NOTÍCIAS

07-NOV-2025

Assentados do Assentamento Seridó recebem títulos definitivos de terra em cerimônia histórica

Por Assessoria de Imprensa 07/11/2025 #agricultura

Um sonho de mais de três décadas se tornou realidade para 42 famílias do Assentamento Agrário Seridó - Caatinga Grande. Nesta quinta-feira (6), os assentados receberam, em uma cerimônia emocionante, os títulos definitivos de propriedade de suas terras, marcando um momento histórico para o município e para toda a comunidade rural.

O evento reuniu autoridades municipais, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), lideranças sindicais e moradores, em um clima de celebração e reconhecimento pela longa trajetória de luta dos agricultores.

A programação começou com uma missa em ação de graças na Capela de Santa Luzia, padroeira da comunidade, seguida de um café da manhã com música regional. Em seguida, aconteceu a cerimônia oficial de entrega dos títulos.

O prefeito Jackson Dantas destacou a importância do momento para o município e para as famílias beneficiadas.

"É uma alegria imensa poder vivenciar esse momento tão importante para a comunidade, resultado de um trabalho conjunto da gestão municipal e de tantos parceiros. A partir de agora, esses agricultores se tornam, de fato, donos de suas terras", afirmou o gestor.

Jackson Dantas também lembrou das ações de infraestrutura realizadas na localidade, como pavimentação, restauração de prédios públicos e construção da quadra poliesportiva. Segundo ele, 42 famílias foram contempladas nesta primeira etapa, enquanto outras aguardam a regularização de pendências que estão sendo analisadas pela procuradoria do INCRA.

A Administração Municipal de São José do Seridó, através do seu gestor, anunciou aos presentes uma emenda parlamentar conquistada junto ao deputado Nelter Queiróz , para a urbanização do Assentamento para 2026.

O superintendente do INCRA no Rio Grande do Norte, Adans Raynne, ressaltou o valor simbólico e histórico da conquista.

"É a garantia do direito à propriedade. Muitos que iniciaram essa luta já não estão mais aqui, mas seus filhos agora recebem esse reconhecimento. É uma conquista construída a muitas mãos, um momento de grande emoção e alegria", declarou.

Para João Querino Dantas, presidente da ACBPARAS (Associação Comunitária dos Beneficiários do Projeto de Assentamento e Reforma Agrária Seridó), a entrega dos títulos é a coroação de uma luta que atravessou gerações.

"É uma vitória de mais de 30 anos. Muitos batalharam para que esse dia chegasse, e hoje celebramos o esforço coletivo de toda a comunidade", afirmou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José do Seridó (STRAFF), Lucinneide Medeiros, também comemorou a conquista.

"É uma alegria incomparável participar dessa história como assentada e dirigente sindical. Esse título representa dignidade e segurança para as famílias do assentamento", destacou.

O secretário municipal de Agricultura, José Ivon Dantas, reforçou o sentimento coletivo de realização:

"Viver este momento histórico é motivo de muita felicidade. Ver os assentados conquistando esse sonho, construído a muitas mãos, é algo realmente emocionante", disse.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Jackson Dantas, do superintendente do INCRA no RN, Adans Raynne, da procuradora do INCRA Valéria Poição, da presidente do STRAFF, Lucinneide Medeiros, do presidente da Câmara Daniel Costa, dos vereadores Mininim de Chico Gago, Jussiene Dantas, José Carlos, André de Aurino e Solteiro, além de outras autoridades, convidados e moradores da comunidade.

 

Deixe seu comentário

logo