A Secretaria de Saúde de São José do Seridó tem promovido ações em referência ao mês de conscientização da saúde da mulher, o Outubro Rosa, com foco na saúde feminina.
No dia 12 de outubro, no Posto de Saúde da Família 1 (PSF 1), houve uma iniciativa dedicada à saúde das mulheres, que incluiu a realização de ultrassonografias transvaginais e mamárias. O evento estava alinhado com a temática do Outubro Rosa.
De acordo com Débora Dantas, Coordenadora da APS (Assistência Primária à Saúde), essa ação "foi planejada com a saúde da mulher em mente, em consonância com o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização cujo objetivo primordial é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero". Ela informou que a SESAD dispõe dessas ultrassonografias, não mensalmente, mas geralmente conta com profissionais a cada dois meses para realizar esses procedimentos.
A Secretária Municipal de Saúde, Andréa Macêdo, enfatizou que o objetivo principal dessas ações é o diagnóstico precoce e a prevenção de possíveis problemas de saúde da mulher, como nódulos, cistos, pólipos e câncer.
Nessa ação, 50 ultrassonografias foram disponibilizadas, das quais 44 foram realizadas: 12 mamárias, 27 transvaginais, 3 de abdômen total e 2 das vias urinárias.
A SESAD continua com outras atividades, incluindo o Hiperdia no próximo dia 16 de outubro e o Projeto Saúde do Trabalhador no dia 25, que terá foco no Outubro Rosa.