Na noite desta quarta-feira (17) em mais um encontro do Grupo de Gestantes de São José do Seridó, foi realizado uma roda de conversa na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD) que girou em torno da temática do "Agosto Lilás", onde foi discutida a violência contra a mulher no prisma da enfermagem.
As gestantes, seus companheiros e equipe puderam comentar sobre os tipos de violência que existem, como é realizada a notificação perante o Ministério da Saúde e como é feito o acolhimento, orientação e encaminhamento para as redes de apoio a partir da chegada da paciente ao consultório.
O bate-papo foi ministrada pelas profissionais das Estratégias Saúde da Família (ESFs I e II), as enfermeiras Jaiane Fabíola Medeiros e Barbara Cristiane de Almeida, respectivamente.
Segundo a Titular da SESAD, a enfermeira Nara Regina Martins, ''as agressões físicas e psicológicas são as principais formas de violência, segundo estatísticas 3 a cada 5 mulheres sofrem esse tipo de violência todos os dias em seus domicílios com homens que desenvolvem relações afetivas, e a cada 7 feminicídios, 4 são praticados por pessoas que as mesmas têm ou tiveram relações de afeto. No caso da violência sexual, o estupro, são registrados mais de 12mil casos/ ano, precisamos falar sobre esse assunto, combater esse problema e denunciar o agressor. Em BRIGA DE MARIDO E MULHER SE PÕE A COLHER, SIM!'', argumentou Nara.