O NUCA do município de São José do Seridó está na reta final das atividades obrigatórias do Selo UNICEF, edição 2021-2024.
Na manhã deste sábado, dia 27 de abril, os adolescentes protagonistas de São José do Seridó juntaram-se ao grupo de Carnaúba dos Dantas, e os dois NUCAs realizaram a atividade "Racismo, Ancestralidade e Cultura Indígena na Região do Seridó Potiguar".
Guiados pelo professor José Evangelista, os adolescentes atravessaram a caatinga da zona rural do município até a Serra, onde fica localizado o Sítio Arqueológico Xique-Xique 1, patrimônio histórico tombado pelo IPHAN.
Além de muita discussão a respeito da presença indígena na nossa região no passado, os adolescentes puderam ver de perto as pinturas rupestres deixadas pelos antepassados que habitaram a localidade.
"É importante destacar que o racismo começou contra os povos indígenas, que foram dilacerados fisicamente, culturalmente e da memória do povo seridoense, e o sítio Arqueológico Xique-Xique é um dos poucos registros da presença dos nossos ancestrais na nossa região", destacou Melquides Medeiros, mobilizador do NUCA.
A mobilizadora do NUCA de Carnaúba dos Dantas, Vera Lucia Bezerra, destacou a importância de se discutir o racismo e de se valorizar o que temos mais perto de nós, os registros deixados pelos nossos antepassados.
Juntos, os dois NUCAs têm um histórico de parceria em atividades desde 2022 e caminham para conquistar o Selo UNICEF 2021-2024, mas destacam a importância da união, interação e convivência entre os adolescentes como a maior marca desta parceria.
A atividade aconteceu graças ao empenho da Prefeitura Municipal de São José do Seridó-RN e da Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, através das Secretarias Municipais dos dois municípios envolvidas no planejamento da atividade.
A atividade foi acompanhada pelo Conselho Tutelar de São José do Seridó, através da Conselheira Jucilene Dantas.