Com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Seridó, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (FAERN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato Rural de Jardim do Seridó e a Colônia de Pescadores Z-62, pequenos produtores e agricultores familiares participaram de cursos voltados à qualificação técnica e ao aprimoramento do manejo dos seus rebanhos.
As formações aconteceram na comunidade Badaruco e totalizaram 30 horas de conteúdo prático e teórico. Foram oferecidos dois cursos: "Desenvolvimento e Pré-Abate de Aves de Corte", com carga horária de 18 horas, e "Produção e Comercialização de Ovos de Galinha Poedeira", com 12 horas de duração.
A instrutora Aline, do SENAR, conduziu os cursos e promoveu um ambiente de troca de experiências entre os participantes. Ela ressaltou a importância de levar conhecimento técnico ao campo e fortalecer a agricultura familiar:
"Iniciativas como essa são essenciais para promover o intercâmbio de experiências e ampliar o acesso ao conhecimento técnico no meio rural" , afirmou Aline, destacando também o empenho das instituições envolvidas, especialmente das secretarias municipais de Agricultura e Educação.
A agricultora Miriam Silvestre, que também é pequena criadora de animais, celebrou os novos aprendizados adquiridos:
"O melhor de tudo é adquirir novos conhecimentos e práticas que vão nos ajudar a melhorar a produção", declarou.
Já o secretário municipal de Agricultura e também produtor rural, José Ivon Dantas, conhecido como Duduca, ressaltou o impacto positivo das capacitações:
"Essas ações representam o fortalecimento da agricultura familiar e viabilizam políticas públicas que permitem ao homem do campo permanecer em sua localidade, com técnicas modernas e conhecimento essencial para a sustentabilidade do setor rural."
Com iniciativas como essa, São José do Seridó reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo capacitação, valorizando a permanência do produtor rural em seu território e impulsionando a produção local.