Pensando em promover o controle populacional de cães e gatos a gestão municipal de São José do Seridó viabilizará a vinda de um castra móvel para atender ao município.
Neste terça-feira,8,a SESAD sediou uma reunião voltada para o planejamento do Castra Móvel e ações de bem-estar animal.
O encontro reuniu autoridades locais, representantes de ONGs e profissionais da área veterinária com o objetivo de discutir estratégias para ampliar os cuidados com os animais na cidade.
A iniciativa do Castra Móvel visa a realização de procedimentos de castração em animais de rua e de famílias de baixa renda, uma ação essencial para controlar a população animal e reduzir os casos de abandono. Além disso, o projeto também busca promover a conscientização sobre a posse responsável e cuidados veterinários.
Durante a reunião, os participantes debateram detalhes logísticos, parcerias possíveis e o cronograma de atendimento, além de destacar a importância da colaboração da comunidade local para o sucesso do programa.
O evento receberá o apoio da população visto que vê na ação uma solução para o crescente número de animais abandonados nas ruas da cidade. As autoridades locais também se mostraram comprometidas em apoiar o projeto, visando uma cidade mais saudável e com maior qualidade de vida para seus animais.
O Castra Móvel é uma medida que tem ganhado destaque em várias cidades do Brasil e tem mostrado resultados positivos no controle populacional de animais e na redução de doenças transmissíveis entre eles e para os seres humanos.
Estiveram presente na reunião Lucio Júnior, representante da empresa responsável pelos procedimentos de castração, além de Ana Clara Araújo, da SESAD; Suenis Campos e Eric Dantas, defensores e cuidadores de animais de rua; Ana Luiza, da Vigilância Sanitária; Arthur Fernandes, Agente de Endemias; e Clayton Mariano de Sá, vereador.