Nesta terça-feira (13), no auditório da SESAD - Secretaria Municipal de Saúde, no horário matinal, o secretário de meio ambiente
- Dirceu Soares se reuniu com representantes da vigilância sanitária, agentes de endemias de São José do Seridó/RN e catadores de material reciclável que ainda não estão cadastrados no aterro sanitário do município para tratar de alguns cuidados de grande relevância na segurança e proteção destas pessoas no tocante ao contato com esse material.
Na oportunidade foi debatido sobre a importância dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que são responsáveis pela proteção do indivíduo contra possíveis riscos ameaçadores da sua segurança ou saúde durante o exercício da coleta do material.
Foi orientado também sobre o risco de se guardar/juntar esses materiais em suas casas, tanto para os moradores da casa quanto para quem mora próximo.
Ainda, foi pauta de discursão a criação de uma associação para trazer melhorias na forma de trabalho e armazenamento do material coletado.
Os catadores também expuseram suas dificuldades com relação ao acesso aos EPIs em razão do valor do material e se mostraram interessados em participarem da associação, pois tiveram noção do quanto ela é útil para eles.
Ficou acordado que serão realizados visitas aos locais de armazenamentos dos materiais e que acontecerão outras reuniões como essa.