Uma ação intersetorial, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São José do Seridó (SESAD) com o apoio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), mobilizou profissionais de várias secretarias do município no último sábado, dia 16, com o propósito de orientar a população sobre a prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, arboviroses que têm preocupado federações, estados e municípios devido ao aumento iminente de casos.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Andrea Macedo, "esse plano de ação envolverá todas as secretarias, pois será uma campanha extensa, com educação continuada nas escolas."
A titular da SESAD também informou que haverá ações como limpeza de terrenos baldios, aulas de campo junto às escolas e vistorias em todos os prédios públicos. Estas ações envolverão todas as secretarias do município, e os agentes de endemias e saúde vão percorrer todos os bairros semanalmente, repetindo as ações realizadas neste sábado, dia 16.
"Esta campanha se estenderá às comunidades rurais, como Caatinga Grande, Badaruco, São Paulo, entre outras localidades com maior concentração de moradias", informou Andréa, ressaltando que, apesar da incidência das arboviroses ser maior na zona urbana, também ocorrerão mobilizações na zona rural.
"O período de chuva já acende o alerta com relação ao mosquito Aedes aegypti. A SESAD realizará ações educativas e preventivas buscando orientar a população sobre esses cuidados. Inclusive, a ação deste sábado já foi nesse sentido, com a demonstração da limpeza dos reservatórios de água e identificação de possíveis criadouros", concluiu.