
Iniciativa reuniu adolescentes em uma mobilização pelo respeito, proteção e garantia dos direitos de meninas e mulheres
O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de São José do Seridó, em parceria com o NUCA de Acari, realizou uma ação de conscientização e mobilização voltada ao combate à violência contra meninas e mulheres.
A iniciativa teve como objetivo ampliar a informação, estimular o diálogo e promover momentos de reflexão entre os adolescentes sobre a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos das mulheres.
A mobilização também reforça o papel dos jovens como agentes de transformação social. Os NUCAs funcionam como espaços de participação cidadã destinados a adolescentes de 12 a 18 anos nos municípios que participam das ações relacionadas ao Selo UNICEF.
Por meio desses espaços, os adolescentes são incentivados a expressar suas opiniões, participar de discussões sobre temas relevantes para suas comunidades e desenvolver o protagonismo juvenil, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.
A ação conjunta entre os dois municípios destacou a união das juventudes em torno de uma pauta de proteção e enfrentamento à violência, fortalecendo a mensagem de que informação, diálogo e participação podem contribuir para a prevenção de situações de violência e para a promoção dos direitos.
Duas juventudes, uma só voz pelo respeito, pela proteção e pela garantia de direitos.
