O Núcleo de Participação e Cidadania de Adolescentes - NUCA de São José do Seridó realizou na noite desta quarta-feira, 10 de abril, um debate entre adolescentes com o tema "Índios, Negros e o Racismo Estrutural no Brasil de 524 anos".
O encontro reuniu mais de 30 adolescentes na Escola Raul de Medeiros Dantas e foi conduzido pelo mobilizador do grupo, Melquides Medeiros.
Foram convidados para debater a temática o professor Antônio Neto, especialista em Africanidades e Literatura Afro-brasileira, o comunicador, jornalista e repórter Carlos Roberto Felipe, e a Conselheira Tutelar Jucilene Dantas, representando as mulheres negras da comunidade.
O debate ocorreu de forma abrangente, abordando questões como a história da escravidão brasileira, o racismo nos espaços públicos e privados, as experiências de vida dos convidados e, ao final, todos entoaram a canção "Lili", do cantor Edson Gomes, em alusão à Lei Áurea e à liberdade, temas tão discutidos pela sociedade brasileira que beneficiam alguns grupos e excluem outros.
Com este encontro, o NUCA de São José do Seridó se une e denuncia o racismo em nosso município, deixando claro que o racismo é um crime previsto no Código Penal e que a diversidade é natural do povo brasileiro e deve ser valorizada.