, recebeu nesta segunda-feira (19), a visita de alunos de 6º e 7º anos da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros de Cruzeta - RN, acompanhados de suas professoras (Tuylla - história, Fabiana - matemática e Renilda Medeiros - Português).

O objetivo da visita dos alunos e professoras da escola cruzetense ao museu em São José do Seridó foi de compreender a importância do museu como local de proteção da memória coletiva. Informou José Medeiros Sobrinho.

O MUMUTROPS (Museu Municipal Tropeiros Do Seridó) em São José do Seridó é uma das atrações cultural e turística do município criado em 2016 e é dirigido pelo professor José Medeiros Sobrinho (Dedé de Badô). Além do professor Dedé tem também o professor Gentil Pereira de Araújo Neto dando suporte para atender aos visitantes do museu.

O Museu Tropeiros do Seridó é uma instituição cultural que permeia o imaginário coletivo acerca da história do município de São José como um todo, como descreve a professora e atual secretária de Educação e cultura (Juliana Andreia Dantas).

#Planejamento 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REPRESENTANTES DA SEMEC SE REÚNEM COM ARTESÃOS LOCAIS

Na última quinta-feira (15), os artesãos locais e representantes da Secretaria de Educação e Cultura de São José do Seridó - RN (SEMEC) se reuniram na sede da entidade para discutir detalhes sobre a Primeira Mostra do Artesão, na Quinta Cultural, no próximo dia 22 de setembro, em frente à igreja Matriz de São José.

A exposição dos artesãos locais acontece após a novena e ainda contará com apresentação dos artistas da terra no palco José Pio.

Este evento receberá o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Educação e Cultura do município. O espaço onde os artesãos ficarão receberá o nome de Vila do Artesão.

A mostra do artesão de São José do Seridó está sendo organizada pela primeira dama, Ilca Bezerra e a coordenação municipal de cultura.

#Turismo 17/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC MAIOR FESTIVAL DE ROCK DO INTERIOR DO RN ACONTECERÁ NESTE SÁBADO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Um dos maiores eventos da programação social da Festa de São José, em São José do Seridó, acontecerá neste sábado (17), na Praça de Eventos Edilza Dias, a partir das 22h. Em sua 11a edição, o Bonita Rock terá como atrações as bandas CDC, Ritornellos e Cléo Lima. A grande atração da noite será Joãozinho Dantas.

"Conseguimos viabilizar uma excelente programação com shows na Praça de Eventos Edilza Dias, que agradará a todos os públicos", avaliou Jackson, lembrando que a programação da festa também conta com Cavalgada e Corrida de Jegues, além da parte religiosa, dentre outras programações sociais.

Ainda de acordo com o gestor municipal, a festa de 2022 tem como slogan "Viva a tradição mais bonita do Brasil". Para Jackson Dantas, a ideia é reacender em cada são-josé-seridoense, presente ou ausente, a chama do espírito festivo e de confraternização, tradicionais da festa do padroeiro São José, que ficaram adormecidos em virtude dos dois anos de pandemia de Covid-19.

OUTROS EVENTOS

18/09 (domingo):

•Cavalgada - Locução: Mozanir Gomes. Aboiadores: Raimundo, Clesinho e Ciza. Local: Badaruco. Horário: 9h;

•Forró do Vaqueiro: Nara Castro. Local: Praça de Eventos. Horário: 12h;

•Feirinha - Naldinho Cunha e Henry Freitas. Local: Praça de Eventos. Horário: 14h;

23/09 (sexta):

•Corrida de Jegues - Assis Cirilo, Vinícius Celestino e Forró Loketa. Local: Parque Adilson Costa. Horário: 15h;

•Sexta da festa - Arrocharme, Eric Land e Giullian Monte. Local: Praça de Eventos. Horário: 22h;

24/09 (sábado):

•Sábado da festa - Giannini Alencar, Cavaleiros do Forró e Litto Lins. Local: Praça de Eventos. Horário: 22h;

#Festa 13/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DIVULGA ATRAÇÕES DA FESTA DE SÃO JOSÉ 2022

Após dois anos sem eventos na festa do padroeiro, em virtude da pandemia de COVID-19, a Gestão Municipal de São José do Seridó realizará, em 2022, a maior festa de setembro de todos os tempos. O evento acontecerá entre os dias 15 e 25 de setembro, com shows artísticos na Praça de Eventos Edilza Dias, dentre outras programações.

"É com muita alegria que apresentamos à nossa São José do Seridó a programação oficial das bandas que se apresentarão, na Praça de Eventos Edilza Dias, durante a nossa festa do padroeiro de 2022", frisou o prefeito Jackson Dantas.

Ainda de acordo com o gestor municipal, a festa de 2022 terá como slogan "Viva a tradição mais bonita do Brasil". Para Jackson Dantas, a ideia é reacender em cada são-josé-seridoense, presente ou ausente, a chama do espírito festivo e de confraternização, tradicionais da festa do padroeiro São José.

"Conseguimos viabilizar uma excelente programação com shows na Praça de Eventos Edilza Dias, que agradará a todos os públicos", avaliou Jackson, lembrando também que, além das atrações na Praça de Eventos, a programação contará com as tradicionais Cavalgada e Corrida de Jegues, além da parte religiosa.

PROGRAMAÇÃO

17/09 (sábado):

•Bonita Rock - Joãzinho Dantas, CDC, Ritornellos e Cleo Lima. Local: Praça de Eventos. Horário: 10h;

18/09 (domingo):

•Cavalgada - Locução: Mozanir Gomes. Aboiadores: Raimundo, Clesinho e Ciza. Local: Badaruco. Horário: 9h;

•Forró do Vaqueiro: Nara Castro. Local: Praça de Eventos. Horário: 12h;

•Feirinha - Naldinho Cunha e Henry Freitas. Local: Praça de Eventos. Horário: 14h;

23/09 (sexta):

•Corrida de Jegues - Assis Cirilo, Vinícius Celestino e Forró Loketa. Local: Parque Adilson Costa. Horário: 15h;

•Sexta da festa - Arrocharme, Eric Land e Giullian Monte. Local: Praça de Eventos. Horário: 10h;

24/09 (sábado):

•Sábado da festa - Giannini Alencar, Cavaleiros do Forró e Litto Lins. Local: Praça de Eventos. Horário: 10h;

#Educação 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SCFV de São José do Seridó realizou um belíssimo desfile cívico no último dia 06 de setembro.

Os grupos de crianças, adolescentes e idosos desfilaram de acordo com a temática "As expressões de um Brasil profundo", tema adotado pela gestão municipal neste ano de 2022.

Os grupos de crianças homenagearam Dom Pedro I e o município de São José do Seridó com fotografias do seu cotidiano.

Os grupos de adolescentes do SCFV e do NUCA trouxeram um pelotão de mendigos denunciando a fome e a Desigualdade Social no país, e outro pelotão homenageou o projeto A Bola da Vez da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

O pelotão do grupo de Idosos Isabel Theodomira Pereira homenageou os seus antepassados, trazendo objetos que marcaram a sua convivência familiar no passado.

O prefeito Jackson Dantas e o vice prefeito Ricardo Medeiros assistiram ao desfile e declararam terem ficado emocionados com o que viram na avenida.

O desfile do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi planejado e executado pela equipe SCFV e CRAS tendo a frente os educadores Melquides Medeiros, Luanna Monalisa e Givanildo Vasconcelos.

Os adolescentes do SCFV da zona rural Caatinga Grande homenagearam os projetos Pró sertão e Agro Sertão que têm incentivado a promoção do retorno da cultura algodoeira na comunidade.

O FIA - Fundo da Criança e do Adolescente em sua participação no desfile cívico trouxe para praça pública a representação da oficina de Canto e Coral realizada com crianças da comunidade.

#Educação 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ENCERRADA A SEMANA CÍVICA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ COM DESFILE DESTE 7 DE SETEMBRO

Escolas Estaduais e Municipais de São José do Seridó concluíram a semana cívica com desfile pelas ruas da cidade. A concentração começou às 7h00 na lateral da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Seridó/RN, definiu a programação da Semana da Pátria, com o tema "São José do Seridó: Expressões de um Brasil Profundo", que contou com diversos eventos, começando no dia 1 de setembro, com hasteamento das bandeiras no palco cultural José Pio e concluiu com o desfile cívico no dia 7.

Além desses dias, teve na sexta-feira (2) o intercâmbio cívico na comunidade Caatinga Grande às 7h00, no domingo (4) houve o encontro das fanfarras na praça de eventos Edilza Dias Costa, no Bairro Beira Rio às 17h00, onde estiveram presentes a anfitriã Fanfarra Jacó Libânio, Fanfarra de São João do Sabugi, de Jardim de Piranhas e Carnaúba dos Dantas.

Na terça-feira (6) aconteceu o desfile da educação infantil, externato Letrinhas Amigas e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), com concentração em frente ao CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria de Medeiros Dantas às 16h30.

Nesta quarta-feira, 7 de setembro de 2022, tivemos o desfile cívico, às 7h00 com concentração na lateral da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, desfile pelas ruas da cidade, passando pelo Palco José Pio onde o prefeito Jackson Dantas, o vice Ricardo Medeiros, vereadores e secretários municipais puderam acompanhar o desfile com apresentação das Fanfarras Jacó Libânio e Filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó, além da Banda Marcial Flor de Liz da Escola EMCAS da cidade de Cruzeta, finalizando assim mais uma semana cívica em São José do Seridó.

''Enquanto Secretária estou imensamente realizada e emocionada com as atividades desenvolvidas na Semana da Pátria. As instituições trouxeram para as ruas de nossa cidade expressões profundas de saberes diversos, realidades e muita criatividade. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos, indistintamente, que fizeram parte desse momento tão grandioso e rico em arte, cultura e conhecimento.'' Comemorou Juliana Andréa Dantas, Secretária Municipal de Educação e cultura.

#Educação 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ ADERE AO PROJETO MPT NA ESCOLA
#Educação 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC DEFINE A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Seridó/RN, definiu a programação da Semana da Pátria, que contará com diversos eventos, começando no dia 1 de setembro e terminando com o desfile cívico no dia 7.

Esse ano o desfile terá como tema: SÃO JOSÉ DO SERIDÓ: EXPRESSÕES DE UM BRASIL PROFUNDO.

A programação inicia na quinta feira (1) com hasteamento das bandeiras no palco cultural José Pio às 7 horas da manhã seguindo na sexta feira (2) com intercâmbio cívico na comunidade Caatinga Grande às 7 horas da manhã.

Na segunda feira (4) terá encontro das fanfarras na praça de eventos Edilza Dias Costa, no Bairro Beira Rio às 17 horas. Na terça-feira (6) desfile da educação infantil, externato Letrinhas Amigas e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Concentração em frente ao CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria de Medeiros Dantas às 16h30mn.

Na quarta feira dia 7 de setembro de 2022, desfile cívico, às 7 horas da manhã com concentração na lateral da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, finalizando a Semana Cívica em São José do Seridó.

#Educação 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZARÁ O SEMINÁRIO EDUCACIONAL FAMÍLIA E ESCOLA

A Secretaria de Educação e Cultura do município de São José do Seridó estará realizando no próximo dia 27 de agosto de 2022 o Seminário Educacional Família e Escola: "Uma Aproximação Necessária".

O seminário acontecerá nas escolas municipais, espaço da arte e no campo de futebol das 7 às 9 horas da manhã. A programação é composta por palestras, atividades internas, brincadeiras, circuito esportivo, aula de zumba, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO

Centro de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas: Atividades internas com a comunidade escolar e exposição de trabalhos realizadas pelos alunos;

Unidade de Ensino José Cirilo Alves: Palestra para os pais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Atrações para os alunos: cama elástica, brincadeiras e distribuição de pipoca, picolé e algodão doce.

Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas: Palestras Motivacionais para os pais; Circuito esportivo no Campo de Futebol; Aula de Zumba no Ginásio de Esportes e distribuição de picolés.

''A realização do Seminário Família e Escola, é um evento de grande relevância para todos que fazem parte da educação. A família tem um papel essencial na construção do caráter e personalidade dos filhos. As instituições de ensino são responsáveis por proporcionar conhecimento e vivencias diferenciadas.'' Comentou a professora Juliana Andréa Dantas, secretária Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó-RN.

#Educação 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZARÁ A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MULTIPLA

Com o tema "Superar barreiras para garantir a inclusão", a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó-RN, estará realizando, dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma programação voltada a discursão deste tema com várias ações.

Na segunda-feira (22), serão realizados acolhimento e panfletagem nas escolas a partir das 7 horas e as 18horas e 30 minutos na Câmara de vereadores.

A pauta focará, na necessidade e a importância do Conselho no combate à violação dos direitos das pessoas com deficiência e a criação do Conselho da Pessoa com Deficiência no município de São José do Seridó.

Na terça-feira (23), a professora Daguia Araújo, a assistente social Maíra Costa e a psicóloga Maria Hemília, estarão na Rádio Bonita FM, no programa Jornal da 87 debatendo sobre o tema.

A programação prossegue na quarta-feira (24) com caminhada inclusiva pelas ruas de São José do Seridó com saída às 7 horas e 30 minutos da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas até o Mercado Público. Na quinta-feira (25) acontecerá palestra no auditório da Escola Estadual Professor Raimundo Silvino da Costa, às 19 horas, com o palestrante motivacional, Edilson Jesus, com o tema "O verdadeiro sentido da vida''.

Por fim, haverá um Coffee Break encerrando-se assim a programação voltada para Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

#DireitosHumano 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZARÁ A CAMPANHA AGOSTO LILÁS

Uma parceria entre As Secretarias de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Educação e Cultura (SEMEC) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) estarão realizando ações intersetoriais dentro da programação do agosto lilás entre o dia 15 a 31 de agosto de 2022, a campanha "Agosto Lilás" que tem por objetivo a conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Haverá uma extensa programação, onde no dia 31 de agosto o evento culminará com a II Marcha das Violetas, com a realização de aula de zumba, na Praça de Eventos Edilza Dias, localizada no bairro Beira Rio.

PROGRAMAÇÃO

Dia 15/08

Abertura da Campanha na Rádio Bonita FM

Responsável: Secretária de Assistência Social Suzete Pereira e Francisco Ezequiel (Assistente Social)

Local: Rádio Bonita FM

Horário: 12 h

Roda de conversa com grupos PAIF

Responsáveis: Sandra Rosário (Assistente Social) e Silvia Raquel (Psicóloga)

Local: Serviço de Convivência do Assentamento Seridó

Horário: 13h 30

Dia 16/08

Grupo Informativo sobre a campanha com alunos do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental

Responsáveis: Maria Hemília (Psicóloga) e Maíra Costa (Assistente Social)

Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

Horário: Tarde

Dia 17/08

Dinâmica de grupo com crianças do PAIS/CRAS

Responsáveis: Luanna Monaliza (Orientadora Social) e Sílvia Raquel (Psicóloga)

Local: CRAS

Horário: 13h 30

Roda de conversa com grupo de gestantes sob o tema "Violência contra a mulher sob o prisma da enfermagem"

Responsável: Bárbara Cristiane (Enfermeira)

Local: Secretaria Municipal de Saúde

Horário: 18 h

Dia 18/08

Entrevista com psicóloga sobre a temática.

Responsável: Taís Nóbrega (Psicóloga)

Local: Rádio Bonita FM

Horário: 12 h

Dia 19/08

Grupo Informativo sobre a campanha com alunos do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental

Responsáveis: Maria Hemília (Psicóloga) e Maíra Costa (Assistente Social)

Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

Horário: Manhã

Dia 22/08

Dinâmica sobre a temática pais e crianças do grupo PAIS/CRAS

Responsáveis: Luanna Monaliza (Orientadora Social) e Sílvia Raquel (Psicóloga)

Local: CRAS

Horário: 7h 30

Dia 23/08

Programa Saúde na Escola - Peça Teatral Casos de Família com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

Responsável: Jaiane Fabíola (Enfermeira)

Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

Dia 24/08

Divulgação de vídeo educativo do NUCA de São José do Seridó

Responsáveis: Melquides Medeiros (Mobilizador do NUCA)

Local: Instagram - semthassjs

Facebook: semthassjs@gmail.com

Dia 29/08

Panfletagem nas fábricas da cidade

Responsável: Equipes SEMTHAS/CRAS

Local: Fábricas da cidade

Horário: 09 h

Dia 31/08

II Marcha das Violetas com zumba na Praça de Eventos

Participação de Leandro Silva (Educador Físico), Ana Cláudia (Orientadora em Dança) e testes rápidos de HIV, glicose e verificação de pressão arterial.

Responsáveis: Equipes SEMTHAS/CRAS/SEMEC

Local: Saída do Pórtico de entrada da cidade até a Praça de eventos.

#Educação 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS REALIZA PROJETO “FAMÍLIA NA ESCOLA”

A Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas sediou, nesta sexta-feira (5), o "Família na Escola"; projeto desenvolvido por esta instituição de ensino que tem o objetivo de fortalecer os laços entre comunidade escolar e famílias dos alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Dantas, o "Família na Escola" proporcionou um dia de acolhimento e interação com apresentações culturais, diálogos e exposição de trabalhos produzidos pelos estudantes da instituição.

"Enquanto educadora me sinto imensamente feliz em partilhar saberes, fazeres, memórias e os valores das famílias e comunidade, onde reafirmamos nosso compromisso com a educação de nosso município", destacou Juliana Andréa Dantas.

#Controle 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC RECENSEADORES DO IBGE INICIARÃO ATIVIDADES NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Para saber quantos somos, como vivemos, onde vivemos e quais mudanças aconteceram em nosso município, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará, na próxima segunda-feira (01/08), em São José do Seridó, o Censo Demográfico 2022, que acontecerá em todo território nacional.

De acordo com Sancleia Lima de Morais, agente censitária municipal, as mudanças em São José e em todo país foram significativas, nesta última década, com a ocorrência de novas tecnologias, mudanças demográficas e deslocamento populacional.

"Considerando esse cenário é importante perguntar que desafios essas alterações representam? Qual o retrato atual do povo brasileiro e da população de São José do Seridó?", pontuou Sancleia Lima de Morais.

Por fim, ainda de acordo com a agente, todas as informações prestados pela população será de caráter sigiloso e estatístico, e nenhuma destas informações será ligada diretamente ao participante do Censo Demográfico.

#Educação 26/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ALUNOS DA UNIDADE DE ENSINO JOSÉ CIRILO ALVES PARTICIPAM DE AULA DE CAMPO E VISITAM INSTITUIÇÕES EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Nesta quarta-feira (25) os alunos do 4º e 5º anos da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, da Comunidade Caatinga Grande, participaram de aula de campo na sede do município, onde tiveram acesso a fontes históricas nas diversas instituições visitadas.

"Esta aula de campo faz parte do Projeto ‘História e Memória da Fazenda Seridó', que vem sendo desenvolvido desde o ano passado com os alunos da escola José Cirilo", frisou a secretária municipal de Educação e Cultura, Juliana Dantas, frisando que as instituições visitadas foram o Cartório Único, o Museu Municipal Tropeiros do Seridó (MUMUTROPS) e a Escola Estadual Jesuíno Azevedo.

Ainda de acordo com Juliana Dantas, na Escola Jesuíno Azevedo encontra-se o arquivo com a escrituração escolar da antiga Escola Isolada Dr. Aluízio Alves, primeira instituição escolar a funcionar na sede da antiga Fazenda Seridó.

#Educação 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZA PLANEJAMENTO COM EQUIPE UNIDADE DE ENSINO JOSÉ CIRILO ALVES

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó realizou, na manhã desta segunda-feira (23), o planejamento para o 2º bimestre da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, no Assentamento Seridó (Caatinga Grande).

"O foco foi dado à Semana do Meio Ambiente a ser realizada no próximo mês de junho, assim como a continuidade do Projeto História e Memória da Fazenda Seridó", informou Juliana Dantas, secretária municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó.

Segundo Juliana Dantas, o evento contou com a presença dos coordenadores da SEMEC, Romário Gomes e Enilma Medeiros.

MULTIDISCIPLINAR

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também realizou, nesta segunda-feira, outra ação na Unidade Escolar José Cirilo Alves. Desta vez, a SEMEC encaminhou sua equipe multidisciplinar para trabalhar a proteção das crianças que estudam na instituição.

O Combato ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes foi o tema trabalhado pela psicóloga Maria Hemília com os alunos da unidade educacional.

Ainda de acordo com Juliana Dantas, as profissionais da equipe multidisciplinar, Maria Hemília (psicóloga) e Maíra Cibelle (assistente social), foram as responsáveis por esta ação, que foi direcionada às turmas do Pré I e II, e do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

#Educação 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS É MAIS UM EQUIPAMENTO PÚBLICO RECUPERADO ATRAVÉS DO PROJETO “COLORINDO A TERRA DA BONITA”

Uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb) e de Obras Públicas, Infraestrutura e Trânsito (Semopit) o "Colorindo a Terra da Bonita", que está espalhando cores, vida e alegria em toda São José do Seridó traz pra conhecimento da população local, nesta quarta-feira (22), mais uma importante intervenção.

Desta vez, o trabalho desenvolvido pela equipe de pintores Alcimar Dantas e Valdemir Araújo requalificou a estrutura da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, localizada no centro do município.

"As melhorias estruturais e de embelezamento de equipamentos públicos continuarão sendo feitas e o Projeto, que encantou toda a cidade, ao longo de 2021, além de já apontar resultados positivos em 2022, está sendo aprovado pela população são-josé-seridoense ", afirmou o prefeito Jackson Dantas.

OUTRAS ESTRUTURAS

O "Colorindo a Terra da Bonita" durante a festa do padroeiro São José, em setembro de 2021, revitalizou o meio-fio de todas as ruas e lombadas do centro, além do Jerimum, das faixas de pedestres, das lombadas e dos postes de ferro da avenida Miguel Cirilo.

Além das estruturas anteriores, o Mercado Público, a Praça Justino Dantas, o largo de São José, a Praça de Eventos Edilza Dias, a Praça de Esportes, a Praça Manoel Sabino Filho, a Biblioteca Indústria do Conhecimento Simão José de Medeiros, a Unidade Mista de Saúde Maria Aparecida Dantas e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Caatinga Grande também receberam intervenções do Projeto.

GRAFITE

Outra frente trabalhada pelo "Colorindo a Terra da Bonita", através da arte do grafite, iu o Museu Municipal Tropeiros do Seridó (Mumutrops), os quiosques da Praça de Eventos Edilza Dias, o Campo de Futebol e a Escola Estadual Jesuíno Azevedo. As intervenções foram realizadas pelo grafiteiro natalense, pedagogo e orientador social, Miguel Carcará.

ILUMINAÇÃO

O Projeto também trouxe mais iluminação e vida para o município durante os festejos alusivos ao padroeiro São José e período das festas de final de ano. Na oportunidade, os principais pontos e praças da cidade receberam iluminação decorativa.

#Educação 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC EDUCAÇÃO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ GANHA PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL ESCOLAR

Em reunião nesta segunda-feira (21), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), foi anunciado pela gestora da pasta, Juliana Dantas, que a gestão escolar terá em seu quadro equipe multifuncional com psicóloga e assistente social escolar.

De acordo com Juliana Dantas, as duas profissionais são ex-alunas da rede pública municipal: Maria Hemília (psicóloga) e Maíra Costa (assistente social). "A educação do município comemora mais uma vitória. Conseguimos, através dos esforços da gestão, trazer uma equipe multifuncional", comemorou.

Ainda de acordo com Juliana Dantas, a gestão municipal de São José do Seridó passa a cumprir a lei federal 13.935 que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas da educação básica.

#Educação 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DEBATE COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL NOVO PISO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO

A Gestão Municipal de São José do Seridó, nesta quarta-feira (16), debateu com representantes da classe de professores da rede municipal de ensino o reajuste de 33,24% dado pelo Governo Federal ao Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica.

Com as presenças do prefeito Jackson Dantas, da titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Juliana Dantas e do contador Felipe Pereira, o encontro aconteceu com a comissão de representantes dos professores municipais: Ieda Costa (aposentada), Adélia Costa (Unidade de Ensino José Cirilo Alves), Jalvani Medeiros (Escola Raul de Medeiros Dantas) e Valquiria Araújo (CEMEI).

De acordo com o prefeito Jackson Dantas a reunião foi bastante produtiva onde se dialogou sobre o piso e sobre as finanças da educação municipal. "Construímos uma proposta racional, viável, que está dentro das condições da Gestão Municipal e que, com toda certeza, valorizará nossos profissionais do magistério municipal", avaliou.

Segundo a titular da Semec, Juliana Dantas, a proposta inicial, ofertada pela Gestão Municipal, foi acatada pela comissão. "Ficou acordado que até a próxima sexta-feira (18) a comissão nos dará retorno sobre o posicionamento dos professores da rede municipal de ensino em relação a proposta ofertada pela Gestão Municipal".

#Educação 07/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC DISTRIBUI KIT DE MATERIAL ESCOLAR AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria , de Educação e Cultura (SEMEC) iniciou, nesta segunda-feira (7), de forma totalmente presencial, o ano letivo 2022.

"Todos os alunos matriculados na rede municipal receberam kit de material escolar neste primeiro dia de aulas", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a SEMEC tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária de todos os alunos e profissionais da área da educação na prevenção contra o COVID-19.

#Educação 06/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC ANUNCIA INÍCIO DO ANO LETIVO TOTALMENTE PRESENCIAL

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), anuncia o início do ano letivo estudantil 2022 a partir desta segunda-Feira (7).

"O início das aulas será totalmente presencial. Todos os alunos matriculados na rede municipal receberão o kit de material escolar logo no primeiro dia de aula", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a SEMEC reforça que tem tomado todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária de todos os alunos e profissionais da área da educação na prevenção contra o COVID 19.

#Educação 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC CONTAS 2021 DO FUNDEB MUNICIPAL FORAM APROVADAS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) de São José do Seridó se reuniu na última quinta-feira (27), na Sede dos Conselhos, para analisar a prestação de contas do Fundo referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021.

"O FUNDEB é um importante instrumento de gestão que tem como objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação, com vistas ao financiamento da educação básica, que vai da creche ao ensino médio bem como a educação de jovens e adultos" frisou Mirian Santos, presidente do CACS, mostrando que as contas referentes ao último quadriênio de 2021 (setembro , outubro, novembro e dezembro) foram aprovadas à unanimidade.

Ainda de acordo com Mirian Santos, logo em breve o Conselho dará continuidade as atividades para o ano de 2022, garantindo a participação e o controle social na educação do município.

Também estiveram presentes na reunião: Daniel Gomes (vice-presidente do CACS), Mirian Santos, Jozielma Thaisa (representante do poder público), Denize Cruz e Silva (representante dos professores da educação básica pública), Fabiana Joziane (representante do Conselho Municipal de Educação ) e

Marlete Medeiros (representante da sociedade civil).

#Educação 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ VIVENCIARÁ ENCÂNTICOS PEDAGÓGICOS

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó realizará vasta programação durante os Encânticos Pedagógicos 2022, que terá como tema a "inclusão, ensino e aprendizagem na escola de hoje: alternativas metodológicas".

O evento, que acontecerá entre os dias 02 e 04 de fevereiro, terá abertura no Centro Paroquial Bento XVI. A programação dos Encânticos Pedagógicos 2022 também acontecerá na Escola Raul de Medeiros Dantas e no Centro de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas e José Cirilo Alves

Os Encânticos Pedagógicos consistem em um momento de formação que a SEMEC realiza todos os anos no intuito de trazer uma proposta pedagógica que norteie as atividades didáticas durante o ano letivo", frisou a titular da Secretaria, Juliana Dantas, lembrando que o evento discute o que de mais atual está acontecendo na educação brasileira.

Ainda de acordo com a secretária, durante o evento, será exigido o passaporte vacinal bem como o uso de máscara, álcool e distanciamento social como forma de contenção e disseminação do Coronavírus.

PROGRAMAÇÃO

02/02 (Quarta-feira)

•7h30 - Café Cultural;

•8h30 - Cerimônia de abertura;

•9h15 - Palestra: Sou quem sou, para?. Palestrante: Eloísa Lima (Professora, Mentora e Palestrante). Local: Centro Paroquial Bento XVI. Público-alvo: todos os servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

•10h45 - Palestra: Inclusão, Ensino e Aprendizagem na Escola de Hoje: Alternativas Metodológicas. Palestrante: Claudio Cavalcante (Mestre em Arte Educação - UFRN). Local: Centro Paroquial Bento XVI. Público-alvo: professores, auxiliares, supervisores, coordenadores e gestores;

Oficinas para o Ensino Fundamental

•14h - Sala de Aula Invertida. Palestrante: Fátima Oliveira (Mestranda em Ciências da Educação | ULHT - Portugal);

•15h30 - Intervalo;

15h45 - Aprendizagem Baseada em Projetos. Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas. Público-alvo: professores e auxiliares do Ensino Fundamental da Rede Municipal;

Oficina para a Educação Infantil

•7h30min - Musicalização na Educação Infantil. Palestrante: Dalva Sousa.

Local: Centro de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas. Público-alvo: professores e auxiliares da Educação Infantil da rede municipal;

Oficina para o Ensino Fundamental

•7h30min - Aprendizagem Investigativa e as NTICS. Palestrante: Carlos Jorge de Araújo Medeiros. Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas. Público-alvo: professores e auxiliares do ensino fundamental da rede municipal;

•9h - Intervalo;

•9h30min - Encontro com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN - SINTE/RN. Local: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas. Público-alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino;

Oficina para a Educação Infantil

•14h - Tecnologia na Educação Infantil. Palestrante: Fátima Oliveira (Mestranda em Ciências da Educação | ULHT - Portugal). Local: Centro de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas. Público-alvo: Professores e Auxiliares da Educação Infantil da Rede Municipal;

•15h - Reunião administrativa com diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino. Local: Gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura;

04/02 (Sexta -feira)

•7h30min - Planejamento Pedagógico em cada unidade de ensino da rede municipal de ensino;

#Educação 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL PARABENIZA SÃO-JOSÉ-SERIDOENSES APROVADOS NO IFRN

Conhecedora da importância do ensino técnico de excelência oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) na formação educacional de jovens, a Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), parabeniza todos os 13 aprovados no processo seletivo da Instituição.

"Tivemos a alegria de termos um número expressivo de jovens são-josé-seridoenses aprovados no IFRN. Nossa gestão à frente da SEMEC tem se esforçado ao máximo para proporcionar melhores condições aos nossos alunos que estão em fase de transição entre o ensino fundamental e o médio", frisou a titular da pasta, Juliana Dantas, mostrando que a Gestão Municipal de São José do Seridó inovou no ano de 2020, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, quando criou o cursinho preparatório Pré-IFRN, voltado aos alunos que estão concluindo o ensino fundamental.

Ainda de acordo com a secretária, os alunos do nono ano do ensino fundamental da Escola Raul de Medeiros Dantas que mostraram interesse em estudar no IFRN e se interessaram pelo cursinho, receberam aulas de reforço em português, matemática e redação.

APROVADOS

Eduardo Robson Costa - Eletrotécnica

George Kauan Santos de Medeiros - Informática

Ingryd Cibele Silva de Azevedo - Informática

Kaiky Kierving Dantas Santos - Informática

Mateus Lucena Pereira - Informática

Emanuela Beatriz de Araujo Costa - Têxtil

Evelyn Thaís Santos Medeiros - Têxtil

Graziele Araújo Dantas - Têxtil

Maria Eduarda Costa Silva - Têxtil

Nícolas Vasconcelos Medeiros - Têxtil

Agatta Rayssa Barros Oliveira - Vestuário

Débora Keren Medeiros Araújo - Vestuário

Maria Isabel Dantas de Araújo Brito - Vestuário

#Educação 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REDE MUNICIPAL DE ENSINO INICIARÁ MATRÍCULAS PARA ANO LETIVO DE 2022

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó iniciará as matrículas para o ano letivo de 2022 a partir da próxima segunda-feira (17).

Os interessados deverão procurar a Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas e a Unidade de Ensino José Cirilo Alves até 21 de janeiro, no horário que compreende 7h e 13h.

"Cada Unidade de Ensino terá um cronograma diferente para a realização das matrículas de nossos alunos", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

RAUL DE MEDEIROS DANTAS

•17/01 - matrícula para alunos que cursarão o 1º ano;

•18/01 - matrícula para alunos que cursarão o 2º e 3º anos;

•19/01 - matrícula para alunos que cursarão o 4º e 5º anos;

•20/01 - matrícula para alunos que cursarão o 6º e 7º anos;

•21/01 - matrícula para alunos que cursarão 8º e 9º anos;

CEMEI

•17/01 - início de matrícula para alunos novatos.

•18/01 - matrículas para o berçário 1 e 2;

•19/01 - matrículas para a Creche 1 e 2;

•20/01 - matrículas para o pré 1 e 2;

•21/01 - matrículas para os retardatários;

UNIDADE DE ENSINO JOSÉ CIRILO ALVES

O cronograma será livre.

#Cultura 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC CONCERTO CULTURAL “NATAL DE ENCONTROS” ENCANTARÁ SÃO-JOSÉ-SERIDOENSES NESTA QUINTA-FEIRA

Dentro da programação das festas de final de ano, em São José do Seridó, nesta quinta-feira (23), às 19h, acontecerá o Concerto Cultural "Natal de Encontros".

O evento, que está sendo organizado pela Secretaria de Educação e Cultura (Semec), com apoio da primeira dama, Ilca Bezerra, acontecerá no Palco Cultural José Pio.

As apresentações ficarão por conta da Escola de Safona Raimundo Florentino, Filarmônica Jimmy Brito, grupo de dança e sanfoneiro Vinicius Celestino.

"Tivemos a preocupação de preparar um evento que acolha todos os são-josé-seridoenses e o Concerto Cultural ‘Natal de Encontros' vem pra marcar nosso recomeço, nossa volta à normalidade após quase dois anos de pandemia e distanciamento", destacou a titular da Semec, Juliana Dantas.

#Educação 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZOU SUA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó realizou, nesta quinta-feira (23), no Centro Paroquial Bento XVI, a IV Conferência Municipal de Educação. Na edição deste ano, o evento debateu a "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira".

"A IV Conferência Municipal de Educação serviu de embasamento para que nós possamos discutir e construir uma educação de qualidade mediante políticas públicas educacionais", explicou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a IV Conferência Municipal de Educação foi um espaço democrático que envolveu a comunidade escolar e a sociedade civil organizada. "Nossa Conferência produziu em torno de 65 propostas que nortearão as Conferências Estadual e Nacional de Educação em 2022", pontuou.

TEMAS

Os grandes pontos debatidos na IV Conferência Municipal de Educação foram: "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira"; "PNE 2024-2034: avaliação de diretrizes e metas"; "Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação"; e "Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção".

REPRESENTANTES

Foram destaques na abertura do evento: o vice-prefeito, Ricardo Medeiros; o presidente do CMDCA, Daniel Gomes; a representante do Fundeb, Miriam Santos; a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Daguia de Josimar; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Sales de Medeiros Neto; a secretária-geral da Conferência, professora Enilma Medeiros; e a secretária Juliana Dantas.

#Educação 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC BIBLIOTECA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO RETOMA ATIVIDADES APÓS REVITALIZAÇÃO

A Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento Simão José de Medeiros, localizada nas Travessa Elias Vieira, reabriu suas portas, nesta terça-feira (14), após passar por restauração em sua estrutura física. O equipamento está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

Para a titular da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Juliana Dantas, a Gestão Municipal de São José do Seridó não mediu esforços para viabilizar as melhorias necessárias que garantiram a reabertura do equipamento.

"Toda a população são-josé-seridoense pedia a recuperação daquela estrutura. Não só a fizemos como também ampliamos o acervo de livros em parceria com o SESI", destacou a secretária, externando sua satisfação pela viabilização do pleito em questão.

FUNCIONALIDADE

A Indústria do Conhecimento é um centro multimeios implantado em indústrias ou em suas proximidades, que está à disposição dos trabalhadores, de seus dependentes e da comunidade. Essa iniciativa tem como objetivo promover o acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e de pesquisa.

A Indústria do Conhecimento apoia os projetos e programas educacionais oferecidos pela indústria onde está instalada, além de promover atividades culturais. Seus ambientes são projetados para facilitar a acessibilidade física e oferecem boas condições para leitura e estudo, acesso a tecnologias e horário de funcionamento adequado para os trabalhadores.

#Educação 10/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REUNIÃO ADMINISTRATIVA DA SEMEC APROVOU CALENDÁRIO LETIVO 2022 PARA SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Durante reunião administrativa, nesta quinta-feira (9), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó, foi aprovado o calendário letivo de 2022. A reunião contou com a presença de diretores, coordenadores e supervisores das redes municipal e estadual de ensino.

"Apresentamos o protótipo do calendário escolar 2022 para análise e aprovação dos gestores que fazem parte das redes municipal e estadual. Na oportunidade, também apresentamos a proposta pedagógica que norteará o ano de 2022 na rede municipal", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a expectativa está sendo muito positiva e promissora para que em 2022 as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia sejam sanadas.

#Educação 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC ANTECIPA MATRÍCULAS PARA ESTUDANTES COM NEE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó abriu para esta quarta-feira (8) e quinta-feira (9) a matrícula para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

"Nesta quarta (8) o atendimento será para alunos que renovarão suas matrículas. Já amanhã (quinta, 9), será para alunos novatos", esclareceu a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, a antecipação das matrículas segue orientação do Plano Nacional de Educação (PNE).

#Educação 01/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC INFORMA SOBRE TRANSPORTE GRATUITO PARA ALUNOS QUE FARÃO PROCESSO SELETIVO DO IFRN

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó informa aos alunos que farão o processo seletivo para ingresso no IFRN, no próximo domingo (5), que os mesmos devem procurar a Escola Raul de Medeiros Dantas, até amanhã (quinta-feira, 2), para cadastro no transporte gratuito.

"A exemplo do ENEM, a Gestão Municipal disponibilizará kit [água, barra de cereal, chocolate e caneta] e transporte gratuito para os alunos da rede municipal que desejarem fazer a prova de ingresso no IFRN", frisou a titular da SEMEC, Juliana Dantas, lembrando que a Gestão Municipal de São José do Seridó viabilizou, ao longo de 2021, cursinho direcionado aos alunos do 9º ano com foco no IFRN.

Ainda de acordo com a secretária, os interessados também podem contactar a Escola Raul através do telefone (84) 3479-2364.

#Educação 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC JOVENS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ RECEBEM TOTAL APOIO DA GESTÃO MUNICIPAL DURANTE O ENEM

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), deu total apoio a 80 jovens que participaram, nos últimos dois domingos de novembro (21 e 28), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

"Disponibilizamos ônibus para transportar estes alunos para a cidade de Caicó e presenteamos os participantes com alguns mimos", disse a titular da SEMEC, Juliana Dantas.

Outra ação direcionada aos alunos que participaram das provas do ENEM foi a realização de aulões de revisão, iniciativa viabilizada numa parceria com os professores Dirceu e Rosângela Soares, e Paróquia local. Os aulões aconteceram no Centro Pastoral Bento XVI.

#Cultura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC FILARMÔNICA JIMMY BRITO PARTICIPOU DE ENCONTRO DE BANDAS EM SÃO FERNANDO

Na última sexta-feira (19), dentro das festividades alusivas à padroeira de São Fernando, Nossa Senhora do Patrocínio, aconteceu o encontro de bandas filarmônicas, evento que contou com a participação da filarmônica Jimmy Brito e de outras quatro bandas dos municípios de São Fernando, Jardim de Piranhas, Carnaúba dos Dantas e Timbaúba dos Batistas.

A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Juliana DANTAS, presente no evento, classificou a apresentação da banda são-josé-seridoense como verdadeiro espetáculo de música, afinação, arte e autenticidade. "Sob a batuta do maestro Fernando Luiz, nossa filarmônica encantou a todos que prestigiavam a festa da padroeira de São Fernando", afirmou.

Na ocasião, o prefeito Jackson Dantas e a primeira Dama Ilca Bezerra prestigiaram a apresentação da Filarmônica Jimmy Brito.

APOIO

A filarmônica Jimmy Brito é uma importante instituição cultural de São José do Seridó, coordenada pela ACCAS (Associação de Cantores, Compositores e Artistas Semelhantes) e que recebe apoio da Gestão Municipal.

#Educação 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC AULÕES GRATUITOS PARA O ENEM SERÃO REALIZADOS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em parceria com o curso preparatório CAP e a Paróquia de São José, oferecerão aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nesta sexta (19) acontecerá aulão de redação e na próxima sexta-feira (26) acontecerá aulão de matemática. Os aulões serão ministrados, respectivamente, pelos professores Dirceu e Rosângela Soares, e acontecerão no Centro Paroquial Bento XVI, às 19h.

"As vagas serão ilimitadas e gratuitas. Pedimos apenas que os interessados façam suas inscrições para podermos ter o controle do material", destacou o professor Dirceu Soares, orientando que as inscrições deve ser realizadas através do (84) 98628-8494, (84) 98741-8121 e (84) 98630-6349.

Ainda de acordo com Dirceu Soares, os organizadores dos aulões solicitam a doação de um quilo de alimento, por parte dos alunos, para que estes possam ser destinados as famílias carentes do Município.

Após a conclusão dos aulões do ENEM, esta parceria entre Gestão Municipal, CAP e Paróquia também viabilizará aulões preparatórios para os jovens que desejarem ingressar no IFRN.

#Educação 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Gestão Municipal disponibilizará transporte gratuito para estudantes durante ENEM 2021

Buscando facilitar a logística e apoiar os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2021, a Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), disponibilizará, mais uma vez, transporte gratuito.

De acordo com a titular da SEMEC, Juliana Dantas, ao todo, serão disponibilizadas três linhas para um total de 80 alunos cadastrados. "Os transportes sairão neste e no próximo domingo, respectivamente, dias 21 e 28 de novembro, às 11h, da Escola Estadual Jesuíno Azevedo", esclareceu a secretária.

É a segunda vez, só este ano, que a gestão apoia os alunos do ENEM. Desta vez, com a casa já em ordem, ofereceremos um mimo aos estudantes", adiantou a secretária, apontando que os kits serão compostos por caneta, barra de cereal, chocolate e água.

ROTAS

As linhas organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura seguirão três rotas:

• Zona Norte 1 - alunos que farão o Exame no IFRN;

• Zona Leste e Centro 1 - alunos que farão prova na UFRN, Escola José Augusto, Escola Senador Guerra e Educandário Santa Terezinha;

• Zona Norte 2, Centro 2 e Bairro Paraíba - alunos que prestarão o Exame na Escola Antônio Aladim, Cuca, CEIS e Vilagran.

#Educação 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC *UNIDADE DE ENSINO JOSÉ CIRILO ALVES RECEBEU O PROFESSOR JOÃOZINHO TRAJANO DENTRO DO PROJETO “HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FAZE

Em andamento ao projeto História e Memória da Fazenda Seridó a Unidade de Ensino José Cirilo Alves, situada na comunidade Caatinga Grande, recebeu, nesta quarta-feira (17), o professor Joãozinho Trajano, que abordou as mudanças na paisagem e nos meios de produção na comunidade.

A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Juliana Dantas, acompanhou a ação juntamente com os coordenadores Romário Gomes e Enilma Medeiros, com a diretora da Unidade de Ensino, Maria Adélia e com os demais professores que compoem o corpo docente daquela Unidade de Ensino.

''O projeto tem proporcionado o conhecimento do lugar, das origens, das histórias e das memórias. No contexto atual, é necessário criarmos laços de identidade com o local para expandirmos o global", destacou a secretária Juliana Dantas.

#Educação 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC CEMEI DE SÃO JOSE DO SERIDÓ DESENVOLVE PROJETO COM FOCO NA HERANÇA AFRICANA

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas está realizando projeto pedagógico com tema "cultura afro-brasileira: a herança africana que construiu os nossos costumes e tradições".

"O projeto busca proporcionar um ambiente de aprendizagem que valorize a diversidade étnico-racial e que estimule os pequenos a buscar suas próprias histórias", destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a gestora, o CEMEI resolveu desenvolver este projeto, através de contação de histórias, no intuito de ajudar na formação de cidadãos mais conscientes e agentes no combate ao preconceito.

#Educação 10/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC INTERESSADOS EM USAR TRANSPORTES DO MUNICÍPIO PARA O ENEM DEVEM PROCURAR SEMEC ATÉ 17/11

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó informa aos interessados em utilizar os transportes municipais para o ENEM 2021 que estes devem apresentar o cartão de confirmação do Exame, na sede da referida Secretaria, até a próxima quarta-feira (17).

"Mais uma vez a Gestão Municipal disponibilizará ônibus gratuitos aos estudantes que realizarão as provas do ENEM para que estes possam se deslocar com segurança até a cidade de Caicó", lembrou a titular da SEMEC, Juliana Andréa Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, o ENEM é a forma mais democrática e a principal maneira de entrada dos jovens no meio acadêmico e, consequentemente, no mercado de trabalho.

"É muito importante a ida do aluno até a sede da SEMEC portando em mãos o cartão de confirmação do ENEM para que possamos montar os roteiros e a logística até os locais de realização de prova", atentou Juliana.

O atendimento ao público da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é de segunda a sexta-feira entre 7h e 13h.

#Educação 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC UNIDADES MUNICIPAIS DE ENSINO REALIZAM PLANEJAMENTO PARA O QUARTO BIMESTRE DE 2021

Levando em consideração que planejar é um elemento essencial para o processo de ensino e aprendizagem, as escolas da rede municipal de ensino de São José do Seridó realizaram, nesta quarta-feira (03), o planejamento para quarto bimestre de 2021. A ação foi acompanhada pela titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Juliana Dantas e pelos coordenadores Romário Gomes e Enilma Medeiros.

"Planejamos as atividades de encerramento do ano letivo. Apresentamos instrumentos para avaliação diagnóstica dos alunos e a busca ativa escolar", destacou a secretária Juliana, reconhecendo que este período de pandemia é desafiador.

O corpo técnico da SEMEC acompanhou as atividades de planejamento em diversas frentes. A secretária Juliana participou do planejamento na Unidade de Ensino José Cirilo Alves, no Assentamento Seridó; enquanto o coordenador Romário Gomes participou na Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas e Enilma Medeiros, no Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas.

#Educação 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC OBRAS DE MONTEIRO LOBATO E ZIRALDO ENRIQUECEM ACERVO DA BIBLIOTECA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

Durante visita a unidade do SESI em São Gonçalo do Amarante, a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó, Juliana Andrea Dantas, adquiriu uma super coleção de livros dos escritores Ziraldo e Monteiro Lobato.

"Não perdi tempo e já fui compartilhar com a criançada, pois a leitura é um caminho de descobertas e oportunidades", comentou a secretária.

A coleção está disponível para leitura, na Biblioteca Indústria do Conhecimento, localizado na travessa Elias Vieira, aa da Praça de Esporte. A biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira entre 13h e 17h.

#Educação 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PROJETO ''HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FAZENDA SERIDÓ'' DESENVOLVE ATIVIDADES COM ALUNOS NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA

A Unidade de Ensino José Cirilo Alves, localizada no Assentamento Seridó (Caatinga Grande), vem desenvolvendo palestras dentro do projeto "História e Memória da Fazenda Seridó". O Projeto acontece em todas as etapas de ensino da Unidade de Ensino José Cirilo Alves.

Nesta quinta-feira (21) a palestra proferida aos alunos ficou por conta do professor Josimar Medeiros, que possui graduação em Geografia pela (UFRN), especializações em Bioecologia (UFRN) e em Geografia do Semiárido (IFRN), mestrado em Engenharia Sanitária (UFRN) doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN).

"Na oportunidade, o professor Josimar fez uma retrospectiva lembrando da época em que lecionou naquela unidade educacional", apontou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Juliana Andrea Dantas, mostrando que o professor também abordou aos alunos sobre o período das culturas do algodão e castanha, e ressaltou a evolução e melhorias pelas quais a comunidade passou nos últimos anos.

Ainda de acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, nesta sexta-feira (22), o Projeto levou ao conhecimento das crianças da Unidade de Ensino José Cirilo Alves experiências vividas por seu Francisco Lima da Silva (Chico de Raimundo Quirino), de 79 anos, em relação à sua atuação na agricultura de sequeiro.

#Educação 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC São José do Seridó vivenciará Mostra Literária 2021

Em decorrência do necessário isolamento social, desde março de 2020, as escolas foram inseridas no formato de ensino remoto e, a partir desta realidade vivida em virtude da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó realizará, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, a Mostra Literária 2021.

"Nossa Mostra terá como tema ‘o lugar da ficção na pandemia'. O evento será um espaço aberto ao mesmo tempo para a imaginação e o realismo tão necessários", destacou a secretária titular da Semec, Juliana Andrea Dantas, mostrando que o evento acontecerá no Palco Cultural José Pio, na praça central Justino Dantas.

Ainda de acordo com a gestora, estudar em casa, por meios eletrônicos ou físicos, foi uma experiência com frutos que ainda estão sendo amadurecidos. "Nem tudo foram espinhos, nem tudo flores e em meio ao medo, às inseguranças e às incertezas, houve espaço para a leitura literária, para o sonho e para a ficção".

#Festa 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC DIA DAS CRIANÇAS NA TERRA DA BONITA MARCA DATA COMEMORATIVA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Gestão Municipal de São José do Seridó realizou, nesta terça-feira (12), evento comemorativo em virtude ao dia das crianças. A programação foi organizada por várias Secretarias Municipais, funcionários da gestão e voluntários locais.

De acordo com o prefeito Jackson Dantas, em um primeiro momento houve a realização de bicicross, no bairro Nova Bonita, entre o Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas e o novo Campo de Futebol e, posteriormente, festa no Palco Cultural José Pio.

"Foi objetivo de nossa gestão proporcionar entretenimento, diversão e inclusão de nossas crianças, principalmente nesta data tão importante que é 12 de outubro, onde comemoramos não só o dia das crianças, mas também o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso país", destacou o prefeito Jackson Dantas.

Os eventos foram acompanhados pelo gestor municipal, vice-prefeito Ricardo Medeiros, vereadores, primeira dama Ilca Bezerra, equipe de gestão e população são-josé-seridoense. De acordo com os organizadores, o Dia das Crianças na Terra da Bonita reuniu mais de 700 participantes que brincaram e se divertiram em São José do Seridó.

#Educação 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL REFORMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA RAUL DE MEDEIROS DANTAS

A Gestão Municipal de São José do Seridó, buscando a valorização profissional e pessoal dos professores e alunos que utilizam a Sala de Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, reinaugurou este espaço na manhã desta quinta-feira (30).

"Nosso intuito é de darmos mais conforto aos atendimentos. Na oportunidade, instalamos ar-condicionado, colocamos piso cerâmico e construímos bancadas que harmonizaram e aperfeiçoaram o ambiente para atendimentos", destacou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Juliana Andréa Dantas, ressaltando o apoio do prefeito Jackson Dantas dado à educação do município.

Ainda de acordo com a secretária, o Atendimento Educacional Especializado funciona como recurso de grande importância para a inclusão escolar de pessoas com deficiência.

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA FAZENDA SERIDÓ

Nesta quarta-feira (29) aconteceu importante atividade no âmbito do projeto "História e Memória da Fazenda Seridó". A ação foi realizada na sede da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, no Assentamento Seridó (Caatinga Grande).

O presidente da associação dos moradores locais, Francisco das Chagas Azevedo, conhecido por Miguelin, deu importante depoimento acerca da história local com ricas informações sobre a fundação da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, instalação do Assentamento Seridó, atividades econômicas da região, dentre outros.

O projeto "História e Memória da Fazenda Seridó" é desenvolvido junto aos alunos da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, visando diversificar o currículo destes.

#Educação 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZA A FORMAÇÃO DO PROALE EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó realizou, nesta terça-feira (21), a formação do Proale (Projeto de Alfabetização e Letramento).

"O Proale tem o objetivo de garantir o letramento e alfabetização matemática de qualidade aos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental", frisou a titular da Semec, Juliana Andréa Dantas, enfatizando que tais ações são de natureza diversa e a ênfase se dá no oferecimento periódico e sistemático de formações aos profissionais envolvidos.

Presentes nos debates em torno do Projeto, estiveram as professoras Jeruza Araújo (coordenadora do Proale), Ana Maria Lima, Maria Nazaré de Lima, Maria Aparecida Costa e Heliana Silva.

#Educação 16/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC REUNIÃO INTERSETORIAL DISCUTIU BUSCA ATIVA ESCOLAR EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

As Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Semec) e do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Semthas), e Conselho Tutelar, em reunião intersetorial, nesta quarta-feira (15), trataram da busca ativa escolar, abordando questões referentes a impactos sociais causados pela pandemia na vida das famílias.

"Os alunos da rede municipal de ensino tiveram notórios prejuízos. Nossa preocupação é identificar as maiores perdas para traçarmos estratégias e sanarmos esses danos", pontuou a titular da Semec, Juliana Andréa Dantas.

Concluída com alguns encaminhamentos, ainda de acordo com Juliana Andréa Dantas, o encontro teve o intuito de fortalecer o trabalho intersetorial da gestão em vista de melhorar o acompanhamento dos serviços prestados aos munícipes são-josé-seridoenses.

Participaram do encontro Romário Gomes( Coordenador do Ensino Fundamental) Francisco Ezequiel( Assistente Social) Iziane(Conselheira Tutelar) Juliana Dantas( Secretária de Educação) e Enilma Medeiros(Coordenadora da Educação Infantil).

#Educação 08/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO ACONTECEU DE FORMA SIMBÓLICA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

O desfile cívico em alusão à Independência do Brasil aconteceu nesta terça-feira (7), em São José do Seridó, de forma simbólica, em virtude da pandemia de COVID-19. O evento iniciou às 7h30, ao lado da igreja matriz de São José e percorreu a rua Manoel Teodoro no entorno da praça Justino Dantas. As apresentações foram encerradas no Palco Cultural José Pio.

"O evento alcançou as expectativas e, se Deus permitir, no próximo ano o evento será bem maior com o fim da pandemia", frisou a titular da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Juliana Andrea Dantas, destacando que os pelotões mostraram o atual momento causado pela pandemia de COVID-19 e como a humanidade deve se reinventar em tempos pandêmicos.

Participaram do desfile: Filarmônica Jimmy Brito, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), idosos do Palácio da Sabedoria, agentes comunitários de saúde e comunidade escolar do CEMEI Maria de Medeiros Dantas, da Escola Raul de Medeiros Dantas e da Unidade de Ensino José Cirilo Alves. A responsável pelo setor de imunização contra a Covid-19, Betinha Macedo, foi um dos destaques do desfile.

O palanque de autoridades foi formado pelo prefeito Jackson Dantas, primeira dama Ilca Dantas, secretária Juliana Andréa Dantas e vereadores Clayton de Sá, Francisco Sales e Daniel Costa.

#Educação 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZARÁ DESFILE CÍVICO SIMBÓLICO

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó prepara os últimos detalhes para a realização do ato simbólico para o desfile de sete de setembro, que este ano, ainda em virtude da pandemia de COVID-19, não acontecerá em sua plenitude.

Com o tema "Terra amada: em meio ao caos, verás que um filho teu não foge a luta'', o desfile deste ano terá a participação do CEMEI Maria de Medeiros Dantas, da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, Unidade de Ensino José Cirilo Alves e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

"Este importante momento terá início às 7h30 com a formação que ocorrerá entre a igreja matriz e a casa paroquial. Daremos uma volta na praça principal e no palco José Pio executaremos o hino nacional brasileiro e realizaremos o hasteamento das bandeiras", pontuou a titular da Semec, Juliana Andréa Dantas.

#Educação 03/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC UNIDADES EDUCACIONAIS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZAM DESFILE CÍVICO NO ASSENTAMENTO SERIDÓ

Na manhã desta sexta-feira (3) as unidades educacionais de São José do Seridó estiveram reunidas na Unidade de Ensino José Cirilo Alves, localizada no Assentamento Seridó (Caatinga Grande), para realizar o desfile cívico de 07 de setembro, de forma antecipada no local, através de ato de intercâmbio simbólico e representativo.

"Dentro dos limites e possibilidades impostos pela pandemia, foi possível vivenciar a ato de civilidade dos alunos durante o evento", frisou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Juliana Andréa Dantas.

Na oportunidade, o hino nacional brasileiro foi executado em frente à capela de Santa Luzia e a bandeira brasileira foi hasteada pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São José do Seridó, Francisco Sales de Medeiros Neto.

Estiveram presentes no evento: membros da Semec, da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Senthas), alunos da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, e do Centro de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas; Filarmônica Jimmy Brito e Filarmônica Euterpe Jardinense (Jardim do Seridó).

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REALIZARÁ LIVE SOBRE LIMITES E RESPONSABILIDADES DE CONVIVÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó promoverá, nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, no YouTube da Secretaria, o Seminário Escola e Família 2021.

O evento debaterá "os limites e as possibilidades de convivência em tempos de pandemia" e terá como palestrante o médico Diego Brilhante. A mediação dos debates ficará por conta da professora e titular da Semec, Juliana Andréa Dantas.

"Em razão da pandemia de COVID-19 o formato do Seminário teve que ser revisto, porém todos os interessados poderão assistir o mesmo no conforto de suas casas", frisou a secretária.

O evento será realizado através do https://youtu.be/3iNK-UHSEkM.

#Cultura 25/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL AMPLIA AULAS DE SANFONA EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

A Gestão Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), tem incentivado todas as formas artísticas em território bonitense.

Seguindo esta linha, o prefeito Jackson Dantas solicitou a Gilvan do Acordeon, professor de sanfona, que amplie a carga horária de suas aulas, que acontecem semanalmente, nas terças-feiras, no Espaço da Arte, localizado no bairro Beira Rio.

"É satisfatório podermos incentivar os músicos locais a descobrir e aperfeiçoar seu talento. Solicitamos ao professor Gilvan que fossem ampliadas suas aulas. Agora, as aulas ocorrerão duas vezes por semana, nas terças e quintas", frisou o prefeito Jackson Dantas.

#Educação 19/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC GESTÃO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ E FCST CELEBRAM TERMO DE CONVÊNIO PARA SERVIDORES PÚBLICOS

Visando a capacitação dos servidores de São José do Seridó, a Gestão Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) celebrou convênio com a Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST), localizada em Caicó, para a concessão de desconto de até 40% nas mensalidades da Instituição para os servidores municipais de São José do Seridó.

"Este convênio é destinado aos funcionários vinculados ao Poder Executivo Municipal, comissionados ou efetivos", informou a titular da Semec, Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a secretária, os descontos serão aplicados sobre as mensalidades de qualquer curso de graduação e de pós-graduação da FCST, mediante comprovação de vínculo jurídico-administrativo do aluno com a Prefeitura Municipal de São José do Seridó.

De acordo com o prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas, essa é uma forma de incentivo à capacitação e qualificação dos servidores públicos para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelo quadro de profissionais do município.

"A educação é mola mestra de qualquer sociedade e em nossa querida e amada São José do Seridó não é diferente. Nossa gestão não mede esforços para realizar investimentos importantes na área educacional, a exemplo deste convênio celebrado com a Faculdade Católica Santa Terezinha, Instituição renomada no município de Caicó, cidade polo da região Seridó", frisou o gestor.

#Educação 16/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC COMEMORA RETORNO DE AULAS NO FORMATO HÍBRIDO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde, em virtude da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó iniciou, nesta segunda-feira (16), em formato híbrido, o retorno das aulas presenciais no município.

A titular da Semec, professora Juliana Dantas, vibrou com o início das aulas presenciais, recordou os efeitos negativos impostos pela pandemia e comemorou a retomada das aulas em formado híbrido.

''É chegada a hora do recomeço, considerando a necessidade de amenizar os efeitos negativos impostos ao desenvolvimento escolar dos alunos pelo ensino remoto, que não foi capaz de promover iguais condições de acesso à aprendizagem", destacou Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a gestora, a confiança e a parceria de toda comunidade escolar é importante para que o município possa vencer mais essa etapa e caminhe para a volta do ensino integralmente presencial.

#Educação 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC EVENTO DE ACOLHIMENTO A VOLTA ÀS AULAS MARCOU A ABERTURA DA JORNADA PEDOGÓGICA 2021

Com o tema "Recomeçar", teve início nesta segunda-feira (09) a jornada pedagógica da rede municipal de ensino em São José do Seridó. Uma reflexão do que a pandemia causou e de como foi possível se reinventar em momentos difíceis.

Sob a batuta do Maestro Fernando Luiz, a filarmônica Jimmy Brito se apresentou com participação do artista da terra Vinicius Celestino, que declamou o poema Recomeçar do poeta Bráulio Bessa.

O evento seguiu todos os protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde, evitando qualquer risco às pessoas presentes no evento.

"A volta às aulas presenciais é um momento de acolhida com todos os profissionais da educação municipal, voltado e direcionado ao retorno dos alunos que estão em casa desde 2020 em razão da pandemia", destacou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, a professora Juliana Andréa Dantas.

A mesa de autoridades foi composta por: Juliana Andreá Dantas (Secretária Municipal de Educação e Cultura), Ana Lygia (Diretora da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas), Fabiana Josiane (Diretora do Centro Municipal de Ensino Infantil - CEMEI), Maria Adélia (Diretora da Unidade de Ensino José Cirilo Alves) e Francisca Daguia (Presidente do Conselho Municipal de Educação).

A jornada Pedagógica segue até o dia 13 de agosto de 2021 com vasta programação.

#Cultura 11/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PREFEITURA MUNICIPAL APÓIA ARTISTA SÃO-JOSE-SERIDOENSE EM FESTIVAL DE MÚSICA NA CIDADE DO ACARI

O artista Vinícius Celestino, sanfoneiro da nossa cidade que tem se destacado com seu talento no cenário da música regional participou na noite desta quarta-feira, dia 11 de Agosto na Cidade do Acari.

O artista participa do I Festival de Música Acariense, onde artistas apresentam músicas de sua autoria.

Vinícius esteve acompanhado do coordenador de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, Xaulim Dantas e do coordenador do SCFV Melquides Medeiros.

O coordenador Xaulim Dantas destaca que o apoio do governo municipal é de suma importância para os artistas locais, pois através de seus talentos o município fica mais fortalecido em termos de cultura.

A música Vaqueiro do Tinder de Vinícius Celestino está entre as 9 canções semifinalistas do I Festival de Música de Acari.

#Educação 12/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Prefeito interino debate retorno presencial de alunos às escolas municipais

Nesta segunda-feira (12) o prefeito interino de São José do Seridó, Ricardo Medeiros, esteve na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) para debater com o corpo técnico da Secretaria questões relacionadas ao retorno presencial das aulas na rede municipal de ensino.

"A titular da Semec, Juliana Dantas, sugeriu que as escolas da rede municipal retomem suas atividades de forma gradual, através do ensino híbrido, com a realização de aulas remotas e plantões pedagógicos, antes da volta das aulas presenciais em sua totalidade", frisou Ricardo Medeiros.

Além de acolher e incentivar a ideia proposta, no que tange o retorno gradual das aulas, o prefeito interino registrou encaminhamentos a serem tratados com o prefeito Jackson Dantas na oportunidade de seu retorno.

Também participaram da audiência: o coordenador do Ensino Fundamental, Romário Gomes e a coordenadora do Ensino Infantil, Enilma Medeiros; ambos da Semec.

#Educação 30/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Gestão municipal entrega 732 kits de merenda escolar para alunos da rede municipal de ensino

A gestão municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) concluiu, nesta quarta-feira (30), a entrega de 732 kits de merenda escolar, que foram direcionados aos alunos da rede municipal de ensino: Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, Centro Municipal de Ensino Infantil Maria de Medeiros Dantas (CEMEI) e Unidade de Ensino José Cirilo Alves.

"Os kits foram distribuídos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Fazer com que estes kits chegassem aos alunos e suas famílias era uma grande preocupação da gestão municipal", frisou a titular da Semec, Juliana Andrea, frisando que as entregas aconteceram de forma tranquila em virtude do empenho das três escolas que integram a rede municipal de ensino.

Ainda de acordo com a secretária, as escolas tomaram todos os cuidados necessários e utilizaram protocolos sanitários de combate a Covid-19, como uso de álcool, distanciamento social e divisão de séries por horários para não haver aglomerações.

KITS

Os kits de merenda escolar eram compostos por: feijão (1kg), arroz (1kg), um pacote de macarrão, um pacote de farinha de milho (cuscuz), um pacote de leite em pó integral, 15 ovos, duas latas de sardinha e um pacote de biscoito cream cracker.

#Educação 22/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SÃO JOSÉ DO SERIDÓ SE PREPARA PARA ESCOLHA DE DIRETORES E VICE-DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Foi realizada nesta terça-feira (22), através da plataforma Google Meet, reunião preparatória para as eleições de diretor e vice-diretor das escolas municipais de São José do Seridó. Na oportunidade, a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Juliana Dantas, explicou os prazos do edital assim como a função das comissões eleitorais durante o processo.

"O Edital nº 001/2021, publicado na última quinta-feira (17), estabelece os prazos para cada ato a ser realizado no processo eleitoral. Através da Portaria-Semec nº 003/2021 foram nomeadas as comissões eleitorais - escolares e municipal - responsáveis pela execução dos procedimentos previstos no referido edital", frisou Juliana Dantas.

Ainda de acordo com a titular da Educação e Cultura, as eleições para escolha dos novos diretores e vice-diretores da Unidade de Ensino José Cirilo Alves, do Centro Municipal de Educação Infantil Maria de Medeiros Dantas (CEMEI) e da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas ocorrerão no próximo dia 06 de julho.

#Educação 28/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PLANTÕES PEDAGÓGICOS SEGUEM SUSPENSOS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Em função do avanço dos casos confirmados e suspeitos de Covid-19 em São José do Seridó e da publicação do Decreto Regional nº 30.610/2021, publicado pelo Governo do Estado na última quarta-feira (26), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura comunica que os Plantões Pedagógicos presenciais, das Escolas Municipais, continuarão suspensos até o próximo dia 06 de junho.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó orienta que as instituições municipais de ensino, visando a redução da propagação do novo coronavírus, diminuam ao máximo o fluxo de circulação de pessoas no interior das Escolas municipais.

Juliana Andréa Dantas

Secretária Municipal de Educação e Cultura

#Educação 14/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Semec suspende Plantões Pedagógicos por 15 dias em virtude do aumento de casos de Covid-19 em São José do Seridó

Em função do avanço dos casos confirmados e suspeitos de Covid-19 em São José do Seridó a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) comunica que: os Plantões Pedagógicos presenciais, das Escolas Municipais, serão suspensos por um período de 15 dias. A Semec orienta que as instituições municipais de ensino, visando a redução da propagação do novo coronavírus, diminuam ao máximo o fluxo de circulação de pessoas no interior das Escolas.

Juliana Andréa Dantas - Secretária Municipal de Educação e Cultura

#Educação 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC São José do Seridó define novos presidente e vice do CACS do Fundeb

Na manhã desta quarta-feira (12) em reunião remota, através da plataforma Google Meet, foram escolhidos os novos presidente e vice do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de São José do Seridó.

A representante dos estudantes da educação básica pública, Miriam dos Santos Silvestre e o representante de organizações da sociedade civil, Daniel Gomes da Silva Neto foram escolhidos, respectivamente, como presidente e vice do CACS do Fundeb. Os novos presidente e vice estarão aptos a exerceram suas funções até a próxima semana.

Após os novos gestores serem empossados, uma reunião será agendada para a análise das pastas referentes a prestação de contas de 2021. A Secretaria Executiva do Conselho será exercida pela senhora Cilmária dos Santos Costa.

COMPETÊNCIAS

Compete ao Conselho do FUNDEB: acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo; supervisionar a realização do Censo Escolar e a elaboração da proposta orçamentária anual do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de concorrer para o regular e tempestivo tratamento e encaminhamento dos dados estatísticos e financeiros que alicerçam a operacionalização do Fundeb; e examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo.

Também compete ao Conselho do Fundeb: emitir parecer sobre as prestações de contas dos recursos do Fundo, que deverão ser disponibilizadas mensalmente pelo Poder Executivo Municipal; acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; e, ainda, receber e analisar as prestações de contas referentes a esses Programas, formulando pareceres conclusivos acerca da aplicação desses recursos e encaminhando-os ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

REPRESENTANTES FUNDEB

Representantes do Poder executivo: Romário Gomes da Costa Silva e Jozielma Thaisa Costa de Medeiros (titulares), e Júlio Alves de Oliveira e Kamila Sinare Alves (suplentes).

Representantes de professores da educação básica pública que atuam na Rede Municipal de Ensino: Denize Cruz e Silva (titular) e Perla Meire de Azevedo Medeiros (suplente).

Representantes dos diretores das escolas básicas públicas que atuam na Rede Municipal de Ensino: Ana Lygia de Figueiredo Pereira (titular) e Carlos José dos Santos (suplente).

Representantes dos servidores técnico-administrativos das escolas básicas públicas que atuam na Rede Municipal de Ensino: Luciane Alves Chianca Pereira (titular) e João Teixeira de Moura Neto (suplente).

Representantes dos pais de alunos da educação básica pública que atuam na Rede Municipal de Ensino: Sandra Dantas Costa e Joel Dantas (titulares), e Maria Raquel Medeiros de Almeida e Rosane Josiele de Oliveira Soares (suplentes);

Representantes dos estudantes da educação básica pública: Miriam dos Santos Silvestre e Antônio Silva Ferreira Santos (titulares), e Patrícia Medeiros de Araújo e Maria de Lourdes de Medeiros.

Representantes do Conselho Municipal de Educação: Fabiana Joziane de Souza (titular) e Francisca Daguia Araújo de Medeiros (suplente).

Representantes do Conselho Tutelar: Maria Izabel Fonseca da Costa (titular) e Danaína Costa Santos (suplente).

Representantes de organizações da sociedade civil: Daniel Gomes da Silva Neto e Marlete Assis de Medeiros (titulares), e Fernando Luiz de Araújo Vicente e Francenilda de Araújo Pereira (suplentes).

Representante das escolas do campo: Maribaldi Araújo de Medeiros (titular) e Geriane Toscano de Souza (suplente).

#Educação 07/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Após normatização, gestão pública de São José do Seridó é pioneira na instituição do plantão pedagógico nas escolas do m

A portaria 002/2021, da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó, publicada nesta terça-feira (4), na edição 2.516, do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, instituiu o plantão pedagógico na rede municipal de ensino. O plantão pedagógico é um instrumento das escolas para acompanhar o processo individual da vida escolar dos alunos.

"O plantão pedagógico tem o objetivo de oferecer um espaço para atendimento presencial individualizado, de forma escalonada, aos alunos da rede municipal de ensino que estão encontrando maior dificuldade de aproveitamento dos conhecimentos oferecidos pelo modelo de aulas não presenciais em vigor em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus", destacou Juliana Dantas, titular da Semec.

Ainda de acordo com a secretária, o plantão pedagógico deve ser uma iniciativa associada à busca ativa escolar e realizada através de escalas, conforme os critérios estabelecidos na portaria 002/2021, considerando necessariamente as condições sanitárias vigentes e diretrizes constantes no plano de retomada de atividades de cada escola.

AVALIAÇÃO E CONVOCAÇÃO

A avaliação do desempenho escolar dos estudantes, para os fins de convocação à sede da escola, ficará sob responsabilidade dos professores, com o devido acompanhamento e orientação da equipe de supervisores escolares.

"A convocação dos alunos deverá ser feita após contato com os respectivos pais ou responsáveis para fins de esclarecimento da proposta dos plantões pedagógicos, observando sempre o caráter facultativo do retorno dos alunos à atividade presencial no momento atual", esclareceu Juliana Dantas.

CRITÉRIOS

Como critérios de precedência na escolha gradual dos alunos, deve-se considerar, em primeiro lugar, os alunos que não têm acesso aos recursos tecnológicos no âmbito familiar e, em sequência, os alunos que, embora tenham acesso aos recursos tecnológicos, demonstram ausência na participação efetiva das atividades pedagógicas propostas no processo de ensino remoto.

"Atendidos esses critérios fundamentais, a escola pode dispor de outros critérios para chamada dos alunos que atendam às necessidades de cunho pedagógico peculiares a cada instituição de ensino", frisou a secretária municipal de educação e cultura.

CAPACIDADE

A atividade do plantão pedagógico acontecerá com no mínimo um aluno ou, no máximo, cinco alunos por cada sala de aula. A quantidade de profissionais para a execução do plantão pedagógico deve ser de, no máximo, dois por sala de aula.

"O atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito de forma prioritária em sala de recursos multifuncionais", finalizou Juliana Dantas.

PORTARIA

Confira a íntegra do documento:

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='A portaria 002/2021, da Secretaria de Educação e Cultura (Semec) de São José do Seridó, publicada nesta terça-feira (4), na edição 2.516, do Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, instituiu o plantão pedagógico na rede municipal de ensino. O plantão pedagógico é um instrumento das escolas para acompanhar o processo individual da vida escolar dos alunos.

"O plantão pedagógico tem o objetivo de oferecer um espaço para atendimento presencial individualizado, de forma escalonada, aos alunos da rede municipal de ensino que estão encontrando maior dificuldade de aproveitamento dos conhecimentos oferecidos pelo modelo de aulas não presenciais em vigor em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus", destacou Juliana Dantas, titular da Semec.

Ainda de acordo com a secretária, o plantão pedagógico deve ser uma iniciativa associada à busca ativa escolar e realizada através de escalas, conforme os critérios estabelecidos na portaria 002/2021, considerando necessariamente as condições sanitárias vigentes e diretrizes constantes no plano de retomada de atividades de cada escola.

AVALIAÇÃO E CONVOCAÇÃO

A avaliação do desempenho escolar dos estudantes, para os fins de convocação à sede da escola, ficará sob responsabilidade dos professores, com o devido acompanhamento e orientação da equipe de supervisores escolares.

"A convocação dos alunos deverá ser feita após contato com os respectivos pais ou responsáveis para fins de esclarecimento da proposta dos plantões pedagógicos, observando sempre o caráter facultativo do retorno dos alunos à atividade presencial no momento atual", esclareceu Juliana Dantas.

CRITÉRIOS

Como critérios de precedência na escolha gradual dos alunos, deve-se considerar, em primeiro lugar, os alunos que não têm acesso aos recursos tecnológicos no âmbito familiar e, em sequência, os alunos que, embora tenham acesso aos recursos tecnológicos, demonstram ausência na participação efetiva das atividades pedagógicas propostas no processo de ensino remoto.

"Atendidos esses critérios fundamentais, a escola pode dispor de outros critérios para chamada dos alunos que atendam às necessidades de cunho pedagógico peculiares a cada instituição de ensino", frisou a secretária municipal de educação e cultura.

CAPACIDADE

A atividade do plantão pedagógico acontecerá com no mínimo um aluno ou, no máximo, cinco alunos por cada sala de aula. A quantidade de profissionais para a execução do plantão pedagógico deve ser de, no máximo, dois por sala de aula.

"O atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser feito de forma prioritária em sala de recursos multifuncionais", finalizou Juliana Dantas.

PORTARIA

Confira a íntegra do documento:

<http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/materia/036E3C7C/03AGdBq25jTssGfUXW7fmIfnh_V1dQEP6QWchvw8qDlsAD5dF7CNrkvpd33Kw4dUPCYr4cdgV0L8xmmb3k62_c9Rt0nDWiDVmcOSYDY3HavaPlEnJ4DmXk3VzFY2TfhCkNZVWdZUOzQI-qGLH7y38rofUWBAvJu_9K1w9vbcLpXdzeXplqomaVGbAzizAs0gy3syxQ2RAYUKfUUJWkzlwo0Oefc4JzSjLLeNMDXYE8eQTjTW5RJGN659qrsQ5QfMx_X8esd8diUbqk_hNEjpSLrNSTV2Rf7DaqUJWauFMYwgFALUBwqG1J1ULWbQls5zRYGoeZxnaEMc6rEWzHzP32HPGE-ZIHm0ckFhR8IzfE6u4F_zSuO6ohED_rbGXVgN87Pf17YQcoxcaGRml0Km9VzJp2zXghYMWdXjrQDISOjYNFWkcoJ1e0FoTpcgKKThJZPtAY2jZ5su-UhsSMUBNRSjXEueIUKnkgdA>

'></iframe>

#Educação 28/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Conselho do FUNDEB analisou contas referentes ao exercício de 2020 em São José do Seridó

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manuntenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de São José do Seridó se reuniu, na manhã desta quarta-feira (28), na sede do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas, para analisar as prestações contas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020.

"Sabemos da importância de um Conselho atuante, por isso realizamos esta reunião ordinária para analisarmos e darmos os pareceres relativos aos meses pendentes de 2020", destacou Enilma Medeiros, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

Ainda de acordo com Enilma Medeiros, com a aprovação da nova lei do Fundeb, em 25 de dezembro de 2020, os presidentes e vices dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, eleitos ano passado, não poderão mais ser reconduzidos aos cargos.

Enilma Medeiros também adiantou que, com a nova lei, foram acrescentadas outras cadeiras no Conselho, a exemplo de representantes da sociedade civil e do ensino rural, dentre outras. Por fim, a coordenadora informou que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb se prepara para realizar novas eleições nos próximos dias e que as contas deste ano já serão analisadas pela nova gestão.

DIREÇÃO

O atual Conselho do FUNDEB no município é presidido pelas professoras Maria Adélia da Silva Costa e Fabiana Josiane (vice-presidente); outros 22 integrantes fazem parte do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.

#Educação 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC distribui kits de material escolar para alunos da rede municipal de ensino

De acordo com a titular da SEMEC, Juliana Andrea Dantas, foram mais de 750 kits de material escolar distribuídos como forma de incentivar as atividades didático-pedagógicas, prejudicas pela pandemia de COVID-19.

Os kits de material escolar foram montados de acordo com cada etapa de ensino. No geral, estes são compostos por: pasta, caderno, caderno de desenho, coleção hidrocor, lápis, borracha e caneta, dentre outros.

"Esperamos que esses instrumentos motivem ainda mais os estudantes da rede. Nosso trabalho visa proporcionar as melhores condições para nossa educação", destacou a secretária Juliana Andréa Dantas.

Ainda segundo a titular da SEMEC, ainda em virtude da pandemia de COVID-19, o ano letivo de 2021 foi iniciado de forma remota e a experiência obtida no ano de 2020 será usada para aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos dentro desta nova realidade, principalmente porque existem alunos que não dispõe de acesso a plataformas digitais e internet.

#Educação 29/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC São José do Seridó vivencia “Encânticos Pedagógicos” 2021

A Prefeitura Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC-SJS), está realizando os "Encânticos Pedagógicos" 2021 que, neste momento de exceção causado pelo novo coronavírus, traz o tema: "A educação no contexto da pandemia: refletindo sobre as formas de aprender e ensinar". O evento teve início nesta segunda-feira (29) e tem programação até a próxima quarta-feira (31).

"Mesmo no contexto no qual estamos inseridos estamos felizes em podermos realizar mais uma edição dos ‘Encânticos Pedagógicos' com o corpo docente da SEMEC. Construímos uma programação rica que trabalhará bem a educação e o momento pandêmico que estamos vivenciando", destacou Juliana Dantas, titular da SEMEC.

Com uma vasta programação ao longo de três dias os "Encânticos Pedagógicos" 2021 trarão dois momentos ímpares com a realização de lives sobre "A importância das competências sócio motivacionais no contexto atual: a educação das emoções" e sobre "A Avaliação em tempos de atividades não presenciais: Que diretrizes seguir?".

"O prefeito Jackson Dantas foi bastante sensível ao nosso apelo e nos proporcionou toda estrutura necessária para que toda comunidade escolar de nosso município pudesse viver este momento tão especial. A gestão Jackson Dantas e Ricardo Medeiros é uma gestão moderna, que vem se adaptando e superando todas as dificuldades impostas pela pandemia, e que trata nossa educação com prioridade", frisou a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó.

PROGRAMAÇÃO

29/03 (Segunda-feira)


8h- Partilhas de experiências
Educação Infantil: Profª. Valquiria de Araújo Santos e Profª Ana Lucia de Araújo
Educação Fundamental I: Prof. Onofre Laurindo da Silva Júnior
Educação Fundamental II, Médio e EJA: Prof. Carlos Jorge de Araújo
Medeiros e Prof. Josimar Araújo de Medeiros
Formato Remoto via Google Meet

19h- Abertura Oficial - Acolhida Musical
Responsáveis: Fernando Luís e Vinícius Jonathan

19h30min Palestra: A importância das competências sócio motivacionais no contexto atual: a educação das emoções
Responsável: Dr. Petrúcio Ferreira
Live pelas mídias da Prefeitura Municipal de São José do Seridó
Público Alvo: Toda a categoria da Educação de São José do Seridó/RN

30/03 (Terça-feira)


8h- Palestra com o tema: Gestão Escolar e os desafios pós-pandemia
Responsável: Profª. Esp. Rúbia Raquel
Público Alvo: Gestores, coordenadores e supervisores

10h30min-Palestra: Encontro com a nutricionista para esclarecimentos sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar
Responsável: Salma Bulhões, Nutricionista
Público alvo: Gestores, Coordenadores, Supervisores, Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

14h- Palestra voltada para os profissionais da Educação Infantil
Responsável: Prof. Esp. Stepheson Oliveira
Público Alvo: Gestores, Supervisores, Coordenadores e Professores da Educação Infantil
Formato Remoto via Google Meet

31/03 (Quarta-feira)


08h- Palestra voltada para os profissionais do Ensino Fundamental
Tema: O uso das novas tecnologias como aliada do processo de ensino e aprendizagem
Responsável: Profª. Esp. Maísa Maria dos Santos Guilherme
Público Alvo: Gestores, Supervisores, Coordenadores e Professores do Ensino Fundamental
Formato Remoto via Google Meet.

14h- Encerramento dos Encânticos Pedagógicos- 2021
Palestra: A Avaliação em tempos de atividades não presenciais: Que diretrizes seguir?
Responsável: Profª. Ana Vilma
Público alvo: Gestores, Supervisores, Coordenadores e Professores de toda rede de ensino de São José do Seridó/RN
Live pelas mídias da Prefeitura Municipal de São José do Seridó

#Educação 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC UFRN oferece 6.900 vagas em cursos gratuitos disponibilizados pelo Instituto Metrópole Digital Iniciativa integra Programa Novos Caminhos, do MEC; inscrições seguem abertas até o próximo dia 21/03
#Educação 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Corpo técnico da SEMEC recebe capacitação em sistemas de monitoramento de ensino

O te´cnico da Secretaria Municipal de Educac¸a~o e Cultura de Sa~o Jose´ do Serido´ (SEMEC-SJS) e aluno do curso de Sistemas de Informac¸a~o pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Hila´rio Dantas, participou, na tarde desta quarta-feira (10), juntamente com a titular da pasta, Juliana Dantas, de formac¸a~o remota sobre sistemas de monitoramento de ensino (I Educar e I Dia´rio).

Nos pro´ximos dias Hila´rio Dantas capacitara´, presencialmente, os profissionais das unidades de ensino (Unidade de Ensino Jose´ Cirilo Alves, Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas e Centro Municipal de Educac¸a~o Infantil Maria de Medeiros Dantas) para um melhor gerenciamento das atividades escolares.

"A pandemia trouxe uma nova realidade para todos nós. A inclusão cada vez maior da tecnologia em nosso dia a dia é uma realidade e a SEMEC-SJS está procurando meios para, cada vez mais, minimizar os prejuízos causado pela pandemia na comunidade escolar de São José do Seridó", destacou a secretária Juliana Dantas.

#Mulher 25/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Projeto "Mulheres Empoderadas" tem aula inaugurau em São José do Seridó

Na noite desta quinta-feira (25) aconteceu, no Ginásio de Esportes Pedro Laurentino de Medeiros, a aula inaugural do projeto "Mulheres Empoderadas", iniciativa intersetorial da Prefeitura Municipal de São José do Seridó realizada pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SEMEC), Saúde (SESAD), Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) e Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL).

Mesmo não estando presente na aula inaugural do projeto, o prefeito Jackson Dantas classificou a ação como importantíssima e destacou que não medirá esforços em apoiar o projeto que prevê visibilidade, apoio e acompanhamento das mulheres são-joseenses. A primeira Dama Ilca Bezerra foi a responsável pela decoração e layout do evento, deixando o ambiente agradável e aconchegante para as mulheres do projeto.

Após as falas dos secretários, os coordenadores do projeto, Xaulim Dantas (SEMEC) e Melquides Medeiros (SEMTHAS), apresentaram o formato da atividade do dia que trouxe aulas de zumba com o professor Leandro Silva. Houve sorteio de brindes para as mulheres participantes do projeto. As próximas atividades estão sendo planejadas e prevêem cursos de beleza e empreendedorismo para as mulheres.

#Educação 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC convoca alunos que estudam em faculdades privadas em Caicó e que pretendem usar transporte público municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó (SEMEC-SJS) convoca todos os alunos que estudam em faculdades privadas no município de Caicó e que pretendem usar o transporte público municipal.

A gestão municipal disponibilizará transporte noturno, a partir do dia 01/03/2021, para tal finalidade. As rotas serão montadas de acordo com o quantitativo de alunos.

A SEMEC também comunica que receberá as declarações de vínculo, na sede da Secretaria, até sexta-feira (26). Os interessados deverão se deslocar até a SEMEC e tratar com Enilma Medeiros ou Hilário Dantas.

No caso de dúvidas entrar em contato com a SEMEC através do (84) 3478-2240.

#Educação 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC planeja retomada das aulas presencias da educação infantil em São José do Seridó
#Mulher 22/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC DIVULGA HORÁRIOS E PARTICIPANTES DA PRIMEIRA AÇÃO DO “MULHERES EMPODERADAS”

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) comunica a toda população a lista com horários e com as saÞo-joseì-seridoenses participantes da ação inaugural do projeto "Mulheres Empoderadas".

Para a realização desta ação, que aconteceraì na próxima quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes Pedro Laurentino de Medeiros, entre 18 e 21 horas, a SEMEC recebeu doação de 500 máscaras descartáveis da empresária Anny Fabiìola, do grupo C Medeiros. Além das máscaras, a empresária também doou termômetro digital e curso de empreendedorismo que será oferecido no projeto.

“Neste primeiro momento teremos um oficinaÞo de zumba e king box com o professor mineiro de dança, Leandro Silva. Trabalharemos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que o ‘Mulheres Empoderadas' possa ser acompanhado, semanalmente, por um profissional de educação fiìsica e de forma que possa cumprir todos os protocolos de segurança contra a Covid-19", destacou o coordenador de cultura, Xaulin Dantas.

TURMAS

Primeira turma (18 às 19 horas): Léa Forte Ribeiro, Maria do Ó, Isabela de Gois de Vieira, Aniely Larissy Dantas, Josilene da Silva, Maria Andréa da Silva de M., Adriana Oliveira Dantas, Fabiana Maria de Medeiros, Maria José da Silva Freitas, Gilka de Figueredo Lopes C., Maria Daguia Dantas, Ingrede Mary Medeiros dos Santos, Denize Barros Clementino e Geane Barros Clementino;

Segunda turma (19 às 20 horas): Roberta de Medeiros Alves, Patrícia Adriana da Silva, Francineide de Arruda, Maria Aparecida da Silva, Lauana Giselly dos S. Oliveira, Ederlania Natalia Ferreira da S., Ana Cláudia de Oliveira, Sueli Maria Silva de A., Wylka Nobrega dos Santos, Alane Maria da Silva Dantas, Talita Silvestre de A., Sara Cândida Silvestre, Mirian dos Santos S., Elikaiane Oliveira de A. e Danieli Aparecida de Souza;

Terceira Turma (20 às 21 horas): Maria de Fatima da Silva, Erika Gabriely de M., Daniely Cristina da Rocha, Joelma Araújo de Medeiros, Hilânia Thais da Silva A., Maria de Fátima de O., Elivânia Modesto de A., Ivanete Medeiros da Silva, Rosenilda de Almeida dos Dantas, Maria da Guia Araújo de O., Camila Thamara de Araújo, Maria José Araújo de Oliveira e Francisca Edinete M. Alves.

#Cultura 19/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC COMUNICADO: SEMEC ORIENTA SÃO-JOSÉ-SERIDOENSES SOBRE PROJETO "MULHERES EMPODERADAS" E UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO DA ARTE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó (SEMEC-SJS) comunica a toda população local que as inscrições para o projeto "Mulheres Empoderadas", por questões logísticas, terminarão nesta sexta-feira (19).

A SEMEC também comunica que, os artistas locais que necessitarem utilizar o Espaço da Arte, precisarão reservar os horários com antecedência. Ainda sobre o Espaço da Arte, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura esclarece que, caso os artistas locais, usuários daquele espaço, necessitem utilizar instrumentos musicais da instituição, os mesmos precisarão oficiar documento à direção daquele Espaço.

No caso de dúvidas a SEMEC sobre as duas demandas tartadas neste, os são-josé-seridoenses poderão contactar a SEMEC através do (84) 3478-2240.

#Educação 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC debate retomada de aulas presenciais para ano letivo 2021
#Educação 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REABRE BIBLIOTECA INDÚSTRIA DO CONHECIMENTO

Na manhã desta quarta-feira (17) a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São José do Seridó (SEMEC-SJS) promoveu a reabertura da Biblioteca Indústria do Conhecimento Simão José de Medeiros.

"Esse espaço é de suma importância para a oferta de entretenimento às famílias da nossa cidade. Na oportunidade, gostaríamos de destacar o esforço da gestão de Jackson Dantas para solucionar problemas pendentes que impediam o funcionamento deste espaço", destacou a secretária Juliana Andréa.

Ainda de acordo com a titular da Semec-SJS, em apenas uma semana portões de ferro foram colocados, limpeza externa feita, caixas de água abastecidas e uma porta que estava no chão foi afixada, dando segurança ao prédio que já foi alvo de sucessivos arrombamentos.

A biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira. Nas terças e quintas o horário será de 11h30min às 17h 30min. Nas segundas, quartas e sextas será de 07h às 17h30min, sem intervalo pro almoço.

Todo o trabalho de revitalização da Biblioteca foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, Infraestrutura e Trânsito (SEMOPIT).

#Educação 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC reabre equipamentos culturais e de inclusão digital em São José do Seridó

A Prefeitura Municipal de SaÞo Joseì do Seridoì (PMSJS), atraveìs da Secretaria Municipal de Educac¸aÞo e Cultura (SEMEC-SJS), comunica aÌ populac¸aÞo saÞo-joseì-seridoense que, nesta semana, repartic¸oÞes ligadas a Educação e Cultura voltaraÞo a funcionar no município: Biblioteca Olindina Dantas, Telecentro, Espaço da Arte e Museu Municipal Tropeiros do Seridó (Mumutrops).

O calendaìrio de reabertura destas repartições foi pensado levando em considerac¸aÞo o bem-estar e a seguranc¸a da populac¸aÞo usuaìria destes espac¸os durante o periìodo de pandemia. A entrada nos estabelecimentos deveraì cumprir todos os protocolos de higiene e de seguranc¸a, e o uso de maìscara, de aìlcool e o distanciamento social seraÞo obrigatoìrios.

Nas segundas, terças e quartas, das 7 às 11 horas e das 13 e 17 horas, a Biblioteca Olindina Dantas estará em funcionamento. Já o Telecentro, funcionará de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. O Espaço da Arte funcionará de segunda a sexta-feira nos dois turnos. Por fim, o Mumutrops, funcionará as quintas e sextas-feiras, das 07 às 13 horas.

#Educação 08/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC ABRE MATRÍCULAS PARA INGRESSO NO CEMEI E PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

A Prefeitura de São Joseì do Seridóì, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), comunica à população que, nesta segunda-feira (8), foi aberto o período de matrículas para o ano letivo 2021 de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria de Medeiros Dantas e para alunos com necessidades educacionais especiais.

Os pais e responsáveis pelos alunos poderão realizar as matrículas ateì a próxima sexta-feira (12), das 07 às 13 horas, no CEMEI, portando: RG do responsável pela matrícula, cartão de vacina, cartão do SUS, comprovante de residência, laudo ou diagnóstico médico da criança caso ela apresente alguma necessidade especial educacional e telefone para contato.

No ato da matrícula será necessária a indicação de dois nomes e contatos de responsáveis para entregar e pegar a criança na escola. Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail cemeimaria_mdantas@yahoo.com.br ou no (84) 3478-2240.

CRONOGRAMA

08 E 09/02: MATRÍCULAS PARA AS CRIANÇAS NOVATAS DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS PERMITIDAS NO CEMEI (crianças a partir de seis meses de idade a cinco anos completos até 31 de março de 2021);

10 /02: RENOVAÇÃO DAS MATRÍCULAS PARA AS CRIANÇAS DE BERÇARIO 02/ NÍVEL I (crianças com um ano até 31 de março de 2021) E CRIANÇAS DE CRECHE 01/ NÍVEL II (que completam dois anos até 31 de março de 2021);

11/02: RENOVAÇÃO DAS MATRÍCULAS PARA AS CRIANÇAS DE CRECHE 02/ NÍVEL III (crianças que completam três anos até 31 de março de 2021) E PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ 01/ NÍVEL IV (que completam quatro anos até 31 de março de 2021);

DIA 12/02: RENOVAÇÃO DAS MATRÍCULAS PARA AS CRIANÇAS DO PRÉ 02/NÍVEL V (que completam cinco anos até 31 de março de 2021).

#Mulher 04/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PROJETO "MULHERES EMPODERADAS" É APRESENTADO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

Levando em consideração que as mulheres são o pilar principal da estrutura familiar, responsáveis, em sua maioria, pela educação dos filhos, trabalhos domésticos e em vários casos, administração das suas casas e provedoras de renda, a Prefeitura de São José do Seridó, numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SEMEC) e Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) concluiu, nesta quinta-feira (4), o esboço do projeto "Mulheres Empoderadas".

Com o público-alvo voltado para mulheres no geral, o "Mulheres Empoderadas" terá seu foco em artesãs e artistas que desenvolvam algum tipo de atividade cultural no âmbito municipal, mães de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e mulheres vítimas de violência que sejam encaminhadas ou que procurem de forma espontânea as secretarias - SEMEC e SETHAS - envolvidas neste projeto.

O projeto tem o objetivo de promover o acesso de mulheres às atividades de lazer e autoestima, conscientizar as mesmas sobre sua importância na sociedade, oferecer amparo das instituições em casos de violência doméstica e desenvolver espírito empreendedor em suas participantes, dentre outros.

A iniciativa contará com a realização de rodas de conversa sobre feminismo, direitos das mulheres e violências, aulas de dança, zumba e exercícios físicos; dicas de alimentação saudável e rotina alimentar, oficinas de automaquiagem, cursos de manicure, cabelereira, depilação; oficinas de empreendedorismo e outras atividades que surjam no desdobramento dos encontros.

Espaços públicos como o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Ginásio Poliesportivo Pedro Laurentino de Medeiros, praças, equipamentos de convivência públicos e escolas do município serão utilizados para aplicação do "Mulheres Empoderadas".

CRONOGRAMA

Segundo o coordenador de cultura da SEMEC, Xaulim Dantas, a Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a SETHAS, nos próximos dias, fará ações de divulgação do projeto e, logo em seguida, abertura de inscrições. "Apesar de ter surgido numa parceria entre SEMEC e SETHAS o ‘Mulheres Empoderadas' envolverá boa parte das secretarias do município em suas ações e obedecerá todos os protocolos de combate a COVID-19, inclusive o decreto municipal nº 275/2021", destacou.

Ainda de acordo com Xaulim Dantas, o projeto já conta com a realização de uma oficina de dança coletiva, que acontecerá no próximo dia 25 de fevereiro, no Ginásio Pedro Laurentino de Medeiros, que será conduzida pelo professor de dança, Leandro Silva Santos. Também já está pré-agendada uma palestra, com data ainda a ser marcada, com a empresária do Grupo C Medeiros e esposa do vice-prefeito Ricardo Medeiros, Anny Fabíola, que abordará sobre a importância da mulher no mercado de trabalho.

#Educação 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC REÚNE INSTITUIÇÕES VINCULADAS PARA DEBATER RETORNO DE ATIVIDADES

A Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó esteve reunida com suas instituições vinculadas nesta quarta-feira (3).

Na oportunidade, participaram do encontro, representantes do Espaço da Arte, Biblioteca Olindina Dantas, Biblioteca Indústria do Conhecimento e Filarmônica Jimmy Brito.

A reunião, que teve o intuito de planejar a reabertura ao público das instituições ligadas à SEMEC, foi organizada pela titular da pasta, a secretária Juliana Andrea. Na próxima segunda-feira (8) será divulgado todos protocolos e horários de funcionamento destas ao público.

#Educação 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC APRESENTA DESFECHO DO ANO LETIVO 2020 E INÍCIO DE ATIVIDADES EM 2021

Em virtude da pandemia de COVID-19, desde o último dia 26 de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de São José do Seridó debate com a comunidade escolar - rede municipal, estadual e privada de ensino - a conclusão do calendário escolar 2020 e o início do ano letivo 2021.

Nesta segunda-feira (01), dando prosseguimento aos debates, a titular da SEMEC e a coordenadora geral da pasta, respectivamente, Juliana Andrea e Enilma Medeiros, foram ao Jornal 87 - da Rádio Bonita FM, apresentado pelo blogueiro e radialista, Carlos Felipe - esclarecer à população são-josé-seridoense sobre as datas de 2020 e de 2021.

"Se tratando dos alunos do ensino fundamental, a conclusão do ano letivo de 2020 acontecerá no formato remoto no período que compreenderá a próxima quarta-feira (03) até o próximo dia 12 de março. Nesse meio tempo o município ofertará as matrículas para todas as etapas de ensino e a partir de 05 de abril terá início o ano letivo de 2021 que, dependendo de como se comportará a pandemia, acontecerá de forma presencial já em abril.", destacou a titular da SEMEC.

ENSINO REMOTO

O município de São José do Seridó adotou o ensino remoto, através do aplicativo whatsapp, como forma de compromisso com a educação dos jovens e crianças. Para os alunos que não dispõem de smartphones, o a SEMEC envia material físico, através de moto-táxi, para os alunos.

A coordenadora geral da SEMEC, Enilma Medeiros, pediu atenção especial das famílias em relação a permanência dos alunos nos grupos de WhatsApp. "Pedimos às famílias que mudaram de telefone que procurem as escolas e façam a atualização, pois só com a presença dos alunos no WhatsApp que conseguiremos concluir o ano letivo de 2020".

#Educação 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC APRESENTA CALENDÁRIOS 2020 E 2021 AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO

Na manhaÞ desta terc¸a-feira (26), a Secretaria Municipal de Educac¸aÞo e Cultura (SEMEC), através de sua titular, Juliana Andrea e de sua coordenadora geral, Enilma Medeiros, reuniu representantes de toda rede municipal, estadual e privada de ensino. Na oportunidade, foi apresentado a conclusaÞo do calendaìrio escolar de 2020 bem como o calendaìrio anual de 2021.

Em um segundo momento, a equipe da SEMEC debateu com gestores, supervisores e coordenadores da rede municipal de ensino para tratar sobre o retorno de forma remota das aulas. Ao final do encontro, o calendaìrio escolar 2020/2021 foi aprovado e nos proìximos dias seraì divulgado aÌ comunidade.

#Educação 16/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC ESTUDANTES DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ TERÃO TRANSPORTE GRATUITO PARA O ENEM

A Prefeitura Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), disponibilizará transporte gratuito aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) amanhã (17) e no próximo domingo (24).

"Cientes da importância deste dia e trabalhando em compasso com os anseios de nossos estudantes, nossa gestão disponibilizará transporte gratuito a todos que fizeram cadastro junto a SEMEC e que amanhã e no próximo domingo farão o ENEM", destacou o prefeito Jackson Dantas em suas redes sociais.

Nos dois dias de provas os transportes sairão da Escola Estadual Jesuíno Azevedo pontualmente às 10h.

#Cultura 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC COORDENADOR DE CULTURA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ VISITA ESPAÇO DA ARTE

Nesta quarta-feira (13)o coordenador de cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Xaulim Dantas, visitou o Espaço da Arte, localizado no bairro Beira Rio, que tem como responsável o jovem Daniel Gomes.

No encontro, foram debatidas a definição e aprovação de horários, avaliação de instrumentos e situação do material existente no local, entre outras questões.

Também ficou acertado que uma nova reunião acontecerá na próxima semana, onde será realizada uma assembleia com artistas locais pra debater várias pautas, dentre elas o andamento da Lei Aldir Blanc.

#Educação 07/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SEMEC TRAÇA PRIMEIRAS METAS DE GESTÃO

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que tem a frente a professora Juliana Andrea Dantas, esteve reunida nesta quinta-feira (7), na sede da Instituição, para debater e traçar ações para os primeiros 100 dias de gestão. A reunião também contou com as presenças do coordenador de cultura da Secretaria, Xaulin Dantas, com a coordenadora geral da SEMEC, Enilma Medeiros e com o estagiário da pasta, Hilário Dantas.

Entre os pontos debatidos, estiveram: organização do transporte público escolar para condução dos inscritos no ENEM; reorganização dos espaços que compõem a SEMEC (Museu, Biblioteca Olindina Dantas, Biblioteca Indústria do Conhecimento e Espaço da Arte); sistematização do calendário escolar 2021; conclusão do ano escolar 2020; e finalização do projeto da Lei Aldir Blanc.

O grupo também decidiu realizar eunião com novos membros dos principais setores culturais da cidade, estabelecer planos e metas para cada setor da Secretaria; inserir novos grupos dentro dos espaços; realizaar eventos culturais pós-pandemia; elaborar calendário cultural das instituições de ensino do município; e aderir a projetos para concorrer a editais.

#Educação 06/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ OFERECERÁ TRANSPORTE GRATUITO AOS PARTICIPANTES DO ENEM

A Prefeitura Municipal de São José do Seridó, através da Secretaria Municipal da Educação e da Cultura (SEMEC), convoca todos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a comparecerem, na sede da Secretaria, portando cópia do cartão de inscrição.

A medida serve para que a SEMEC possa realizar a organização logística dos transportes que conduzirão os estudantes, de forma gratuita, ao local de realização do Exame.

O local de recebimento do documento será na sede da própria Secretaria, a partir desta quarta (06) até a próxima quinta-feira (14), das 7h às 12h.

#Administração 27/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PUBLICA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O II FORUM MUNICIPAL DE CULTURA
#Festa 10/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC O arraial da Bonita foi um sucesso

O Arraial da Bonita que aconteceu no último sábado (08) foi um sucesso e reuniu multidão na praça de eventos Edilza Dias. As bandas que animaram a festa foram, Confraria do Fole, Rafael Bezerra e Raynel Guedes e Forrozão Só o mii.

O Arraial da Bonita foi um evento promovido pela Prefeitura Municipal de São José do Seridó.

#Festa 04/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO E CULTURA - SEMEC Arraial da Bonita trará grades atrações Acontecerá neste dia 08 de Julho na praça de eventos Edilza Dias o Arraial da Bonita, com as Bandas, Rafael Bezerra, Raynel Guedes e Forrozão Só o mii e Confraria do Fole que fez questão de gravar uma mensagem para todos da cidade.
www.saojosedoserido.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:44:47