Adolescentes tanto da zona urbana quanto rural de São José do Seridó, que integram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), estão envolvidos em iniciativas que culminam no Desafio Topity do Selo Unicef. Para esses jovens, o enfoque não recai tanto sobre os resultados que serão anunciados na próxima segunda-feira (14), mas sim na rica experiência proporcionada pela ferramenta Topity. Esta iniciativa tem estimulado o trabalho em equipe, fomentado o protagonismo e fomentado discussões sobre autoestima durante a adolescência.
Os membros do NUCA continuaram, até 10 de agosto, seus esforços para persuadir outros adolescentes a aceitarem o Desafio Topity.
"Agradecemos ao Secretário de Esportes, Pedro Henrique, por ceder seu espaço de lazer pessoal, o Recanto do Anum, para sediar nosso momento de recreação", destacou o mobilizador Melquides Medeiros. Além disso, ele expressou gratidão à administração municipal de São José do Seridó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pelo fornecimento de transporte aos adolescentes, e ao prefeito Jackson, pelo fornecimento de refeições de qualidade.
Os jovens do NUCA manifestam sua apreciação ao mobilizador Melquides Medeiros e ao educador artístico Rienz Araújo, pelo planejamento e apoio técnico, respectivamente.
Capacitação da EMATER
Os membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de São José do Seridó, representados por Yasmim Isis, Francenilson Azevedo e Gabriel, recentemente participaram de uma capacitação na sede da EMATER, em Caicó. A formação foi voltada para jovens de áreas rurais e contou com a presença do servidor da EMATER, Edmilson Martins. Durante a ocasião, eles tiveram a oportunidade de explorar uma manhã enriquecedora de conhecimento e discussão sobre temas que abrangem Redes Sociais, Previdência Social, Empreendedorismo Rural e a influência da juventude nas áreas rurais, entre outros tópicos ligados ao campo. A participação dos membros do NUCA de São José do Seridó ocorreu a partir de um convite de Edmilson Martins.
Nesse evento, adolescentes e jovens vindos de várias localidades do Seridó marcaram presença, contribuindo para enriquecer o diálogo sobre o fortalecimento do protagonismo juvenil nas áreas rurais.