O município de São José do Seridó alcançou o primeiro lugar no Rio Grande do Norte em cobertura vacinal contra a influenza, segundo dados do Relatório Sintético de Doses Aplicadas no "Dia D" da Campanha Influenza 2025, divulgado em 10 de maio.
A marca foi atingida após a realização do Dia D de vacinação no último sábado (10), na Unidade Básica de Saúde Maria Fausta. De acordo com Érica Medeiros, coordenadora da ação, foram aplicadas 315 doses da vacina. O índice de aplicação registrado foi de 666,67 doses por 10 mil habitantes, colocando a cidade no topo do ranking estadual.
A campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Foram imunizados os seguintes públicos:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Idosos com 60 anos ou mais
Gestantes e puérperas
Profissionais da saúde
Professores
Pessoas com doenças crônicas ou deficiências permanentes
Forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários
Pessoas em situação de rua e privadas de liberdade
Trabalhadores dos Correios e atendentes de farmácia
"A vacinação é fundamental especialmente neste período do ano, quando há maior circulação do vírus da gripe. Reforço mais uma vez a gratidão a todos os profissionais envolvidos para que o Dia D acontecesse", declarou Érica Medeiros.
O esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) reforça o compromisso da gestão com a promoção da saúde e a prevenção de doenças no município.
Confira os cinco primeiros colocados no ranking estadual (doses aplicadas por 10 mil habitantes):
São José do Seridó
- 666,67
Severiano Melo
- 632,18
Pureza
- 621,14
Francisco Dantas
- 572,34
São Bento do Norte
- 504,23